Mulher deitada na cama

A menopausa é uma fase importante na vida de uma mulher, durante a qual as mudanças hormonais têm uma influência não só no humor, no quotidiano mas também no sono e na sua qualidade.

A procura de como dormir bem na menopausa é uma constante das mulheres que estão nesta fase.

É comum durante a menopausa, a mulher acabar por dormir menos e acordar com regularidade e de forma abrupta, devido sobretudo às ondas de calor (chamadas também de fogachos ou afrontamentos).

Uma mulher que sofra demasiadas alterações hormonais, que acabem por atrapalhar de forma regular o quotidiano e a sua qualidade de vida, deve consultar o médico.

Para além de medicação própria, existem alguns conselhos e truques que pode aplicar para que consiga limitar os distúrbios de sono durante esta fase.

Tome um banho ou duche bem fresco antes de se deitar

Tomar um banho de temperatura morna ou fria antes de se deitar permite baixar a temperatura do corpo, favorecendo um sono mais profundo e reparador.

Se acordar durante a noite a transpirar e com afrontamentos, pode também tomar um banho de água morna ou fria, para baixar a temperatura do corpo. Isso irá ajudar a que adormeça novamente!

Não aqueça demasiado o seu quarto

Este conselho é um conselho válido para todos os que querem dormir melhor, mas durante o período e fase da menopausa é algo importantíssimo.

Não deixe que o seu quarto tenha uma temperatura acima dos 18°C! Isso irá proporcionar um sono desconfortável, leve e irá fazer com que a temperatura do corpo seja demasiado elevada… provocando os tão indesejados afrontamentos e ondas de calor.

Use roupa de cama adequada à menopausa

Durante a noite, é normal que a mulher na menopausa acorde com calor ou com frio. É comum passar a noite a tapar-se e a destapar-se: privilegie por isso uma roupa de cama que seja fácil de puxar e que não se desmanche durante a noite.

O ideal é utilizar um edredom ao invés de mantas e lençóis, pois estes, com demasiados puxões, podem desmanchar-se e soltar-se com maior facilidade.

Faça desporto para dormir melhor!

Fazer desporto é um conselho válido para todos os que querem ter uma vida saudável e dormir melhor. No caso de uma mulher na menopausa, o desporto tem uma importância ainda maior.

O desporto e a atividade física diminuem a frequência e intensidade dos afrontamentos e ondas de calor. Ao mexer-se, o corpo torna-se mais resistente a mudanças e variações bruscas de temperatura e ajuda também a controlar o stress.

Alimente-se bem: fuja dos quilos a mais

O excesso de peso aumenta a frequência e a intensidade dos afrontamentos e ondas de calor. Comer bem e ter uma dieta equilibrada e saudável ajuda a controlar o peso e a passar por esta fase com mais calma.

Para dormir melhor tenha uma dieta alimentar com poucas gorduras e açúcares, cortando o máximo possível no álcool e tabaco. Para além de ficar mais saudável, irá ter um sono mais profundo e durante o qual acordará muitas menos vezes!

Use roupa e pijamas adequados

Dormir confortável é essencial para dormir bem. Se durante a fase da menopausa são os afrontamentos, ondas de calor e transpiração que a acordam durante a noite, impedindo-a de ter uma noite de sono completa, experimente usar roupa de noite mais adequada.

Use pijamas e roupa de matérias absorventes, transpiráveis e que sejam leves. Se transpira muito, comprar roupa adequada ao desporto (feita precisamente para absorver a transpiração) para dormir pode ser uma forma de dormir mais confortável!

Medicamentos e medicinas alternativas

Se mesmo seguindo estas dicas e conselhos os seus distúrbios de sono durante a menopausa continuam, consulte o seu farmacêutico ou médico para estudarem a possibilidade de medicação.

Em lojas naturais e de medicina alternativa poderá também adquirir plantas e óleos essenciais naturais que a podem ajudar a dormir melhor e a passar por esta fase com mais conforto.

Alguns exemplos de óleos essenciais que a podem ajudar neste período são:

  • Óleo essencial de Salvia Esclareia (indicado para afrontamentos e ondas de calor);
  • Óleo essencial de Lavanda Inglesa (indicado para alterações e variações de humor);
  • Óleo essencial de Tea Tree (indicado para secura vaginal);
  • Óleo essencial de Manjerona (indicado para insónias).

Consulte uma loja de medicina alternativa e fique a saber qual é o óleo essencial mais indicado para a sua situação e como o pode utilizar de forma correta.

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher e não precisa de ser um pesadelo: ponha em prática estas técnicas e ultrapasse os momentos menos bons da menopausa!

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