iPod

Ouvir música para adormecer é uma forma de conseguir ter um sono rápido e reparador. Mais do que facilitar o adormecer, a música também ajuda a memória! Se é uma das muitas pessoas adeptas em adormecer a ouvir música, é certamente uma pessoa com uma memória mais apurada graças a isso…

Um estudo coordenado pelo Dr. Jan Born da Universidade de Tubingen na Alemanha mostra que adormecer a ouvir música é benéfico para a nossa memória.

O estudo envolveu que os participantes memorizassem uma lista de palavras antes de adormecerem. Durante o sono, foram emitidos sons sincronizados e não sincronizados com a atividade cerebral.

A experiência concluiu que os participantes que ouviram sons sincronizados com a sua atividade cerebral, lembravam-se de mais palavras da lista do que aqueles que ouviram sons não sincronizados!

Sons sincronizados permitem então a estimulação direta da atividade cerebral, aumentando assim a memória imediata.

Ouvir música é bom para a memória… até para doentes de Alzheimer

A música é também um instrumento de terapia no caso de doentes de Alzheimer. Diferentes estudos e pesquisas científicas mostram que a música, sobretudo durante o período de sono, permite a estes doentes ficarem mais tranquilos, serenos e relaxados.

Como em casos não médicos, a escolha do tipo de música para adormecer neste caso é importante. Para aumentar os benefícios da música durante o sono, é essencial escolher músicas calmas e que se sincronizem facilmente com a atividade cerebral, sendo os sons de natureza os mais recomendados para este tipo de terapia.

Conclusão

Adormecer com música tem vários benefícios: permite ao corpo e à mente relaxarem mais rapidamente, adormecer mais rápido e tornar a memória mais forte. Para obter todos estes benefícios é importante que escolha a música certa!

Que tipo de música é que gosta mais ou acha mais pertinente para adormecer?

Partilhe os benefícios da música durante o sono com os seus amigos e conhecidos, e ajude outras pessoas a dormirem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here