vender-carro-usado

vender-carro-usadoAtualmente muitas são as pessoas que optam por comprar um carro em segunda mão em vez de investir uma quantia interessante de dinheiro num carro com zero quilómetros. A verdade é que comprar um carro em segunda mão tem muitas vantagens, nomeadamente no que diz respeito aos custos. Uma vez que comprar um carro assim é, regra geral, bem mais barato do que comprar um carro novinho em folha. No entanto, também é muito fácil ser enganado e fazer um mau negócio ao comprar um carro usado.

Assim sendo, neste artigo vou-lhe dar algumas dicas para que consiga comprar um bom carro em segunda mão e para que não seja enganado no decorrer do negócio.

DICAS PARA COMPRAR UM BOM CARRO EM SEGUNDA MÃO

  • Não dispense o test drive – O vendedor pode dizer maravilhas sobre o carro e ele pode parecer realmente em bom estado. No entanto, todos os condutores experientes sabem que só se conhece verdadeiramente um carro ao conduzi-lo. Por isso, não abdique de fazer um test drive e só feche negócio depois de testar bem o motor do carro.
  • Verifique a pintura do carro – Se o carro tiver diferentes variações da cor original, isso pode querer dizer que o carro já teve algum acidente ou amoladela. Além disso, caso note que a pintura está queimada ou a descascar peça uma nova pintura do veículo.
  • Verifique o rasto dos pneus – Como sabe os pneus são bem caros e é muito perigoso conduzir um carro que esteja a ficar com os pneus carecas. Por isso, certifique-se de que os pneus têm rasto suficiente para andarem na estrada. Caso contrário peça a mudança para uns novos antes de comprar o carro.
  • Anote a matrícula do carro e fale com a sua companhia de seguros – Regra geral, com a matrícula do carro as companhias de seguros conseguem saber se o carro já esteve envolvido em algum acidente.
  • Peça sempre para ver “interior” do carro – Analise bem o trabalhar do motor, as ligações e questione todos os aspetos que lhe possam levantar dúvidas.
  • Verifique as luzes no painel do carro – Quando se dá à chave, existem algumas luzinhas que se ligam e que se devem desligar depois do carro estar completamente ligado. Se alguma ficar ligada é porque, possivelmente, existe algum problema. Questione o vendedor sobre esse aspeto.
  • Verifique o ar condicionado – Esta é uma parte do veículo que nem sempre é muito utilizada e que, por isso, pode entupir facilmente. Por isso, ligue o ar condicionado e teste as várias velocidades para comprovar se está ou não a funcionar bem.
  • Discuta o preço – O preço que está “marcado” no carro nem sempre é o preço final porque depois terá de pagar, por exemplo, a mudança de registo de propriedade. Se possível, tente sempre esclarecer esses pormenores.
  • Não se esqueça dos impostos – Pergunte sempre sobre o valor do imposto de circulação do carro. Em alguns casos o valor é tão elevado que não compensa a compra. Em algumas situações esse é até o motivo pelo qual o carro está a tão bom preço.
Leia também:  Move Bonus: Ganhar descontos fazendo exercício físico!

Mais importante que tudo tenha em mente que deve comprar um carro bom e seguro. Não é por estar a comprar um carro em segunda mão que se deve contentar com um negócio mais ou menos.

7 COMENTÁRIOS

  1. Levante os tapetes, confira que está tudo em ordem por baixo.
    Confira o estado dos plasticos no interior, se o volante está gasto assim como os pedais.

  2. Nunca esquecer que quando se compra um carro deve-se fazer nova programação nas chaves para que as que ficaram com o antigo dono ficarem desprogramadas e nunca ponham o carro a funcionar.

  3. Esta é para mim, para o ano vou trocar de carro e comprar um que consuma menos, mas em 2a mão sempre 😉 Excelente artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here