bicarbonato-de-sodio

Hoje em dia, o dinheiro gasto em produtos para a casa e para si tem um peso bastante significativo no orçamento mensal. Contudo, muitas vezes existem alternativas muito mais baratas, e que têm a mesma eficácia.

O bicarbonato de sódio é uma substância facilmente encontrada num supermercado, com preços entre os 3€ e os 4€ por kg, e que pode ser usada de variadíssimas formas. O bicarbonato de sódio pode ser utilizado na higiene pessoal, na limpeza, na culinária e em remédios caseiros. Conheça algumas utilidades do bicarbonato de sódio para o seu dia-a-dia.

ALIMENTAÇÃO

  • O bicarbonato de sódio é um levedante natural, podendo ser utilizado como fermento para pães e bolos.
  • Este mineral, tendo propriedades anti-ácidas, pode ser usado para diminuir o grau de acidez de um cozinhado. Basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio quando estiver a cozinhar.

LIMPEZA

  • Misturado com água quente forma uma solução capaz de limpar facilmente panelas queimadas.
  • O bicarbonato de sódio pode substituir o amaciador. Basta colocar uma chávena na máquina de lavar.
  • Este mineral pode também ser usado para reavivar a roupa branca. Deve igualmente colocar uma chávena deste mineral na máquina de lavar roupa.
  • Se tem um tapete sujo, então com o bicarbonato de sódio tem uma ótima forma de poupar o dinheiro da lavandaria. Basta polvilhar sobre o tapete, aguardar no mínimo 15 minutos, e no final, limpar com um pano húmido.
  • O bicarbonato de sódio é um excelente desentupidor de ralos e canos. Basta deitar no local o mineral, juntar vinagre de sidra, e deixar a borbulhar durante 15 minutos. No final, passe água quente, e o ralo ou cano estará desentupido. Tendo em conta o dinheiro pedido por desentupidores, com esta solução poupará muito dinheiro.
  • Este mineral é um repelente natural de insetos. Assim, basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio naqueles locais onde costumam aparecer baratas e formigas.
  • Misturado com água, consegue ter uma solução desinfetante, que pode usar para limpar o frigorífico, o chão, objetos de cozinha, o caixote do lixo, etc., substituindo produtos de limpeza que têm o mesmo efeito, mas que são mais caros.
Leia também:  Como poupar água com a máquina de lavar loiça
Bicarbonato de sódio com água
Crie uma solução desinfetante misturando o bicarbonato de sódio com água.

HIGIENE PESSOAL

  • Sendo um desinfetante natural, basta misturar um pouco na água, e poderá servir de elixir bucal.
  • Se misturar bicarbonato de sódio com um pouco de água, forma uma pasta líquida que pode usar como desodorizante. Dessa forma poupa dinheiro, e fica livre de químicos como alumínio e parabenos.
  • Este mineral pode ser usado para fazer um esfoliante para o corpo. Basta fazer uma pasta, formada por 3 partes de bicarbonato de sódio para uma de água, e terá um esfoliante suave e natural, bem mais barato que os comprados.
  • O bicarbonato de sódio tem também propriedades que o tornam adequado na remoção de cravos e espinhas. Assim, depois da limpeza do rosto, coloque uma máscara de água e bicarbonato de sódio e deixe ficar durante 10 minutos. No final, tem apenas de enxaguar com água morna.

REMÉDIOS CASEIROS

  • Um copo de água com uma colher de café de bicarbonato de sódio, é um remédio caseiro muito eficaz no alívio da azia.
  • A pasta formada por este mineral e água tem propriedades curativas em picadas de insetos, reduzindo a comichão.
  • O bicarbonato de sódio pode também ser usado para aliviar e tratar queimaduras do sol. Basta adicionar este mineral numa bacia de água, e mergulhar a parte afetada durante alguns minutos. Deve deixar secar naturalmente, colocando no final uma compressa por cima.
Leia também:  Como usar corretamente a folha de alumínio

Quer conhecer mais utilizações alternativas para coisas do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas

20 COMENTÁRIOS

  1. este produto (bicarbonato de sódio), é realmente eficaz e útil, principalmente nas limpezas onde já experimentei. posteriormente vou também fazê-lo na alimentação devido ás suas propriedades minerais!!

      • Sim o bicarbonato de sódio reage com os ácidos do estômago e por isso reduz a acidez mas desta reação química resulta uma base, o cloreto de sódio por isso é necessário ter cuidado!

  2. sabia que era bom para a azia e para cozer melhor a carne e algumas hortaliças mais rijas e a cor fica bonita,mas desconhecia a maior parte ,realmente é barato e tem tantos benefícios .

  3. Eu vou admitir que o conhecia especialmente na limpeza da casa, mas também na alimentação, agora como remédio e higiene pessoal desconhecia totalmente 😀

  4. Já a minha avó que nasceu no Século XIX usava o bicarbonato de sódio e o vinagre em mitos tratamentos e, pensou eu, morreu bastante idosa sem nunca ter estado doente, muito menos ido ao médico…….

  5. Experimentei utilizar o bicarbonato de sodio para pulverizar hortaliças atacadas por piolho, borboleta branca, etc. Os resultados foram muito interessantes. Misturei 25gr em 5 litros de água mas talvez funcione com menor quantidade.

  6. A minha sogra usa muito,nomeadamente, em bolos, acho eu, e para tirar nódoas. A mim faz-me confusão um produto servir para tanta coisa :p É uma questão de experimentar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here