Despesas Escolares no IRS

Saiba que despesas escolares poderá incluir na sua declaração de IRS.

explicacoes-escolares

Está a estudar ou tem filhos em idade escolar?

Este ano (2009), o fisco aceita 30% das suas despesas até um máximo de 720 € e nos casos de famílias com três ou mais dependentes estudantes, este valor é elevado em 135 € por cada um.

Portanto, não se esqueça de arquivar todos os recibos e faturas das suas despesas escolares, propinas, explicações (recibo do explicador), material escolar (lápis, canetas, livros, etc.), material informático e até de despesas com o jardim-de-infância.

Despesas com amas apenas serão aceites se estas estiverem legalizadas e passarem recibo verde.

Se estuda fora da sua área de residência, são também aceites as despesas com alojamento, deslocações e alimentação. Em relação às deslocações, apenas são aceites as efetuadas em transportes públicos, devendo guardar os bilhetes de autocarro, comboio, metro, etc.

Quando em 2010 preencher a declaração de IRS, deverá colocar essas despesas no campo 803 do quadro 8 do anexo H.

Não se esqueça de pedir fatura!!!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

13 Comentários

  1. Aqui em casa são duas pessoas na universidade mais um no secundário e apresentamos sempre as facturas das propinas, livros e mais algumas com material. Eu não costumava guardar os recibos de transporte mas realmente se podemos enviar também não custa nada guardá-los. Aliás, por preguiça, nem costumo pedir recibo no metro, atitude que terei que modificar. São enormes as despesas quando falamos de três pessoas a estudar, qualquer apoio que pudermos receber é sempre bem-vindo.

  2. Agora aqui em casa é só um a estudar, mas se sempre é assim, vou alertar para guardarem tudo.. Pelo menos vemos algum revertido.

  3. Aqui em casa somos 4 a estudar. 1 Ensino secundário, 1 Ensino Básico, 1 Doutoramento, 1 Licenciatura com Mestrado Integrado.

    E é uma conta enorme, felizmente sempre descontamos para o IRS os materiais escolares… Isto já existe há muito temp, os valores é que não sei se foram alterados.

  4. Já acabei os estudos á 3 anos, mas na altura não guardava nada desses documentos. Eu morava numa casa alugada perto universidade, tinha despesas com alimentação e transporte, e nunca incluí nada no IRS. Andei foi a deitar dinheiro pro lixo. 🙁

  5. `´E preciso estar atento e aproveitar o pouco que o estado ainda nos permite.
    Para 2010 já há alteração, todavia só recordo que aboliram o material informático.Já não recordo quem há uns anos nos deu essa benesse.
    Não se esqueçam de todas as despesas com a saude. Os recibos das medicamentos mesmo os comparticipados, taxas moderadoras, etc. etc.
    Agora tb todas as melhorias nas habitações em prol da ecologia. Instalação de aquecimento, substituição de janelas etc. Nunca é muito, mas tudo vale

  6. Eu gostava de ficar esclarecida ,relativamente ao material informático ,já não entra em despesas escolares ,tenho 1 filho e tive que comprar 1 comp para a escola ,e agora ?? nao entra nada?.

    1. Olá Maria,
      Infelizmente, e segundo consegui apurar, o Orçamento de 2010 acabou com o incentivo máximo de 250 euros no IRS de quem compra computadores. 🙁
      Recomendo-lhe a leitura do seguinte artigo: Saiba como poupar no IRS

  7. Despesas com transportes (passe social) entra no Irs como despesa de educação. Não é preciso nenhuma declaração da escola em como preciso do passe social para deslocar de casa para a escola e vice versa. E fora da área de residênçia o que é que quer dizer?

  8. Boa tarde, sou separada, e gostaria de saber se as actividades onde possa inscrever o meu filho de 7 anos são consideradas despesas escolares.
    Obrigada
    Sandra Cunha

  9. Bom dia. Gostaria de saber se em 2014 e possivel colocar artigos de informatica, como tinteiros e P.C portatil no IRS…
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *