bacalhau-a-bras

Este texto é da autoria de Filipe Araújo, veja o que ele tem para nos contar… 😉

Cada vez mais é possível fazer refeições deliciosas e nutritivas com pouco dinheiro. Basta um pouco de criatividade.

Cá em casa, o cozinheiro sou eu. O gosto em cozinhar vem do meu pai, e ao contrário de muita gente, sinto-me bem na cozinha. No entanto, deparo-me frequentemente com uma dificuldade. Um dos maiores problemas de quem cozinha diariamente é pensar em pratos diferentes, deliciosos, e ao mesmo tempo, que não sejam demasiado dispendiosos.

Um dia, em casa da minha sogra, o jantar foi Bacalhau à Brás. Na hora de nos sentarmos à mesa e desfrutarmos da refeição, todos saboreamos o prato e ninguém achou nada de suficientemente diferente para dizer alguma coisa. A verdade é que estava fantástico como sempre. Só no fim é que a minha sogra nos disse que aquele Bacalhau à Brás não tinha bacalhau. Ora bem, como amante da cozinha que sou, não saí de lá sem a receita, que ajudou a aumentar a minha lista de pratos para fazer no dia-a-dia cá em casa.

Ao ouvir a receita fiquei espantado, de tão simples que era. Basicamente faz-se tudo da mesma forma que com bacalhau, mas em vez de bacalhau junta-se alho-francês. Pois é, leu bem, alho francês. Realmente fica um prato bastante saboroso, barato, e se não disser nada, ninguém vai aperceber-se que não tem bacalhau! De seguida vou explicar como se faz esta receita.

Leia também:  Opte pelas marcas brancas e marcas próprias dos supermercados

RECEITA DE BACALHAU À BRÁS SEM BACALHAU (4 PESSOAS)

Ingredientes:

  • Duas cebolas grandes
  • Dois alhos-francês
  • 6 ovos
  • Um pacote de batata-palha (500g)
  • Coentros ou salsa (q.b.)
  • Sal (q.b.)
  • Azeite

ingredientes-alho-a-bras

Preparação:

  1. Numa frigideira grande coloque bastante azeite e as cebolas cortadas em rodelas, fazendo um refogado até a cebola ficar mole. De seguida acrescente o alho-francês cortado em rodelas finas e continue a refogar, mexendo sempre para não deixar queimar. Deite um pouco de sal, sem exagerar, já que as batatas-palha são salgadas.
  2. Quando o refogado estiver pronto, adicione as batatas palha, deite os ovos previamente batidos, e envolva tudo cuidadosamente. Deixe apenas o tempo necessário para os ovos cozerem o suficiente e desligue.
  3. Junte os coentros grosseiramente picados e a refeição está pronta a ser servida. Para quem gosta desta receita um pouco mais estaladiça, reserve alguma batata palha para acrescentar no fim. Eu costumo fazer isso, e fica ainda melhor.
  4. O bacalhau à Brás, com ou sem bacalhau, não fica perfeito sem uma salada de alface e algumas azeitonas a acompanhar.

O custo deste prato, para 4 pessoas, ronda os 5€, o que dá os 1.25€ por pessoa. Para definir este custo foram utilizados os preços atuais de ingredientes de marcas brancas.

Se é fã de bacalhau à Brás, mas quer poupar dinheiro, tem aqui uma alternativa muito saborosa e nutritiva. Experimente e diga-nos o que achou.

17 COMENTÁRIOS

  1. ok excelente ideia e hoje mais do que nunca e preciso poupar voe experimentar e se tiverem mais receitas podem mandar obrigada alexandra

  2. Este bacalhau à Brás é muito bom mesmo!!! Costumo fazer, porque vi a receita no livro “Guia para Donas de Casa Desesperadas” e poupa-se logo no bacalhau e no tempo de preparação! Muito simples de fazer e preparar e fica com um gosto único!

  3. A dica do alho francÊs 😀 Quem me mostrou primeiramente foi o meu pai, que cozinha super bem 😀 Uma boa ideia quando não se tem bacalhau é colocar atum, bem escorridinho. Ou o frango que sobra do churrasco 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here