Manual para alugar carros na sua viagem ao Brasil

Você vai viajar para o Brasil e precisa alugar um carro por lá? Não perca as nossas dicas e veja como não passar sufoco.
Chaves do Carro

Se vai viajar para o Brasil e quer ter a liberdade de ir para onde desejar, sem depender de horário de voo, ónibus, táxi e outros transportes, alugue um carro.

Essa é uma alternativa mais económica, confortável e prática e aqui vai descobrir tudo o que precisa para alugar um carro na sua viagem.

Os condutores habilitados, naturais ou brasileiros residentes em Portugal, só podem conduzir no Brasil se amparados por convenções e acordos internacionais. Além disso, é preciso que estejam em estadia regular e temporária, bem como serem maiores de 18 anos.

Porque alugar um carro no Brasil?

Não importa o destino que você vai visitar, alugar um carro no Brasil é mais vantajoso, conforme mencionado acima. Embora o país tenha ampla cobertura de ónibus tanto para deslocar dentro das cidades como para viagem interurbana, ainda assim poder fazer o seu próprio horário e roteiro é mais viável.

Sem contar que muitas cidades possuem, ma sua região, opções de turismo rural com paisagens e atividades incríveis. E para aproveitá-las, de carro fica bem mais fácil. Além disso, o preço compensa muito, principalmente se está viajando acompanhado.

Como alugar um carro no Brasil

Para alugar um carro no Brasil, siga estas orientações:

Documentos necessários

A maior parte das locadoras exige idade mínima de 21 anos e o motorista precisa ter, pelo menos, dois anos de habilitação. Entre as exigências, você precisará ter um cartão de crédito com limite, já que alguns lugares exigem um valor de bloqueio como garantia.

Além disso, o estrangeiro deve cumprir todas as exigências da legislação brasileira de trânsito, portar a carteira de habilitação estrangeira válida, juntamente com o documento de identificação, conforme informado pelo Detran/RJ.

Se a viagem ultrapassar 180 dias no Brasil, para continuar a conduzir, será preciso passar por exames de aptidão física e mental, além de avaliação psicológica para adquirir a CNH brasileira.

Como fazer a reserva do aluguer do carro

Você pode alugar um carro online nos sites das locadoras brasileiras. Para isso, basta preencher o formulário com as datas e destinos.

Dica: reserve com antecedência para pesquisar os melhores preços e não correr o risco de chegar ao destino e não ter o modelo do veículo que você deseja disponível.

Contrate o seguro automóvel

O ideal é você contratar coberturas contra colisões, furtos e roubos e terceiros, principalmente. Saiba que é possível contratar uma proteção contra a franquia, que oferece como vantagem, a isenção ou redução dos custos dessa taxa, em caso de sinistro.

Se desejar, você pode incluir coberturas adicionais, como para reposição de chaves, guincho, troca de pneus e outras. Saiba que um seguro total pode ser mais caro, porém oferece proteção contra roubo, furto, colisão, danos a terceiros e incêndio, sem cobrar pela franquia.

Estude essa possibilidade e se quiser economizar, sem abrir mão dessas vantagens, existem opções de seguros de carros mais baratos, mas isso depende do modelo que você escolher. Discuta todos esses pontos com a locadora e corte no máximo que puder para fechar o melhor negócio.

E fique atento, pois você é responsável apenas pelas infrações que cometer durante a locação, então, assim que devolver o veículo, dê baixa e registe a hora da devolução.

Cuidados antes de alugar o carro

Alguns cuidados para tomar antes de sair da locadora são:

  • Verificar a documentação do veículo;
  • Fazer uma vistoria na carroçaria, interior e acessórios do carro, bem como solicitar à locadora para fazer o mesmo e solicitar um recibo desta para evitar cobranças futuras;
  • Solicitar cadeirinha apropriada à idade das crianças que estão junto;
  • Cadastrar os motoristas que estão com você e vão dirigir o carro;
  • Contar com o plano de quilometragem livre;
  • Verificar se o veículo possui itens como pneu de reserva e ferramentas úteis para troca de pneu.

Na devolução do veículo, encha o tanque e não atrase a entrega para não gerar custos extras.

Texto da autoria de Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.