Como Construir um Aquecedor a Velas

Saiba como construir um aquecedor que não consome nem gás nem eletricidade, apenas velas! Uma ideia económica para aquecer uma pequena divisão da casa.
aquecedor-a-velas-pronto

Hoje trago-lhe uma dica sugerida pelo meu amigo Pedro Araújo. O Pedro está a morar na Escócia, e talvez inspirado pelo frio que por lá se faz sentir, partiu à descoberta de uma solução económica para se manter quente.

A solução por ele encontrada é bastante criativa, de simples elaboração e que nos permite aquecer uma pequena divisão de nossa casa sem necessidade de energia elétrica ou gás: um aquecedor que funciona a velas!

Para construir o aquecedor a velas, o Pedro apenas precisou de 2 vasos, velas de cera, um parafuso comprido e algumas porcas e anilhas.

Ele optou por comprar um daqueles packs de 100 velas brancas do Ikea. Segundo o Pedro, cinco velas dessas duram-lhe umas 4 horas, o que significa que com esse pack de velas (que custa apenas 3,50€) consegue-se manter o aquecedor em funcionamento por 80 horas!!! A fotos que se seguem são todas da autoria dele.

aquecedor-a-velas

Veja o resultado final, até que ficou com um design elegante, não acha?

aquecedor-a-velas-pronto

COMO FUNCIONA ESTE AQUECEDOR ARTESANAL?

Existem imensos relatos espalhados pela internet sobre a eficácia deste aquecedor artesanal. Portanto, se construído de forma correta, qualquer um pode usufruir desta fonte de aquecimento quase gratuita!

Através de uma rápida pesquisa no Youtube por “Candle Heater”, encontrará diversos vídeos com testemunhos e instruções para a construção deste aquecedor. Veja por exemplo o seguinte vídeo:

O calor que sobe da vela é capturado e concentrado no conjunto do radiador através do núcleo de aço maciço central. Após uns 30 minutos, a superfície de cerâmica exterior irradia a energia térmica captada.

Para além de proporcionar um ambiente mais quente numa pequena divisão, proporciona ainda uma luz ambiente muito acolhedora.

Nunca é de mais alertar que estando a lidar com fogo, terá obviamente de ter alguns cuidados especiais com este aquecedor: mantê-lo fora do alcance de crianças e de animais domésticos, evitar colocá-lo perto de cortinas, etc.

O que acha desta engenhosa solução?

Obrigado Pedro pela dica! 😉

Talvez lhe interesse:

29 respostas

  1. Fiz esse aquecedor, até que aqueceu um pouco. Mas fez uma fumaceira sinistra depois de um tempo… Logo, foi meio que dinheiro jogado fora. =/

  2. PODE SE TROCAR A VELA POR UMA LAMPADA E CRIAR UM AB JUR COM FUROS FEITO POR UMA FURADEIRA EM VOLTA DO VASO DE BARRO TEREMOS LUZ DISSIPADA E CALOR EM JA TEM UM FURO NO ALTO COLOCA-SE UM BOCAL DE LAMPADA PARA BAIXO E O CALOR AQUECE RECEPIENTE COM A AGUA ANA NA PARTE IMFERIOR DE PREFERENCIA DE BARRO QUE ACEITE CHOQUE TERMICO. DA LAMPADA E DO FRIO E DE QUALQUER ACIDENTE COM RESPINGOS NESTE MOLDE SERIA UMA VASILHA QUE CRIARIA VAPOR E AQUECE PEQUENA AREA E UMIDECENDO AMBIENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.