Como fazer Bacalhau à Brás sem bacalhau!

Gosta de Bacalhau à Brás, mas prefere uma alternativa mais barata ao bacalhau? Venha aprender a fazer um delicioso Bacalhau à Brás sem bacalhau!
bacalhau-a-bras

Este texto é da autoria de Filipe Araújo, veja o que ele tem para nos contar… 😉

Cada vez mais é possível fazer refeições deliciosas e nutritivas com pouco dinheiro. Basta um pouco de criatividade.

Cá em casa, o cozinheiro sou eu. O gosto em cozinhar vem do meu pai, e ao contrário de muita gente, sinto-me bem na cozinha. No entanto, deparo-me frequentemente com uma dificuldade. Um dos maiores problemas de quem cozinha diariamente é pensar em pratos diferentes, deliciosos, e ao mesmo tempo, que não sejam demasiado dispendiosos.

Um dia, em casa da minha sogra, o jantar foi Bacalhau à Brás. Na hora de nos sentarmos à mesa e desfrutarmos da refeição, todos saboreamos o prato e ninguém achou nada de suficientemente diferente para dizer alguma coisa. A verdade é que estava fantástico como sempre. Só no fim é que a minha sogra nos disse que aquele Bacalhau à Brás não tinha bacalhau. Ora bem, como amante da cozinha que sou, não saí de lá sem a receita, que ajudou a aumentar a minha lista de pratos para fazer no dia-a-dia cá em casa.

Ao ouvir a receita fiquei espantado, de tão simples que era. Basicamente faz-se tudo da mesma forma que com bacalhau, mas em vez de bacalhau junta-se alho-francês. Pois é, leu bem, alho francês. Realmente fica um prato bastante saboroso, barato, e se não disser nada, ninguém vai aperceber-se que não tem bacalhau! De seguida vou explicar como se faz esta receita.

RECEITA DE BACALHAU À BRÁS SEM BACALHAU (4 PESSOAS)

Ingredientes:

  • Duas cebolas grandes
  • Dois alhos-francês
  • 6 ovos
  • Um pacote de batata-palha (500g)
  • Coentros ou salsa (q.b.)
  • Sal (q.b.)
  • Azeite

ingredientes-alho-a-bras

Preparação:

  1. Numa frigideira grande coloque bastante azeite e as cebolas cortadas em rodelas, fazendo um refogado até a cebola ficar mole. De seguida acrescente o alho-francês cortado em rodelas finas e continue a refogar, mexendo sempre para não deixar queimar. Deite um pouco de sal, sem exagerar, já que as batatas-palha são salgadas.
  2. Quando o refogado estiver pronto, adicione as batatas palha, deite os ovos previamente batidos, e envolva tudo cuidadosamente. Deixe apenas o tempo necessário para os ovos cozerem o suficiente e desligue.
  3. Junte os coentros grosseiramente picados e a refeição está pronta a ser servida. Para quem gosta desta receita um pouco mais estaladiça, reserve alguma batata palha para acrescentar no fim. Eu costumo fazer isso, e fica ainda melhor.
  4. O bacalhau à Brás, com ou sem bacalhau, não fica perfeito sem uma salada de alface e algumas azeitonas a acompanhar.

O custo deste prato, para 4 pessoas, ronda os 5€, o que dá os 1.25€ por pessoa. Para definir este custo foram utilizados os preços atuais de ingredientes de marcas brancas.

Se é fã de bacalhau à Brás, mas quer poupar dinheiro, tem aqui uma alternativa muito saborosa e nutritiva. Experimente e diga-nos o que achou.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

17 respostas

  1. ok excelente ideia e hoje mais do que nunca e preciso poupar voe experimentar e se tiverem mais receitas podem mandar obrigada alexandra

  2. Este bacalhau à Brás é muito bom mesmo!!! Costumo fazer, porque vi a receita no livro “Guia para Donas de Casa Desesperadas” e poupa-se logo no bacalhau e no tempo de preparação! Muito simples de fazer e preparar e fica com um gosto único!

  3. A dica do alho francÊs 😀 Quem me mostrou primeiramente foi o meu pai, que cozinha super bem 😀 Uma boa ideia quando não se tem bacalhau é colocar atum, bem escorridinho. Ou o frango que sobra do churrasco 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.