Num artigo anterior sugeri que não desperdiçasse os pés das cerejas.
Mas não são só os pés que podemos aproveitar, os caroços também podem ser úteis.

Pode dar asas à imaginação e descobrir utilizações possíveis para os caroços das cerejas, ou então pode fazer algo muito simples e que até já é comercializado em Portugal pela Ricoxete – almofadas de caroços de cereja!

Essas almofadas são recomendadas para tratamentos de termoterapia.

Acumule uma boa quantidade de caroços, lave-os e deixe-os secar. Depois pode usá-los para fazer o enchimento de uma pequena almofada ou saco de pano.

Essa almofada pode ser aquecida no microondas ou arrefecida no congelador consoante a utilização que se pretende dar.

Esses caroços, devido ao seu isolamento, conseguem reter a temperatura durante bastante tempo e vão libertando o calor ou o frio muito lentamente.

Podem servir como substituto para o tradicional saco de água quente como meio de aquecimento ou como uma ajuda para o alívio de dores musculares, de costas, pescoço, etc.

Antes de colocar a almofada no microondas, humedece-a com água. Coloque-a no microondas à potência de 600 watts durante 2 minutos.

Também já encontrei essas almofadas de caroços de cereja à venda nas lojas Natura.

31 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante! Os pés das cerejas já guardo há algum tempo, para fazer o tal chá… A partir de agora vou guardar também os caroços!

  2. De extremo interesse 🙂 Quem diria que todos podemos ter uma almofada terapeutica em casa de forma tão simples e cómoda 😀 Sempre a surpreender-me este Miguel 🙂

  3. Uma excelente ideia para reciclar material e termos um produto bem útil a um preço super em conta. Já ouvi falar destas almofadas e gostava de ter uma pois são bem úteis e quem sabe se até melhores que o tradicional saco de água quente. Próximo ano vou guardar os caroços para poder fazer a minha almofada!

  4. Boa tarde,

    Obrigada pela sugestão.
    Algum conselho sobre a melhor forma de limpar os caroços das cerejas e livra-los de toda a materia organica do fruto?
    Algum produto que se possa adicionar a agua e que ajude a remover os residuos?
    Muito obrigada

    (Se possivel agradeço resposta para o meu e-mail…)

  5. Já comecei a juntar cá em casa com toda a familia os respectivos carocinhos para me
    aliviarem as dores na coluna..

    Os nossos amigos já têm e estão m. satisfeitos. Milagre………………………….
    Fiquem bem.

  6. Bem adorei esta dica!!! Não conhecia e nunca tinha ouvido falar. Sofro imenso com dores de costas no inverno e a unica coisa que acalma é o quente (geralmente opto por banhos bem quentes) mas lá está fica cáro e nem sempre tenho tempo para estar ali na agua a relaxar. Vou começar a guardar os carocinhos das cerejas. Até tenho uma cerejeira em casa!!

  7. Os caroços das cerejas dão muito trabalho a lavar, gasta-se muito água até ficarem branquinhos, ajuda se lavarmos com algum tipo de areia ou pedra, tipo cascalho pequeno, eu guardei imensos caroços, mas ainda não tive a oportunidade de fazer a almofada.

  8. Na época das cerejas guardei os caroços, já a pensar em fazer uma pequena almofada. Finalmente fiz este fim de semana, agora só falta experimentar!!! O que não sabia é que também se podia utilizar no congelador…

  9. boa tarde. Já li alguma informação sobre os pés e caroços das tão preciosas cerejas mas, gostava de perguntar se para quem faz medicação anticoagulantes poderá ter alguma interferência no efeito do mesmo?

    grata e atentamente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here