As melhores aplicações para nómadas digitais

Conheça alguns dos mais úteis programas que os nómadas digitais devem utilizar para otimizarem os seus recursos e pouparem tempo e trabalho.

Nómada Digital

Em plena era digital, a internet provoca uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos. Com o advento dos dispostos móveis e a democratização das ligações wireless, passámos a estar conectados quase em permanência, os smartphones assumiram-se como verdadeiras extensões do corpo humano e os nossos hábitos alteraram-se por completo.

Com isso, o trabalho remoto passou a ser mais fácil e há cada vez mais pessoas a abraçarem este tipo de vida. Graças à tecnologia, agora é cada vez mais fácil trabalhar a partir de qualquer lugar, bastando para isso um dispositivo com ligação à net. Obviamente que isso tem sido facilitado com o aparecimento de várias aplicações e programas que permitem otimizar recursos e poupar tempo e trabalho. São os programas sem os quais os nómadas digitais já não conseguem passar sem e nós fizemos uma lista com 5 que não podem faltar no computador de qualquer empreendedor que se preze.

1. SodaPDF

Os PDF são os ficheiros de eleição para quem trabalha com a internet. Afinal de contas, permitem comprimir documentos sem perder qualidade e mantendo a formatação original. Assumiu-se assim, quase de forma unânime, como o formato preferencial para o envio de documentação oficial, a partilha de ficheiros de trabalho e para o envio de e-mails. E, no entanto, apresentam limitações, pois não podem ser editados nem personalizados. Pelo menos até agora. É que o SodaPDF é uma ferramenta digital que funciona de forma totalmente online, que permite juntar, separar, rodar, converter e comprimir documentos PDF, abrindo toda um novo leque de possibilidades aos nómadas digitais.

2. Zoom

O Zoom ganhou grande popularidade nos últimos anos, especialmente com a emergência higiénico-sanitária que obrigou a um maior recolhimento doméstico, enquanto aplicativo preferencial de comunicação. Este é um programa que permite fazer videochamadas individuais ou de grupo, totalmente gratuito até chamadas de 45 minutos e que disponibiliza várias ferramentas colaborativas para a partilha de trabalho em tempo real. O Zoom continua a ser uma das opções preferenciais de quem necessita de contactar pela internet, para reuniões, encontros e seminários online.

3. Dropbox

Uma das grandes conquistas da era digital foi a desmaterialização dos suportes físicos. O aparecimento dos serviços de armazenamento na nuvem garantem aos utilizadores o acesso a uma biblioteca de grandes dimensões à distância de um clique. Sem ocupar memória no dispositivo nem espaço na bagagem. Contudo, o Dropbox continua a ser a melhor ferramenta digital deste género, até porque é uma ótima solução para trabalho colaborativo. Tem várias ferramentas de partilha, para o trabalho em tempo real entre várias pessoas que não estejam juntas, e é igualmente muito fácil de usar, graças a um interface extremamente intuitivo.

4. Transferwise

Para quem trabalha remotamente e na internet, é fundamental ter um serviço de e-walltet. Atenção que não tem nada a ver com criptmoedas e outro dinheiro digital. Como o próprio nome indica, isto são aplicações digitais que permitem receber, enviar e guardar dinheiro. E o Transferwise é a mais poderosa solução nesta área. É compatível com quase todas as moedas mundiais, não necessita sequer de inserir os IBAN e os códigos SWIFT para fazer uma transferência e não cobra taxas associadas. O dinheiro fica imediatamente disponível e, por isso, cada vez mais nómadas digitais aderem a esta opção.

5. Canva

Se trabalha com a internet, então o mais provável é necessitar de criar conteúdo com alguma regularidade. E, para isso, via necessitar de um programa que permita transformar-se num designer gráfico profissional em poucos passos e minutos. O Canva é essa solução! Pode trabalhar a partir de um dos vários templates disponíveis gratuitamente, com a intuitiva tecnologia de drag and drop, criando logos, infográficos, flyers, cartões de visita ou thumbnails para as redes sociais. E tudo isso de forma simples, fácil e muito rápida.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *