Como eliminar maus cheiros no calçado

Não sabe como eliminar maus cheiros no calçado? Descubra as principais causas e soluções caseiras para acabar de vez com esse incómodo!

sapatilhas

Depois de um dia intenso de trabalho, depois de uma caminhada ou de uma maratona, é natural que o seu calçado não cheire a rosas ou a alfazema! 😛

Se os seus sapatos ou sapatilhas emanam um cheiro pouco agradável, certamente irá querer ver-se livre desse mau odor. Além de ser incómodo para quem os usa, os maus cheiros no calçado também podem ser constrangedores para quem está por perto.

Causas mais comuns de maus cheiros no calçado

Existem várias razões pelas quais os sapatos podem apresentar maus odores:

Guia Poupe Mais

  • Transpiração excessiva dos pés: especialmente se os sapatos não forem mantidos secos e bem ventilados.
  • Uso prolongado sem o arejamento adequado: pode levar ao acúmulo de suor e bactérias nos sapatos.
  • Materiais de fabrico dos sapatos: materiais como couro sintético ou plástico, podem reter mais odores do que outros.
  • Uso do calçado em condições húmidas ou molhadas: os sapatos que ficam muito tempo húmidos ou molhados podem desenvolver maus odores devido ao crescimento de fungos e bactérias. É importante secá-los completamente antes de os guardar.
  • Desodorizantes inadequados: alguns desodorizantes ou produtos para os pés podem não ser eficazes ou até mesmo agravar os maus cheiros no calçado.
  • Falta de limpeza: os sapatos que não são limpos regularmente podem acumular sujidade, poeira e outros detritos que podem contribuir para o aparecimento de maus cheiros.

Solução caseira para eliminar maus odores no calçado

Antes de recorrer a produtos especializados, existem algumas soluções caseiras que podem ajudar a eliminar os maus cheiros no calçado.

Basta polvilhar o interior do calçado com bicarbonato de sódio e deixá-lo atuar de um dia para o outro. O bicarbonato de sódio irá atuar absorvendo o mau odor. O bicarbonato é um ótimo neutralizador de odores.

E claro, não se esqueça de sacudir o bicarbonato de sódio antes de se calçar.

Quer conhecer mais utilizações alternativas para o bicarbonato de sódio? Veja aqui: As 1001 Utilidades do Bicarbonato de Sódio

Outra opção é o vinagre branco, que também tem propriedades de neutralização de odores. Basta diluir uma parte de vinagre em três partes de água e aplicar a solução nos sapatos com a ajuda de um pano. Outra alternativa é utilizar sais de banho, que podem ser colocados nos sapatos antes de guardá-los.

Se as soluções caseiras não funcionarem, existem vários produtos específicos para combater maus odores no calçado. Vale a pena experimentar várias soluções até encontrar aquela que melhor funciona para o seu tipo de calçado e necessidade.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

5 Comentários

  1. Olá Dav7,
    O bicarbonato de sódio sai muito facilmente do interior dos sapatos. Basta virá-los ao contrário e sacudir.

  2. gostei muito do que li aqui ,e muito bom saber que existem pessoas que se preocupom em ensinar maneiras de pouparmos ob g gostei muito das ideias que li

  3. O bicarbonato de sódio já faz parte de muitas das minhas tarefas domésticas e da lista de compras como produto essencial.
    Ainda não experimentei no meu calçado… mas vou usar esta dica no calçado de alguém…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *