Evite sites maliciosos: descubra o que encobre um link encurtado

Saiba como descobrir o endereço original de um short link antes de lhe clicar e evite cair em sites maliciosos e esquemas de phishing.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Internet

Provavelmente já ouviu falar em encurtadores de URL e nas vantagens do seu uso. Existem vários encurtadores de links, sendo dois bons exemplos o TinyURL e o Bitly.

Mas existe uma desvantagem para quem se depara com um desses links encurtados: não saber para onde o vai realmente remeter antes de lhes clicar!

O problema aqui é que existem pessoas mal-intencionadas que utilizam os encurtadores de URL para mascarar links que o levam a páginas com publicidade não solicitada (SPAM) e pior ainda, a páginas com malware, vírus, cavalos de troia, esquemas de phishing, etc.

É portanto recomendável que, sempre que desconfiar do destino de um link encurtado, tente primeiro descobrir qual o URL original desse link.

O site Unshorten.It presta esse serviço de uma forma muito simples. Apenas tem de colar o URL encurtado no campo de pesquisa e fica de imediato a conhecer o URL original. Para além disso, tem ainda acesso a informação relacionada com o grau de confiança do link original (serviço fornecido pelo “Web of Trust”), assim com a uma descrição e previsualização da página de destino.

Unshorten-It
Com o Unshorten.It é muito simples descobrir o que está por trás de um short link.

E se pretender ter esse serviço sempre à mão, pode instalar a extensão do Unshorten.It para Chrome e para Firefox. Essa extensão adiciona ao menu de contexto a opção “Unshorten this link…” que lhe permite conhecer o link original de um short link antes de clicar no mesmo.

Este site presta assim um serviço útil que ajuda a impedir a proliferação de vírus e a proteger-nos contra usos mal intencionados dos famosos short links… e é de utilização gratuita!

O que acha deste serviço? Vai utilizar?


Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Parcerias

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.