Anomalias nos contadores da EDP

Milhares de clientes das tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser lesados pela EDP devido a problemas com os contadores. Será o seu caso?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
edp

Se é cliente EDP com tarifa bi ou tri-horária, poderá estar a ser lesado na sua factura de electricidade!

A notícia é recente: cerca de 480 mil clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser prejudicados pela empresa devido a problemas com os contadores, que não funcionam com a hora e/ou datas correctas. Leia aqui a notícia completa: Desacerto nas Horas

Assista também à notícia que passou na SIC:

Foi a DECO que, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes da EDP, lançou o alerta estimando em três milhões de euros os prejuízos para os consumidores.

Eu, tal como muitos clientes com tarifas bi e tri-horárias, ao tomar conhecimento desta notícia fui imediatamente verificar a hora que consta no meu contador. Felizmente não verifiquei qualquer desfasamento entre a hora real e a hora registada no contador.

Tenho por hábito esperar pelas 22h para ligar as máquinas de lavar roupa e louça, assim como reservo alguns hábitos que envolvem um maior consumo de energia eléctrica para as horas de vazio. Se o relógio do meu contador estivesse atrasado, isso significaria que alguma da energia consumida após as 22h reais, estaria a ser facturada como fora das horas de vazio (mais cara).

VERIFIQUE O SEU CONTADOR BI OU TRI-HORÁRIO

A DECO denunciou a existência de anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, pelo que existe sempre a possibilidade de você ser um dos clientes afectados.

Como tal, recomendo que verifique de imediato a hora do seu contador e caso detecte alguma divergência, reclame.

Não tenho conhecimento sobre como verificar a hora nos vários modelos de contadores bi e tri-horários, mas posso indicar que se o seu contador for igual ao da foto ao lado (é o meu contador), poderá ver a hora simplesmente aguardando que essa informação surja no display (não é preciso carregar em nada).

COMO DENUNCIAR PROBLEMAS COM O CONTADOR DA EDP

Caso detecte uma discrepância entre a hora actual e a hora do seu contador, poderá reclamar utilizando o formulário que a DECO PROTESTE criou para esse efeito.

Com a informação por si cedida, a DECO irá interpelar directamente a EDP assim como dar conhecimento à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A EDP garante que os clientes já estão devidamente identificados e serão compensados pelas falhas “muito em breve”. Saiba mais aqui: EDP garante reembolso a 30 mil clientes com avaria nos contadores

É cliente da tarifa bi ou tri-horária da EDP? Já verificou se o seu contador é um dos afectados pela anomalia aqui noticiada?


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

15 respostas

  1. eu tinha o meu 1h e 2 minutos adiantado. estava a ser lesada tambem, reclamei junto a deco nesse mesmo formulario e menos de uma semana depois o pessoal da edp veio mudar me o contador, mas ninguem me falou em ser indemenisada nem nada do genero…

    1. a mim tmb vieram trocar o contador e quando perguntei se tinha direito a indemnização disseram-me logo que não sabiam de nada!! ladrões!!

  2. Eu tb fiz a mesma coisa e passado uns dias já tinha o relógio acertado.. tb n me disseram nda e da EDP a resposta q obtive foi “de facto na sua zona há indicações de contadores com problemas mas não sabemos se o seu foi afectado. caso seja um dos “contemplados” os valores serão acertados”.. até hoje estou á espera do respectivo acerto.. LOl

  3. a edp deve ter sido induzida a actuar em todos os contadores, pois estava um dia em casa dos meus pais e veio um técnico trocar o contador sem que tivessemos pedido, dias mais tarde recebemos uma carta com um crédito que iria ser feito na próxima factura.

  4. Por vezes existem anomalias nos contadores, é verdade, no entanto na maioria das vezes ninguém liga a isso e continuam dessa forma a ser enganados. Penso que atualmente até já existem contadores que se dizem ser mais económicos e corretos, n sei se serão melhores ou não, pois ainda não tive experiência com nenhum.

  5. Depois de reclamar no site da Deco, a EDP enviou um técnico para fazer a correcção dos 30 minutos de erro, mas poucos dias depois recebi telefonema a informar que não tinha direito a indeminização.
    Como chegaram a essa conclusão? Não me informaram.
    O contador tem 3 anos de instalação.

    1. Provavelmente estava a ser beneficiado tal como a pessoa lá em cima que tinha o contador adientado.
      Imagine o seguinte cenário:
      O seu contador estava adientado uma hora.
      Isto significa que as 21h reais já eram 22h no contador, ou seja a partir de essa hora já estava a pagar menos.
      É claro que de manhã o inverso acontecia ou seja, acabava a hora de vazio mais cedo.
      A questão é que a maioria das pessoas consome mais energia à hora de jantar quando cozinha e já precisa de iluminação do que de manhã.
      Neste caso estava a ser beneficiado e por conseguinte a EDP prejudicada logo não estaria abrangido.
      Espero ter sido útil.

      1. Esqueci-me de referir que obviamente fez mal em ter comunicado à DECO antes de pensar se estaria a ser prejudicado ou beneficiado. Desta forma provavelmente verá a sua factura subir um bocadinho.

  6. Pois eu meus amigos fiz a reclamação à EDP em junho de 2012 e mais tarde á ERSE até hoje não disseram nada, o meu contador está atrasado 1hora e isso durante nove anos, já foram ao meu estabelecimento para o substituir mas eu disse que até os ponho lá fora á chapada e ai deles que tentem brincar comigo. O que eles querem é que eu entregue a única prova que tenho, grandes MALANDROS.
    Amigos não se deixem enganar por estes malandros, amanha vou pagar uma factura de 420 euros em moedas pequeninas, pelo menos vou manifestar-me. Não deixem esta gente gozar, Chega.

  7. Olá, também comunico que os contadores da luz, não estão corretos, pois sempre que dou as contagens , dizem-me que estão erradas…o certo è que não consigo ver os valores no contador em condições, porque os números são muito pequenos e a distancia do vidro que protege o relógio dificulta a visão. Sobre as novas empresas, também não percebo nada nem ainda consegui que me atendessem o telefone…eles, EDP é que acabaram por escolher EDP Comercial…
    Só sei que nestes 2 meses o aumento da minha factura é só a subir…Obrigado e agradeço que me informem.

  8. Se o problema fosse só o dinheiro roubado… Cliquem no link no meu nome em cima, e capacitem-se que as intenções da “rede inteligente” são bem mais nefastas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.