Os conselhos da Mónica

Siga os conselhos de Mónica Carvalhido. A sua missão é promover a educação financeira das famílias portuguesas.

Carteira com dinheiro

Conheci o site Poupa e Ganha há uns tempos atrás e, desde o primeiro momento, encantei-me pelos conteúdos. Acredito que esta seja a nossa primeira afinidade.

Como quem não quer nada, percebemos que todos nós, sem exceção, podemos poupar mais do que o que fazemos – isto no caso de já o fazermos…

Na minha atividade profissional deparo-me muitas vezes com pessoas cujo potencial de aforro é baixo ou inexistente. A maior parte de nós fica desmotivado com a perspetiva de poupar aquilo que considera uma quantia insignificante por mês e, talvez por isso, quando menos dá por ela já gastou mais do que o suposto…

SERÁ QUE SABEMOS O VALOR DO DINHEIRO? CULTURALMENTE, ENQUANTO SOCIEDADE, ESTAMOS PREPARADOS PARA PENSAR NISSO?

Todos os dias, por um motivo ou por outro, damos connosco a falar sobre crise, com medo do dia de amanhã, com medo de deixar o nosso dinheiro nos bancos, medo de perdermos os nossos empregos, de não termos como sustentar a nossa casa e dar um futuro promissor aos nossos filhos. Lemos jornais, vemos televisão e rezamos para que as telenovelas comecem num instante… podemos até não gostar do estilo, mas pelo menos descontraímos do tema da atualidade. Este é um sentimento comum à maior parte de nós.

Estamos em crise financeira, em crise de valores, em crise de crenças. Enfim, vivemos tempos de crise… ou talvez não…

JÁ REPARARAM COMO É DIFÍCIL ENCONTRAR LUGAR NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DOS SHOPPINGS?!

Para a maior parte de nós, o dinheiro está, como o chocolate está para aqueles que fazem dieta de emagrecimento, não resistimos a comer só um quadradinho. Depois, como pensamos que já fizemos asneira, agimos sob a premissa “perdido por cem, perdido por mil”! E quantos quilos “se engordam” nos shoppings ao fim de semana?!

Já repararam como é difícil encontrar lugar no parque de estacionamento?!
Alguns de vocês podem responder-me “ahh, mas é só para ver, a maior parte não compra nada”.. excelente programa então… vamos cobiçar o que não podemos.

Talvez para numa primeira fase ficarmos frustrados e, numa segunda fase, como que em gesto de revolta para com as “mordaças que nos prendem”, entrarmos nas lojas passarmos o cartão de crédito e …. pronto, já foi!

O DESAFIO…

Com a minha participação no Poupa e Ganha, eu e o Miguel, pretendemos dar-vos ferramentas para estimular a educação financeira familiar (miúdos e graúdos).

Convido-vos para um desafio em conjunto, um exercício já muito conhecido, porém pilar fundamental quando se fala em finanças pessoais. Em vésperas de fim de mês (com direito a subsídio de natal), vamos criar uma folha de excel ou abrir um bloco de notas, ao ficheiro chamaremos “Contabilidade mês de Dezembro”.

Coragem, vamos lá!

  • Na primeira coluna escrevemos a receita familiar (ordenados + subsídios de natal) e fazemos o somatório;
  • Nas 2 colunas seguintes enumeramos as despesas fixas – o valor em euros e à frente a designação de cada uma (renda de casa/empréstimo, condomínio, seguros, …) – não esquecer o somatório no final;
  • Nas colunas seguintes anotamos as despesas mensais mas de valor variável (combustível, supermercado, telemóvel, água, gás, luz, tabaco, …) e no final somamos a totalidade;
  • Finalmente, subtraímos à receita todas as despesas (fixas e variáveis).

Têm a certeza que não falta nada? Todas as despesas estão mencionadas?

Analisem bem o valor que obtiveram, quanto pensam gastar daí com as prendas de natal? Quanto pensam conseguir poupar?

Participem neste artigo, ajudem-nos a ajudar, deixem os vossos comentários.

E não esqueçam, como diziam os nossos avós, no poupar é que está o ganho! 😉

Os conselhos da Mónica
Os conselhos da Mónica


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

9 Comentários

  1. Excelente artigo. Certamente que foi uma mais valia fechar uma espécie de parceria com a Mónica.

    Parabéns ao Miguel pela contratação e Parabéns para a Mónica pelo excelente artigo. Vou ver se elaboro a folha de Excel em Dezembro.

    1. Olá Ridfick, obrigada pelo elogio! Espero que tenhas mantido o entusiasmo e elaborado a folha em excel 🙂 Vá lá, só demora alguns minutos e depois, com ligeiras alterações, tens a tua “contabilidade” feita para todos os meses!!!!

      1. Neste momento não sou eu o responsável pelas contas da Casa….:D

        Mesmo assim tenho uma folha de Excel onde controlo tudo o que entra e tudo o que sai da minha bolsa. (Apenas relativo a dinheiros movimentados na Internet)

        Como tem muitas fórmulas escritas por mim está totalmente personalizada e contêm animações… 😀

  2. Gostei muito das dicas da Mónica, e concordo com todas elas. É incrível como toda a gente se queixa e depois é vê-las a passear no shopping.

    1. Oi Poupadinha, é mesmo isso… As pessoas queixam-se porque ouvem outras a queixar-se, mas muitas ainda não pararam para ver como podem melhorar! E quanto à tua folha excel? Nada de preguiça! 🙂 Obrigada pelo teu comentário.

  3. Eu concordo com a Poupadinha, mas acrescento mais uma coisa que na minha opinião é a situação actual. Todos sabemos que existem pessoas a viver mal no nosso pais, e contra isso tem-se combatido…

    Agora também há aquelas que dize que vivem mal e que às 10 da manhã estão na Pastelaria a tomar o pequeno almoço, almoço é feito em restaurantes da zona, lanchar estão outra vez na Pastelaria e por ai fora….

    Conclui-se e ouve-se muitas vezes dizer que “A crise não existe na realidade, existe apenas nas nossas cabeças para possuirmos algo com que nos queixar”

    Se existisse crise à séria os Shoppings como são referidos e bem, não estariam cheios….e não me digam que foi só para ir ver, porque na maioria das pessoas que dizem isso acabam por comprar algo, ou então voltam lá noutro dia para o fazer.

    Este é o meu ponto de vista e aceito discordâncias como é normal…

    Mais uma vez Parabéns a ambos.

  4. excelente post e excelente parceria esta vossa!

    acho q está tudodito, a mim custa-me muito perceber as pessoas que dizem que a culpa é da crise, mas que na verdade não sabem é gerir os seus vencimentos, ou melhor, gastam mais do que deveriam. (nao estou a falr obviamente das familias que ganham o ordenado minimo).

    planear e perceber para onde vai o dinheiro é o primeiro passo para começar a poupar (no sentido de chegar ao fim do mês, com as contas pagas e com uma qualidade de vida aceitável).

    1. Oi Tostão, obrigada pelas tuas palavras! Efectivamente uma boa parte desta crise é um excelente “produto de marketing”, que vende e seduz todos aqueles que preferem não pensar muito no assunto e continuar no efeito “bola de neve”. O objectivo de planear a nossa contabilidade é exactamente o que dizes: chegar ao fim do mês com as contas pagas e com uma qualidade de vida aceitável.

  5. O meu pai sempre me disse “O dinheiro é de quem é poupa, não é de quem o ganha” e é bem verdade!!
    Se não nos habituamos em poupar nunca vamos ter dinheiro nenhum, porque quanto mais se ganha mais se gasta e depois surgem os problemas. Devemos nos habituar desde cedo a fazer esse tipo de planificação para evitar dissabores e conseguir fazer um pé de meia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *