Já comprou algo apenas para impressionar os outros!
Há quem viva de aparências! Há quem gaste fortunas só para impressionar! E no fim… não se sentem satisfeitos!
Ter o telemóvel da moda, um automóvel de alta cilindrada, o computador mais rápido e roupa das melhores marcas… para quê?
Em breve o telemóvel está obsoleto, o automóvel está ultrapassado, o computador desatualizado e a roupa fora de moda! Ok, talvez tenha dramatizado um pouco… 😀
Pode não ser o seu caso, mas certamente conhece pessoas que fazem questão não só de ter como de mostrar que têm. Gastam imenso dinheiro com o principal propósito de impressionar!
Poupar não tem de ser um sacrifício, e não acredito que se deva descartar o que gostamos com a justificação de que tem de poupar dinheiro, apenas sugiro que pense no motivo que o faz desejar determinado objeto… Se o motivo mais forte é o de simplesmente querer se exibir e mostrar que tem o melhor dos melhores, então algo está errado!
Por vezes é o próprio círculo de amigos em que nos inserimos que promove uma espécie de competição e se foca no que cada um tem ou deixa de ter! Nesses casos a solução talvez seja rever as suas amizades. Pois para mim esse tipo de pessoas “eu como chocolate e tu comes broa” deveriam ser alvo de um estudo…
Reflita sobre este assunto, talvez de uma forma mais ou menos consciente, já tenha gasto fortunas apenas pelas aparências. Comprar para impressionar os outros não satisfaz as nossas necessidades psicológicas, muito pelo contrário.
Citando o ator e comediante norte-americano Will Rogers: “Too many people spend money they haven’t earned, to buy things they don’t want, to impress people they don’t like.” Nem mais! 😉
A propósito de viver de aparências, recomendo-lhe a leitura do artigo Inveja no Facebook.
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Sou da opinião que as pessoas devem responsabilizar-se pelas suas escolhas. Como tal, não me aflige muito que haja quem estoure o salário ou poupanças em merdas fúteis. O que me mete confusão é pedirem dinheiro emprestado para esse efeito ou pagarem por vezes mais do dobro do valor que aquilo custaria se não tivessem recorrido a um empréstimo. Agora: se comem sandes para ter umas sapatilhas novas por mês…cada um sabe de si…são prioridades diferentes das minhas… temos de respeitar o modo de vida de cada um.
Concordo, estamos em crise mas vai-se a ver e as filas para comprar os gadgets de última geração(iPhone e assim) estão cheias. Até dormem ao relento se for preciso lol