microsoft-office-alternativas

O Microsoft Office é um dos softwares mais usados no mundo, o que não é de estranhar tendo em conta que a maioria dos computadores o traz logo instalado de origem. No entanto, a má notícia é que, na maior parte das vezes essa é apenas uma versão trial, pelo que se quisermos o Office completo teremos que o pagar. E o Microsoft Office não é propriamente um software barato.

Como todos nós não conseguimos viver sem essa ferramenta, uma solução é optar por uma das várias alternativas disponíveis na internet, que são completamente gratuitas e igualmente boas e compatíveis com os mesmos ficheiros. Só não são tão usadas porque não dispõem da mesma propaganda. Por isso, descubra de seguida 6 alternativas gratuitas ao Microsoft Office.

  1. iWork

Os utilizadores de aparelhos Apple têm ao seu dispor várias alternativas ao Microsoft Office que são exclusivas para Mac. A mais comum é, provavelmente, o iWork, que disponibiliza as mesmas funcionalidade que o Office, como processador de texto ou bloco de notas, por exemplo. É compatível também com os ficheiros do Microsoft Office, disponibiliza ainda uma série de ferramentas profissionais e é compatível tanto para Mac, como para iPad e iPhone. A sua instalação é gratuita e pode ser descarregado do site oficial da Apple.

  1. OpenOffice

O OpenOffice é uma espécie de irmão gémeo do Microsoft Office, mas que não necessita de pagar para o utilizar. É 100% compatível com os ficheiros do Microsoft Office, dispõe das mesmas funcionalidade e o modo de funcionamento é extremamente semelhante. Além disso, tem ainda uma versão portable, que pode ser utilizada a partir de uma pen drive, sem necessidade de instalação no computador.

Pode descarregar o OpenOffice do seu site oficial e instala-lo de forma fácil e rápida em qualquer sistema operativo.

  1. Google Docs

Google Docs
Google Docs: a solução alternativa e gratuita da Google.

A Google tem vindo a disponibilizar vários serviços on-line, que permitem ao usuário reunir no mesmo local diferentes funcionalidade. Além disso, permite operá-las todas a partir de uma ligação na internet, não necessitando ter o software instalado no computador. Uma dessas funcionalidade é o Google Docs, um processador de texto que pode funcionar como alternativa ao do Microsoft Office. Apenas necessita de uma conta no Google e de ligação à internet. Além disso, é totalmente gratuito. O Google Docs também é compatível com os ficheiros do Microsoft Office. No entanto, tem como desvantagem o facto de não disponibilizar os outros aplicativos do Microsoft Office, como por exemplo o Powerpoint (utilizado para criar apresentações gráficas).

  1. LibreOffice

Alguém descreveu o LibreOffice como uma versão do OpenOffice nos esteroides. É que o software é bastante parecido com o OpenOffice, seja nas funcionalidade seja na aparência. No entanto, se compararmos com este último apresenta mais vantagens, uma vez que beneficia de atualizações mais constantes e regulares. Além disso, é ainda um software ligeiramente mais veloz. É totalmente gratuito, compatível com os ficheiros do Microsoft Office e muito intuitivo de utilizar.

  1. SoftMaker

O SoftMaker FreeOffice é uma excelente alternativa gratuita ao Microsoft Office, que disponibiliza ferramentas semelhantes e igualmente compatíveis. No entanto, traz um bónus que as outras opções aqui indicadas não oferecem: um editor de ebooks. Além disso, o SoftMaker FreeOffice, que está disponível para os vários sistemas operativos, também disponibiliza uma versão portable, que permite ser utilizada a partir de uma pen drive, sem necessitar de ser instalada no computador.

  1. WPS Office

WPS Office
O WPS Office é considerada uma das melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Office.

Muitos utilizadores consideram o WPS Office Free como a melhor alternativa gratuita ao Microsoft Office. O que é certo é que o WPS Office é um dos softwares mais flexíveis, rápidos e intuitivos que estão disponíveis atualmente para serem descarregados na internet.

Com um design apelativo, uma utilização fluída, compatível com os ficheiros do Microsoft Office e, principalmente, 100% gratuito, o WPS Office está disponível para todos os sistemas operativos.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here