7 passos para criar uma loja online com a Hubside
Saiba como criar uma loja online atraente e como impulsionar as vendas de forma segura.
A nova normalidade provocou uma viragem de 180 graus nos hábitos de consumo dos portugueses, impulsionando o comércio eletrónico de uma forma nunca antes vista. Agora mais do que nunca, os consumidores optam por fazer as suas compras através de lojas online e, para as empresas e freelancers que pretendem dar o salto para o mundo digital, é essencial conhecer as preferências dos seus potenciais compradores e as chaves para ter uma loja online atraente.
Segundo o estudo “Barómetro Vida Digital dos Portugueses”, realizado no início do ano pela Boutique Research para a Hubside, o contexto de pandemia acentuou a adesão dos portugueses às compras online: 88% dos inquiridos afirmam recorrer ao comércio eletrónico para as suas compras, e 66% responde que compra mais online que antes da pandemia. O estudo indica que 30% dos portugueses faz compras online pelo menos uma vez por semana, utilizando o smartphone (54%) e o computador (58%) para o efeito.
Com estes dados em mente, e antecipando o Dia de Compras na Web que se assinala a 29 de Outubro, a Hubside, a plataforma que alimenta paixões, através da criação de websites e serviços de comércio eletrónico, partilha algumas das chaves a ter em conta para criar uma loja online com garantias, que atraia os consumidores e impulsione as vendas online de forma segura.
Conteúdo
1. Página inicial
A homepage é a montra e o cartão de visita de uma loja online e, essencial para chamar a atenção e reter potenciais clientes. A primeira impressão é a mais forte e por isso esta página deve mostrar, num só olhar, o conteúdo mais relevantes do website, bem como os produtos ou serviços disponíveis na mesma. Outro aspeto importante é incluir o logótipo e o slogan/tagline da marca, para assegurar um bom primeiro impacto no potencial cliente. Não há impressão como a primeira!
2. Categorias e catálogo
Uma vez captada a atenção do visitante, é essencial oferecer-lhes um “catálogo virtual” intuitivo através do qual possam aceder a todos os produtos e serviços da loja online de forma simples e clara. Elaborar e organizar as categorias de uma forma correta e simples oferecerá uma melhor experiência ao visitante, uma vez que este poderá aceder rapidamente ao que mais lhe interessa.
3. Motor de busca
A inclusão de uma barra de pesquisa onde o visitante pode introduzir palavras-chave é essencial para oferecer ao utilizador a possibilidade de acesso directo ao produto ou serviço em que está interessado. Isto evita que os visitantes percam tempo a navegar pelo website ou não encontrem o artigo em que estão interessados e abandonem a página.
4. Informação detalhada sobre produtos ou serviços
O e-shopping é uma toda uma experiência. E queremos que seja o mais real possível. Quando um utilizador vai fazer uma compra, é comum que procure todo o tipo de detalhes para ter a certeza de que se trata de um item que vai realmente satisfazer as suas necessidades. Oferecer toda a informação sobre o produto ou serviço na mesma página, assim como as diferentes variáveis que pode incorporar (cor, tamanho, material, acessórios) permitirá ao potencial comprador resolver as suas dúvidas num instante, sem ter de ir a outras páginas web, o que aumentará as possibilidades de compra.
5. Reviews
Para além de obter informações sobre todas as especificações dos produtos ou serviços, um aspeto que influencia significativamente as compras online é a possibilidade de ver análises de outros compradores. Inclua-as de forma visível no seu e-commerce.
6. Processo de compra
Uma vez concluído o processo de decisão de compra, é essencial oferecer ao utilizador uma experiência de compra simples, segura e satisfatória. De outra forma, o risco de deixar o carrinho abandonado é grande. Para tal, é importante indicar, desde o início, todos os custos envolvidos na compra do produto, incluindo os custos de envio, para evitar que o comprador seja surpreendido no último momento e interrompa o processo de compra. Além disso, a garantia de opções de compra seguras, tais como a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou com o gateway de pagamento PayPal, reforça a confiança do cliente no comércio eletrónico.
7. Acompanhamento de encomendas e serviço ao cliente
A compra online nem sempre gera total confiança nos compradores, a menos que lhes sejam garantidos serviços adicionais para os acompanhar no processo de aquisição de produtos e serviços. Fornecer um número de encomenda para que o utilizador possa seguir o seu pacote é uma opção ideal para aumentar a sua confiança, bem como oferecer canais de atendimento ao cliente personalizados no caso de haver algum incidente ou se desejarem fazer uma devolução.
Com a “E-shop”, a funcionalidade de criação de comércio eletrónico da Hubside, é possível criar uma loja online em apenas alguns minutos, sem a necessidade de conhecimentos técnicos de uma forma simples e intuitiva. Além disso, a Hubside permite que os pagamentos sejam feitos através de cartões bancários ou com o gateway de pagamento PayPal, de uma forma completamente segura.
A Hubside oferece às PMEs, freelancers, empresários ou indivíduos diferentes templates para escolher o que melhor se adapta às características do seu negócio, tais como “Florista”, para um negócio de entrega de flores ao domicílio; ou “Personal Trainer”, o que lhe permite oferecer packs com treinos personalizados. “Oculista” ou “Loja de Brinquedos” são também duas opções ideais para as empresas que têm uma loja física e querem oferecer os seus produtos no ambiente digital.
Sobre a Hubside
Hubside é um serviço de criação de páginas web que oferece ao utilizador, com ou sem experiência, um espaço online para desfrutar e partilhar as suas paixões, os seus projetos ou eventos, com a sua tribo ou comunidade. A empresa, com sede em Paris, França, mas com vocação internacional, está presente em Espanha Bélgica, Itália, Suíça e Portugal.
Na Europa, prevê fechar 2021 um volume de negócios de €1,100M. Globalmente, conta com uma equipa de cerca de 2400 colaboradores na Europa e uma grande rede de distribuidores associados.
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