Conselhos para poupar nas compras de Natal

Confira alguns conselhos para poupar nas compras de presentes de Natal e perceba porque deve começar já hoje a tratar disso.

Presentes de Natal

Acha que é cedo para falar de compras de Natal? Considerando que alguns estabelecimentos já começaram a tratar das decorações e algumas ruas a serem iluminadas, faz todo o sentido partilhar já algumas dicas para poupar nas prendas de Natal

Confira os nossos conselhos mais abaixo e perceba, então, porque deve começar já hoje a tratar dos presentes e, assim, conseguir poupar.

1. Aproveite as ofertas da Black Friday

Embora tenha começado por ser uma celebração norte-americana, que coincide com o fim da celebração do Dia de Ação de Graças no país, a Black Friday foi adotada por todas as marcas e é, nos dias de hoje, assinalada também em Portugal.

Para o consumidor, isso representa a possibilidade de adquirir vários produtos com os mais variados – e generosos – descontos. Por isso, este ano não espere até à última para comprar os seus presentes de Natal e aproveite esta época para fazer as suas compras.

2. Defina um orçamento previamente

Quanto está disposto(a) a gastar em presentes este ano? Aqui não há uma resposta certa, nem errada, já que depende do orçamento de cada um!

Assim sendo, para evitar aquele sentimento natalício tão indesejado do “ups, já gastei demais”, defina logo quanto dinheiro quer gastar neste Natal. E, muito importante, respeite o orçamento, fazendo compras de forma controlada e organizada – perceba melhor como no ponto seguinte.

3. Faça uma lista de prendas de Natal

Antecipadamente, comece a preparar a lista de presentes de Natal. Aproveite, agora, que tem tempo para investigar os vários produtos, analisando e comparando preços. Se não sabe o que oferecer, use este tempo para tentar descobrir o que a pessoa em questão gostaria de ter.

Deste modo, na hora de fazer compras evitará os impulsos ou a ter de pagar mais, porque o produto que tanto queria oferecer já esgotou, obrigando-lhe a optar por uma marca mais cara, por exemplo.

4. Dê presentes em conjunto

Outra dica de poupança é juntar-se a outros familiares e amigos na hora de oferecer um presente. Acredite: vale muito mais a pena dar um bom presente – e útil – do que receber várias coisinhas sem interesse. 

Esta estratégia vai-lhe permitir poupar significativamente, já que os custos acabaram sendo divididos por todos.

5. A melhor prenda não é a mais cara

É comum, quando presenteamos alguém, querermos, de alguma forma, impressionar e, para isso, achamos que o caminho passa por comprar o que é mais caro. Não corra nesse erro!

O mais caro está longe de ser o melhor. Mais uma vez, sugerimos-lhe focar-se em prendas úteis e que vão ao encontro dos desejos de quem as vai receber.

6. Presentes de Natal DIY

E o que lhe parece, poupar nas compras de Natal, usando os seus dotes de trabalhos manuais? Opte por prendas de Natal mais simbólicas e dê-lhe um toque mais personalizado. Eis algumas sugestões:

  • Criar uma moldura ou um expositor para fotografias
  • Oferecer um desenho feito pelos seus filhos
  • Fazer óleos naturais domésticos para oferecer
  • Preparar as suas próprias velas
  • Decorar vasos para plantas
  • Bordar uma toalha
  • Cozinhar biscoitos ou outros doces de Natal
  • Etc.

O que lhe parecem estes conselhos para poupar nas compras de Natal? Comece hoje mesmo a preparar-se e a poupar!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *