Fogão a Gás

Gás Natural: Já solicitei a alteração para o mercado regulado… por email!

Nesta altura, já não será novidade para ninguém que desde o dia 7 de setembro de 2022 que todos os consumidores domésticos e pequenas empresas, cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10 000m3, podem celebrar um contrato de fornecimento de gás natural com o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua zona geográfica.

Também já deverá saber a grande motivação para esta mudança: os preços do gás natural no mercado livre vão aumentar (bastante) já no próximo dia 1 de outubro.

Para quem ainda anda à nora com tudo isto, recomendo que leia na íntegra esta brochura disponibilizada pela ERSE onde é explicado de uma forma muito acessível, o que é o mercado regulado de gás natural, quem pode mudar, como mudar, entre muitas outras respostas às várias dúvidas que naturalmente nos têm surgido.

Com a notícia dos inevitáveis aumentos brutais no preço do gás natural no mercado livre e com a permissão para o regresso ao mercado regulado (onde os preços estão sujeitos às regras estabelecidas pela ERSE), já era expetável a correria dos consumidores às lojas dos CUR para procederem a essa transição.

Mas, por que não tratar dessa mudança para o mercado regulado de gás natural através da internet para evitarmos perder tempo em filas?

… os comercializadores de último recurso devem disponibilizar, no prazo máximo de 45 dias a partir da entrada em vigor do presente decreto-lei, propostas ao público de fornecimento de gás aos clientes finais referidos no n.º 1 que permitam, sem entraves administrativos, a contratação através dos seus sítios na Internet.

Decreto-Lei n.º 57-B/2022

Segundo o Decreto-Lei n.º 57-B/2022, os comercializadores têm 45 dias para implementarem a funcionalidade de adesão online. Para já, que saiba, ainda nenhum CUR tem essa funcionalidade disponível.

No entanto, pelo menos a EDP Gás Serviço Universal já disponibilizou uma forma alternativa para procedermos a essa mudança sem a necessidade de nos deslocarmos a uma loja.

Pode ler-se o seguinte na página da EDP Gás Serviço Universal:

Poderá requerer o seu contrato de fornecimento de gás através do preenchimento do documento abaixo disponibilizado.

Este documento deverá ser-nos enviado, obrigatoriamente, em conjunto com a última fatura do seu comercializador atual (ou outro documento que comprove a residência, domicílio fiscal, sede, sucursal ou estabelecimento estável no local de consumo) para [email protected]

Devido ao elevado número de chamadas na Linha de Atendimento ao Cliente e de atendimentos na Loja EDP Gás, onde os tempos de espera estão muito elevados, sugerimos que opte pela submissão do formulário via Correio Eletrónico ou que aguarde pela disponibilização da funcionalidade Online em edpgassu.pt.

Ou seja, basta preencher o documento de Solicitação de proposta de contrato de fornecimento de gás natural indicado nesta página, e enviar para o endereço de email: [email protected], juntamente com a última fatura do seu comercializador atual (ou outro documento que comprove a sua morada).

Eu já o fiz e estou agora a aguardar por uma resposta. 🙂

Se ainda não sabe quais os Comercializadores de Último Recurso disponíveis na sua área de residência, utilize este motor de busca da ERSE.

Também vai mudar para o mercado regulado de gás natural? Já fez o pedido? Partilhe a sua experiência nos comentários.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.