Cães e Gatos: como cuidar e poupar em tempos de crise

Conheça 4 sugestões de especialistas para cuidar dos seus cães e gatos em tempos de crise.

Cão e gato

É possível cuidar bem dos cães e gatos em tempos de crise com 4 sugestões de vários especialistas. Verifique por si o quanto poderá poupar no final do mês e do ano!

São muitos os benefícios que os animais de estimação trazem a cada um individualmente e a toda a família. No entanto, ter cães ou gatos significa também ter obrigações e despesas.

Apesar da maioria dos custos serem pontuais, como as visitas ao veterinário e a desparasitação, existem custos mensais recorrentes, como alimentação e os banhos e as tosquias. Fazendo bem as contas, no final do ano, uma fatia bem jeitosa do orçamento familiar está relacionada com os cuidados prestados aos pets.

Neste artigo vamos ajudá-lo a aliviar as despesas do orçamento com dicas para poupar sem deixar de cuidar da melhor forma do seu amiguinho. Por isso, apresentamos de seguida 4 ações que vão ajudar muito a dar tudo o que o seu pet precisa, por um custo mais baixo.

1. Poupar no veterinário

Ações preventivas vão ajudá-lo a ir ao veterinário apenas quando é mesmo necessário, ou seja, uma a duas vezes por ano (no máximo) por causa de vacinas e controlo de peso. Essas ações preventivas são:

  • Escolher uma boa ração para cães ou gatos, que contenha todos os nutrientes necessários em cada etapa da vida do seu animal;
  • Incentivar o cão ou o gato a fazer atividades para desgastar calorias e energia: passear ou entretê-los com atividades que eles gostem, como um jogo ou um brinquedo;
  • Pesquisar sobre os problemas mais comuns no seu cão ou gato e tomar medidas para ajudar a contornar essas possíveis doenças. Por exemplo: alguns gatos têm que ser motivados a beber água porque bebem muito pouca e isso pode desenvolver a Síndrome Urológica Felina;
  • Preparar a casa para que o seu animal de estimação não venha a ter um acidente grave e idas desnecessárias ao veterinário;
  • Procurar os centros veterinários mais acessíveis que prestem um bom serviço;
  • Conhecer alguns seguros de saúde que possam ser de ajuda caso tenha um cão ou gato propenso a problemas de saúde (algumas raças são mais propensas do que outras);
  • Escolher bem o tipo de cão ou gato que pretende cuidar para não ter depois surpresas.

2. Poupar na hora dos banhos e tosquias

A opção mais económica é dar banho e cuidar das unhas e do pelo em casa. Se decidir investir nesta opção, é importante realizar os procedimentos de forma correta e não comprometer a saúde do seu animal. Procure informar-se com pessoas experientes sobre como pode dar banho, aparar as unhas e cuidar bem do pelo, sem magoar o seu amiguinho.

Se não se sentir seguro para executar as tarefas de grooming em casa, existem lojas de animais que têm programas de fidelização para clientes frequentes, o que permite obter descontos ou bónus. Na hora de escolher uma pet shop, procura uma que faça um serviço de qualidade para que o seu amiguinho fique bem limpo e escovado e o próximo banho e tosquia possam ser feitos mais espaçadamente (dependendo, como é claro, da raça e do pelo do cão).

Quer escolha efetuar o grooming em casa ou numa pet shop, é importante, após o banho, usar toalhitas de limpeza próprias para manter o cão e o gato limpos e asseados por mais tempo (basta usar uma vez por semana). 

3. Poupar nos brinquedos e acessórios

Há objetos indispensáveis quando falamos de cães e gatos. Mas não se desespere: pode poupar na hora de adquirir brinquedos e acessórios.

  • Faça os brinquedos em casa em vez de os comprar. Pode fazer, por exemplo, uma trança de toalha ou um rato de tecido ou cordel. Uma chamada de atenção: certifique-se de não utilizar peças pequenas ou outros artigos que possam ser potencialmente asfixiantes, e supervisione sempre os seus amigos enquanto brincam com estes brinquedos feitos à mão. Uma boa opção é comprar brinquedos para cães que sejam de qualidade para durar um pouco mais de tempo e assim pode lavá-los e voltar a utilizar algumas vezes.
  • Escolha vestuários e acessórios acessíveis e compre apenas o necessário. Hoje existem muitas opções de vestuário para animais de estimação. A maioria dos cães e gatos, no entanto, não precisam de acessórios caros. Compre apenas o vestuário necessário, uma coleira bem feita, uma etiqueta de identificação e uma trela confortável. Existem Pet shop com descontos muito bons em produtos de qualidade.
  • Faça os arranhadores em casa. Um poste novo ou usado ou até um tronco de árvore enrolado em corda de sisal será excelente para o seu gato. Basta apenas criar um arranhador suficientemente estável para não cair por cima do gato e suficientemente alto.

4. Poupar na ração

A ração para cães ou gatos, como mencionado antes, deve conter todos os nutrientes necessários para cada etapa da vida dos animais de estimação. Poderá poupar se:

  • Compra a granel. Muitas vezes, embalagens de comida para gatos ou ração para cães maiores, são vendidas com mais desconto.
  • Comprar em conjunto com a família ou amigos. Sempre soube que partilhar e dividir as coisas era bom para a sua saúde mental, mas também é bom para a carteira. Façam encomendas juntos e dividam as despesas da deslocação ou dos portes.
  • Procure cupões, descontos exclusivos e programas de fidelização nos websites. Há pet shops especializadas que vendem ração super premium com descontos fantásticos em marcas específicas ou que possuem programas de pontos em que uma embalagem é gratuita.

Na loja online Telecão encontrará tudo o que precisa para poupar em tempos de crise no que toca aos cuidados com cães e gatos.  Esta Petshop online com pagamentos seguros, descontos fantásticos e programas de fidelização possui stock nacional para envio imediato (salvo rutura de stock).


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *