maquina-secar-roupa

Se durante o inverno recorre frequentemente à máquina de secar roupa, deverá saber que para além do elevado consumo de energia elétrica, ainda existe o inconveniente de, após várias secagens, começar a degradar as peças de roupa.

Para minimizar esses inconvenientes o ideal seria abolir o uso da máquina de secar roupa, mas não sendo isso possível, podemos pelo menos tentar reduzir o tempo de secagem da roupa nesse eletrodoméstico. E como?

Junte à roupa húmida uma toalha de banho limpa e seca

Depois de colocar a roupa húmida no tambor da máquina, junte uma toalha de banho limpa e seca. Desta forma a toalha absorve grande parte da humidade da restante roupa. Tão simples como isso!

Experimente e verá que a sua roupa irá ficar seca muito mais rapidamente.

Use uma bola de ténis

bola-tenis

Experimente colocar uma ou mais bolas de ténis no tambor da máquina juntamente com a roupa húmida. É ainda aconselhado que as bolas de ténis sejam colocadas dentro de meias.

Aparentemente, as bolas de ténis mantêm as peças de roupa separadas otimizando a circulação do ar quente, o que por sua vez reduz o tempo necessário para secar totalmente as peças de roupa.

Junte bolas de folha de alumínio

A folha de alumínio tem inúmeras utilizações e uma delas é esta: coloque duas ou três bolas grandes de folha de alumínio no tambor da máquina de secar roupa. Para além de ajudar a secar a roupa mais rapidamente, ainda elimina a eletricidade estática das peças de roupa.


Eu não tenho máquina de secar, e sinceramente não vejo para já necessidade de a ter. No inverno, opto por estender a roupa numa divisão pequena da casa (na casa de banho de serviço) e ligar o desumidificador em modo contínuo. Para além de secar bem a roupa, ainda “ganho” água para colocar no ferro de passar a roupa.

E você, como seca a sua roupa durante o inverno?

16 COMENTÁRIOS

  1. Para quem vive numa aldeia, a utilização da máquina de secar torna-se praticamente indispensável. Mas numa emergência… Boa dica!

  2. quem me dera poder me dar ao luxo de nao a usar , nao gosto pelo consumo de energia e porque me encolhe a roupa , mas no inverno tem de ser mas essa dica e pra ser testada.

  3. Não disponho desse equipamento, nem sinto grande falta disso! No inverno a roupa demora mais um pouco a secar, mas se colocar o estendal num local bastante arejado, ou então junto á lareira qd esta estiver acesa, vai ver que a sua roupa seca rapidamente.

  4. Não tenho máquina de secar, nem acho que seja um electrodoméstico que faça mesmo falta ás familias. No inverno a roupa demora mais a secar, mas se soubermos aproveitar os dias de sol para secar a roupa, ou a colocar junto da lareira, vai ver que a seca rapidamente.

    • Já no meu ponto de vista amo a minha, morro em um apartamento pequeno que não podemos colocar varal exposto pela estética do prédio, então se colocar na sacada demora uns 3 dias para secar, e se colocar próximo da lareira as roupas ficam com cheiro de fumaça! Meu melhor investimento

  5. Para quem não está em casa durante os periodos de sol, ou não tem lareira, uma máquina de secar facilita muito, eu uso o desumidificador, não só me seca a roupa como tira a humidade da casa. No final aproveito a água destilada.

  6. Cá em casa também usamos o desumidificador com esse propósito ou até mesmo no inverno quando queremos secar algumas peça de roupa urgente. Mas não me vejo a comprar máquina de secar

  7. Aqui em casa não há máquina de secar. Ás vezes, quando chove muito e a roupa demora a enxugar dá vontade de ter, mas o consumo de energia é um pouco elevado que não me parece que compense.
    Põe-se a roupa debaixo de um telheiro, demora mais uns dias a secar, mas poupa-se na carteira.
    No entanto, para quem tem, acho uma boa dica!

  8. Pôr bolas de tenis dentro da maquina quando seca casacos tipo os de penas torna-os muito mais fofos.
    Evito usar a minha e quando a uso tento rentabilizar. Fecho porta da cozinha e ponho lá dentro os 2 outros estendais com a roupa. O calor da maquina de secar ajuda a secar tambem a dos estendais.

  9. Ola Miguel,
    Otima dica . É daquelas coisas que parecem simples mas que normalmente nao nos lembramos.
    Tambem tenho uma maquina dessas ca em casa e é mesmo verdade gasta imensa energia. Só a usamos para situações de imergencia como agora no inverno em q nao para de chover e queremos ter a roupa seca.

  10. Eu uso o desumidificador para retirar o máximo de humidade e quando ligo o aquecedor em casa, fica sempre ao pé do esticador da roupa. Assim junto o útil ao agradável.

  11. Eu tive de comprar máquina de secar porque:
    1 – um filho traz roupas a cheirar bastante a tabaco e a suor (peúgas, especialmente, pois usa-as grossas, mesmo no verão, apesar de transpirar muito; usa também pijama de inverno e lençóis de flanela agora, já em Maio… em Portugal)
    2 – esse filho, em resposta às minhas queixas, passou a colocar essas roupas na lavandaria da casa: espaço comum, deixei de puder lá ir pelo mau cheiro
    3 – eu não quis comprar máquina de lavar porque tudo indica que iria ser eu a recolher roupa seca ou ela acumular-se-ia
    4 – o quarto dele também cheira a suor e, até há cerca de um ano, a tabaco.
    5- a irmã também não é muito cuidadosa…
    6 – ao fim de 7 anos de vida em comum após o divórcio disse BASTA: comprei máquina de lavar e de secar e passarei a lavar e secar (na máquina, que remédio…) toda a roupa que encontre a precisar de lavagem: da lavandaria, do WC e do quarto!…

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.