Como afiar tesouras de forma rápida e fácil

Ponha as suas tesouras a cortar como quando eram novas evitando assim a compra de uma nova.

tesoura

As suas tesouras já não cortam como quando eram novas? Depois de muito uso é natural que isso aconteça.

Veja alguns “truques” para afiar tesouras de forma rápida e fácil em casa e sem necessidade de nenhuma ferramenta especial:

  • Com uma lixa de água: dobre uma lixa de água a meio, deixando os lados ásperos voltados para fora. Corte várias vezes essa lixa com a tesoura que pretende deixar afiada.
  • Com folha de alumínio: se não tiver lixa de água, pode também experimentar com folha de alumínio dobrada diversas vezes de forma a criar uma tira bem grossa. Depois dê vários cortes nessa tira com a tesoura que quer afiar. À medida que vai cortando, mais afiada fica a tesoura.
  • Com uma garrafa de vidro: peque numa garrafa de vidro vazia e coloque a tesoura dentro do gargalo, com uma lâmina fora e outra dentro da garrafa. Simule vários cortes no gargalo usando toda a extensão da lâmina da tesoura. Repita o processo até obter o resultado desejado.
  • Com uma chave de fenda: use o mesmo método usado com a garrafa, simulando cortes na zona metálica da chave de fendas.
  • Com uma lata de refrigerante: outra alternativa passa por usar uma lata de refrigerante vazia. Vá cortando livremente a lata com a tesoura, quantos mais cortes fizer, mais afiada ficará a tesoura.
latas de refrigerantes
Poderá afiar as suas tesouras fazendo alguns cortes numa lata de refrigerante.

Em pouco tempo a tesoura ficará como nova! 😉

Guia Poupe Mais

Por fim, teste a tesoura cortando alguns pedaços de papel ou outro material para ver se estão a cortar de maneira eficiente e sem esforço. Se ainda estiverem difíceis de usar, pode ser necessário repetir o processo até que fiquem satisfatórias.

Caso não se importe de investir dinheiro num afiador de tesouras (que normalmente também servem para afiar facas), por cerca de 5€ já consegue comprar um.

Conhece mais dicas para afiar tesouras? Partilhe-as nos comentários.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

5 Comentários

  1. E especialmente as tesouras como as da foto são as que mais depressa deixam de cortar visto que são mais finas. Obrigado pela dica!

  2. Essa é uma dica super simples. Você só precisa ter em mãos uma latinha de alumínio. Use uma luva(para não se cortar, é importante!) e vá cortando a latinha com a tesoura, logo ela estará com um excelente corte. Experimente!

  3. Não sabia que era assim tão fácil. O que faço qdo uma tesoura oxida é esfregá-la com uma cebola cortada. Fica muito boa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *