melancia

melanciaQuem não gosta de melancia? Esse fruto tão refrescante e que sabe especialmente bem nos dias de maior calor!

Eu adoro melancia, mas tem de ser bem docinha e fresca! É uma enorme frustração cortar uma melancia e constatar que está seca e sem sabor!

Hoje trago-lhe algumas dicas para o ajudar a escolher a melancia perfeita: doce e refrescante! 😉

COMO ESCOLHER MELANCIAS

1. Avaliação

Comece por fazer uma avaliação superficial da melancia. A casca deverá estar perfeita, sem mossas, arranhões ou papos. Além disso, certifique-se de que a melancia é simétrica. Formas irregulares normalmente indicam que a melancia não recebeu as quantidades ideais de sol e água.

2. Cor e aspeto

Note que a cor da casca é extremamente importante. Uma melancia madura deve ter a casca verde escura. Se for muito clara, é porque ainda não está suficientemente madura.

Outra pormenor importante é a extremidade oposta à do caule da melancia. Esta apresenta-se normalmente como uma mancha amarela no lado de baixo da melancia. Quanto mais escura for essa mancha amarela, mais doce será a melancia. Rejeite a melancia se essa mancha for branca ou inexistente.

3. O caule

Uma melancia bem doce e madura, não deve ter um caule visível na superfície, mas sim uma pequena cratera que indica que a melancia caiu por si própria.

Se o caule for visível, significa que a melancia foi colhida demasiado cedo e não estará suficientemente madura.

Leia também:  Irá a saída do Reino Unido da UE afetar o custo de vida em Portugal?

4. Bata na melancia

Bata gentilmente na melancia como quem bate numa porta e repare no som que faz. Se a melancia estiver madura, o som será oco e profundo.

Ao bater, repare também na firmeza da melancia. A superfície deverá estar dura e firme.

5. O peso da melancia

Independentemente de se tratar de uma melancia pequena ou grande, uma melancia madura deve ser pesada para o tamanho que tem. Isso indica que a mesma está bem cheia de água, o que significa que está madura e suculenta.

Conhece mais truques para escolher a melancia perfeita? Partilhe-os nos comentários. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here