Evite sites maliciosos: descubra o que encobre um link encurtado

Saiba como descobrir o endereço original de um short link antes de lhe clicar e evite cair em sites maliciosos e esquemas de phishing.

Internet

Hoje, vamos falar de um tema bastante importante: como evitar sites maliciosos e descobrir o que se esconde por trás daqueles links encurtados que aparecem nas redes sociais, e-mails, SMS, mensagens do WhatsApp, etc.

O que são links encurtados?

Os links encurtados, como o próprio nome indica, são endereços de internet reduzidos para facilitar a partilha e o encaixe nos limites de caracteres de algumas plataformas, como o Twitter. Mas, como tudo na vida, nem sempre é só flores. Às vezes, por trás de um link encurtado pode estar um site malicioso à espera de uma vítima distraída.

Existem vários encurtadores de links, sendo dois bons exemplos o TinyURL e o Bitly. Mas existe uma desvantagem para quem se depara com um desses links encurtados: não saber para onde o vai realmente remeter antes de lhes clicar! Ou seja, eles são convenientes, mas também podem esconder perigos. 🙁

O lado obscuro dos links encurtados

O problema aqui é que existem pessoas mal-intencionadas que utilizam os encurtadores de URL para mascarar links que o levam a páginas com publicidade não solicitada (SPAM) e pior ainda, a páginas com malware, vírus, cavalos de troia e esquemas de phishing – sites disfarçados de plataformas legítimas, como bancos, redes sociais ou lojas online.

É, portanto, recomendável que, sempre que desconfiar do destino de um link encurtado, tente primeiro descobrir qual o URL original desse link.

Proteja-se: identifique o que está por trás do link encurtado

Uma maneira eficaz de verificar se um link encurtado é seguro é usar uma ferramenta de verificação.

Por exemplo, o site Unshorten.It presta esse serviço de uma forma muito simples. Apenas tem de colar o URL encurtado no campo de pesquisa e fica de imediato a conhecer o URL original. Além disso, tem ainda acesso a informação relacionada com o grau de confiança do link original (serviço fornecido pelo “Web of Trust”), assim com a uma descrição e pré-visualização da página de destino.

Unshorten-It
Com o Unshorten.It é muito simples descobrir o que está por trás de um short link.

E se pretender ter esse serviço sempre à mão, pode instalar a extensão do Unshorten.It para Chrome e para Firefox. Essa extensão adiciona ao menu de contexto a opção “Unshorten this link…” que lhe permite conhecer o link original de um short link antes de clicar no mesmo.

Outra forma de analisar e detetar a legitimidade de um link encurtado, é usar este URL Redirect Checker. Basta colar o link e a ferramenta indica até onde esse link o levará, mostrando todos os links por onde passará.

Este site presta assim um serviço útil que ajuda a impedir a proliferação de vírus e a proteger-nos contra usos mal-intencionados dos famosos short links… e é de utilização gratuita!

O que acha deste serviço? Vai utilizar?


Cartão Plutus


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *