9 conselhos para melhorar a sua capacidade de negociação
Conheça algumas sugestões para o ajudar a dominar a arte da negociação.
A arte da negociação é uma das competências mais úteis que se pode ter tanto vida pessoal como profissional.
A gestão de uma crise com um cliente, a implementação de um plano de negócios, o recrutamento de um executivo, a compra de materiais, as vendas, a redução de custos na empresa, e até mesmo as relações com os concorrentes “requerem” negociações. Algumas pessoas negoceiam com uma naturalidade quase inata, outras podem sempre aprender a dominar essa arte através das dicas de quem já o faz!
Conteúdo
Deixe os outros falarem
Um dos pontos-chave para fechar um negócio, é passar a sua agenda para segundo plano e dar tempo de antena à outra pessoa para saber o que ela tem para oferecer.
A maioria das pessoas gosta de falar sobre si próprias. Ao dar essa oportunidade para a pessoa se expressar, obterá mais informação e conhecerá melhor as suas intenções.
Além disso, ouvir a outra pessoa dá-lhe uma vantagem comparativa que o pode levar a um acordo mais justo e benéfico para ambos. E claro, ao ouvir com interesse o que a outra pessoa tem para dizer, poderá aprender algo novo.
Esteja preparado para se comprometer
Um fator muito importante numa negociação é conhecer bem a outra parte mesa e o que pretende para chegar a um acordo. Isto significa que é necessário ouvir as necessidades e exigências do negociador e estar disposto a fazer cedências em alguns pontos.
Tenha uma estratégia
Em primeiro lugar, é necessário ser claro sobre o que se quer, caso contrário, nunca o conseguirá. Em segundo lugar, esteja preparado para desistir de algo que não lhe pareça importante a favor de outra solicitação.
Antes da reunião, ensaie com perguntas e respostas para saber quando ceder e quando dar um passo em frente com as suas exigências. Não seja intransigente e faça perguntas que gerem discussão. Por exemplo, em vez de dizer “não posso fazer isso”, diga “como posso fazer isso”. E, claro, prepare de antemão as perguntas que o levarão ao resultado desejado.
Faça com que todos se sintam vencedores
Comece uma negociação construindo uma relação com a sua contraparte, começando por discutir assuntos do interesse de ambos.
Coloque uma questão e depois mantenha-se em silêncio a ouvir atentamente a outra pessoa. Se prestar atenção, com certeza encontrará algo que o ajudará a alcançar o seu objetivo.
Enquadrar a negociação em torno de interesses mútuos em vez de apenas os seus próprios interesses ajuda ambas as partes a sentirem-se bem com o processo. E se mostrar respeito, é provável que o outro lado retribua.
Nunca encoste a outra pessoa a um canto! Lembre-se que numa negociação bem sucedida, todos saem vencedores (a famosa filosofia win-win).
Ajuste o seu tom de voz
A negociação não é uma competição. O objetivo não é que seja vencedor e outro vencido, mas sim que ambos saiam a ganhar. O que significa que em circunstância alguma deverá elevar o seu tom de voz, e muito menos, utilizar linguagem inadequada.
A negociação é baseada na verdade e na confiança. Caso contrário, mesmo que se faça um acordo, este pode desmoronar-se posteriormente.
Envolva-se com a linguagem corporal
Sabia que a forma como se senta na cadeira enquanto mantém o diálogo, pode demonstrar mais ou menos desinteresse para com os participantes da negociação?
Da próxima vez que estiver presente numa negociação, evite inclinar-se para trás na sua cadeira, já que essa postura cria uma distância natural com o seu interlocutor.
Comunique mais abertamente e mostre um maior interesse, sentando-se na borda da cadeira, pousando os cotovelos sobre a mesa e aproximando-se da pessoa com quem negoceia.
Feche negócio rapidamente
Seja honesto e direto. Não divulgue toda a informação de que dispõe, mas se lhe for colocada uma pergunta, responda diretamente. Quando precisar de discutir algo negativo, faça-o sem rodeios.
Aproveite o tempo de que dispõe para fechar um negócio rapidamente. Horários apertados podem aproximar ambas as partes e, como tal, levar a melhores acordos.
Não siga as regras
Embora existam vários conceitos que se ajustam às circunstâncias da negociação, não parece haver uma fórmula garantida que sirva o nosso objetivo e, além disso, nem todas as abordagens se ajustam a todos. Por esse motivo, toda e qualquer recomendação nesta área deverá ser vista como um guia e não uma regra a ser seguida “cegamente” com vista ao sucesso da negociação.
Estude a arte da negociação
Os melhores negociadores são conhecidos pela sua capacidade de “ler” o seu interlocutor e de estarem sempre um passo à frente nas negociações.
Um bom negociador provavelmente já leu os mesmos livros que o outro negociador leu, conhecem as mesmas “regras” e recomendações. É provável que sejam capazes de reconhecer o padrão comercial utilizado pelos seus adversários e, dessa forma, conseguirão descodificar toda a sua estratégia. Por outro lado, se alguém não tiver lido os tais livros nem conhecer as recomendações mais básicas, não poderá interpretar os outros. Chegando à mesa de negociações, terá então uma grande fraqueza: o analfabetismo negocial.
A negociação caracteriza todas as formas de relações humanas e é um meio útil para as melhorar e desenvolver, quando conduzida corretamente e com respeito por todas as partes envolvidas. Pode, inclusive, se basear nestas técnicas para, por exemplo, negociar o seu salário.
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Para melhorar a negociação nada melhor que fazer PNL e rapport com o cliente,
Eu como director da imobiliária csimoveis.pt ensino a fazer este tipo de negociação.