Evite sites maliciosos: descubra o que encobre um link encurtado

Saiba como descobrir o endereço original de um short link antes de lhe clicar e evite cair em sites maliciosos e esquemas de phishing.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Internet

Provavelmente já ouviu falar em encurtadores de URL e nas vantagens do seu uso. Existem vários encurtadores de links, sendo dois bons exemplos o TinyURL e o Bitly.

Mas existe uma desvantagem para quem se depara com um desses links encurtados: não saber para onde o vai realmente remeter antes de lhes clicar!

O problema aqui é que existem pessoas mal-intencionadas que utilizam os encurtadores de URL para mascarar links que o levam a páginas com publicidade não solicitada (SPAM) e pior ainda, a páginas com malware, vírus, cavalos de troia, esquemas de phishing, etc.

É portanto recomendável que, sempre que desconfiar do destino de um link encurtado, tente primeiro descobrir qual o URL original desse link.

O site Unshorten.It presta esse serviço de uma forma muito simples. Apenas tem de colar o URL encurtado no campo de pesquisa e fica de imediato a conhecer o URL original. Para além disso, tem ainda acesso a informação relacionada com o grau de confiança do link original (serviço fornecido pelo “Web of Trust”), assim com a uma descrição e previsualização da página de destino.

Unshorten-It
Com o Unshorten.It é muito simples descobrir o que está por trás de um short link.

E se pretender ter esse serviço sempre à mão, pode instalar a extensão do Unshorten.It para Chrome e para Firefox. Essa extensão adiciona ao menu de contexto a opção “Unshorten this link…” que lhe permite conhecer o link original de um short link antes de clicar no mesmo.

Este site presta assim um serviço útil que ajuda a impedir a proliferação de vírus e a proteger-nos contra usos mal intencionados dos famosos short links… e é de utilização gratuita!

O que acha deste serviço? Vai utilizar?


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.