contas

Viva!!! Mais um ano repleto de despesas e claro, proveitos! 😛

Algo que é muito interessante e útil fazer no inicio de cada ano, é um prognóstico financeiro. Ou seja, faça uma previsão de quanto vai gastar e ganhar.

O Excel é uma excelente ferramenta para controlar as suas despesas mensais e não requer muitos conhecimentos para o fazer.

Sugiro que anote numa tabela todas as despesas e receitas que prevê para cada mês do ano e deixe nessa tabela um espaço para anotar no final de cada mês o valor que realmente ganhou ou gastou.

É uma forma muito simples mas eficaz de gerir o seu dinheiro.

Para facilitar a criação da sua tabela de controlo de despesas personalizada, disponibilizo aqui no blog um ficheiro criado em Excel: Orçamento Anual

Adapte os dados lá contidos consoante as suas necessidades. Algo que provavelmente terá de alterar na tabela são as categorias de despesas e de proveitos.

Nesse mesmo ficheiro, estão incluídos três gráficos para facilitar a análise dos dados.

Comece já a preencher essa tabela com as suas previsões e não se esqueça de a atualizar mensalmente com os valores reais.

Mais importante do que preencher a tabela, é analisá-la com alguma frequência. Verifique se está a exceder-se em relação ao que previa, se os seus proveitos são suficientes para cobrir os seus gastos, o que deverá corrigir, etc.

Leia também:  Como Poupar Dinheiro a Viver Sozinho

Só me resta desejar que tenha um ano cheio de proveitos, com o mínimo de despesas e principalmente com muita alegria! 😉

4 COMENTÁRIOS

  1. não consigo entrar no site da calculadora dias felizes. Eu ja tenho, entretanto um amigo pediu-me ja tentamos e não consigo,diz págia indisponivel.
    Alguem me pode ajudar?
    Orbigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here