explicacoes-escolares

Está a estudar ou tem filhos em idade escolar?

Este ano (2009), o fisco aceita 30% das suas despesas até um máximo de 720 € e nos casos de famílias com três ou mais dependentes estudantes, este valor é elevado em 135 € por cada um.

Portanto, não se esqueça de arquivar todos os recibos e faturas das suas despesas escolares, propinas, explicações (recibo do explicador), material escolar (lápis, canetas, livros, etc.), material informático e até de despesas com o jardim-de-infância.

Despesas com amas apenas serão aceites se estas estiverem legalizadas e passarem recibo verde.

Se estuda fora da sua área de residência, são também aceites as despesas com alojamento, deslocações e alimentação. Em relação às deslocações, apenas são aceites as efetuadas em transportes públicos, devendo guardar os bilhetes de autocarro, comboio, metro, etc.

Quando em 2010 preencher a declaração de IRS, deverá colocar essas despesas no campo 803 do quadro 8 do anexo H.

Não se esqueça de pedir fatura!!!

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

13 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em casa são duas pessoas na universidade mais um no secundário e apresentamos sempre as facturas das propinas, livros e mais algumas com material. Eu não costumava guardar os recibos de transporte mas realmente se podemos enviar também não custa nada guardá-los. Aliás, por preguiça, nem costumo pedir recibo no metro, atitude que terei que modificar. São enormes as despesas quando falamos de três pessoas a estudar, qualquer apoio que pudermos receber é sempre bem-vindo.
    .-= Venha ler o meu último post ..Rainforest Murça 2009 – O verdadeiro Trial 4×4 =-.

  2. Já acabei os estudos á 3 anos, mas na altura não guardava nada desses documentos. Eu morava numa casa alugada perto universidade, tinha despesas com alimentação e transporte, e nunca incluí nada no IRS. Andei foi a deitar dinheiro pro lixo. 🙁

  3. `´E preciso estar atento e aproveitar o pouco que o estado ainda nos permite.
    Para 2010 já há alteração, todavia só recordo que aboliram o material informático.Já não recordo quem há uns anos nos deu essa benesse.
    Não se esqueçam de todas as despesas com a saude. Os recibos das medicamentos mesmo os comparticipados, taxas moderadoras, etc. etc.
    Agora tb todas as melhorias nas habitações em prol da ecologia. Instalação de aquecimento, substituição de janelas etc. Nunca é muito, mas tudo vale

  4. Eu gostava de ficar esclarecida ,relativamente ao material informático ,já não entra em despesas escolares ,tenho 1 filho e tive que comprar 1 comp para a escola ,e agora ?? nao entra nada?.

    • Olá Maria,
      Infelizmente, e segundo consegui apurar, o Orçamento de 2010 acabou com o incentivo máximo de 250 euros no IRS de quem compra computadores. 🙁
      Recomendo-lhe a leitura do seguinte artigo: Saiba como poupar no IRS

  5. Despesas com transportes (passe social) entra no Irs como despesa de educação. Não é preciso nenhuma declaração da escola em como preciso do passe social para deslocar de casa para a escola e vice versa. E fora da área de residênçia o que é que quer dizer?

  6. Boa tarde, sou separada, e gostaria de saber se as actividades onde possa inscrever o meu filho de 7 anos são consideradas despesas escolares.
    Obrigada
    Sandra Cunha

  7. Bom dia. Gostaria de saber se em 2014 e possivel colocar artigos de informatica, como tinteiros e P.C portatil no IRS…
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here