5 dicas para poupar energia em casa neste inverno

Algumas dicas para poupar energia em casa durante os dias mais frios de inverno.

Poupar energia

As temperaturas mais frias fazem-nos ficar mais vezes dentro de casa e utilizar, durante um tempo prolongado, aparelhos que consomem muita energia.

O uso prolongado de aquecedores elétricos e lâmpadas incandescentes, por exemplo, podem ter um impacto alto na sua fatura de luz ao fim do mês.

O portal Cada Casa Um Caso, referência em dicas de limpeza e organização, entrevistou um especialista em sustentabilidade e um engenheiro civil para elencar dicas simples e práticas para poupar energia.

Com o inverno a chegar, veja neste artigo 5 dicas para poupar energia em casa!

1. Atenção aos eletrodomésticos que consomem muita energia

Os principais equipamentos a ter atenção e fazer o uso moderado durante o inverno são os aquecedores elétricos e máquinas de lavar e secar roupas.

Apesar do investimento inicial de um aquecedor elétrico ser menor, o seu uso contínuo por muitas horas durante o dia pode levar a custos energéticos elevados.

Com o tempo húmido e chuvoso durante o inverno, usar a máquina de secar roupa torna-se necessário para muitas famílias portuguesas. Mas, pode optar por secar as roupas ao vento ou ainda em lavandarias self service, em que o preço da secagem é razoável.

É necessário compreender que nem todos os aparelhos e modelos consomem energia por igual. A dica para reconhecer o que consome mais é prestar atenção às estimativas de consumo.

Selecionamos alguns eletrodomésticos mais usados durante o inverno e os que mais gastam energia, de acordo com dados do site Loja Luz:

O engenheiro civil Marcos Grossi recomenda também verificar a vedação do frigorífico, pois uma simples fresta na borracha, pode aumentar muito o consumo de energia deste aparelho.

Marcos Nakagawa, professor especialista em sustentabilidade, lembra-nos que, para além dos aquecedores, o ar condicionado é também um grande desperdiçador. Este aparelho, quando do tipo “split”, pode consumir até 193,76 kWh.

2. Ventilação e aquecimento natural

Para aquecer mais a sua casa sem recorrer a eletrodomésticos, deixe o sol entrar durante o dia e utilize mais a luz natural.

“Otimize o aquecimento interno da casa com a luz solar. Deixe a luz solar entrar na casa durante todo o dia. Mantenha as janelas abertas se o ar de fora estiver quente para que a radiação solar esquente o interior do imóvel”, orienta Grossi.

3. Instale janelas de vidros duplos ou triplos

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, 50% dos portugueses já utilizam janelas energeticamente eficientes. O uso de vidros duplos ou triplos ajudam a isolar melhor as casas e o conforto térmico.

Desta forma, poupa-se mais energia, pois os ambientes estarão mais protegidos do ar frio. Este tipo de instalação é apoiada pelo Fundo Ambiental.

4. Utilize carga completa nas máquinas de lavar louça e roupas

Esta é uma dica simples, mas que faz toda a diferença na fatura final de eletricidade. Opte por completar as máquinas de lavar louça e roupa antes de ligá-las.

É importante ressaltar que para a máquina de lavar louça funcionar bem, é necessário retirar os restos de alimentos dos pratos.

5. Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Opte também por eletrodomésticos de classe energética A, B ou C. É provável que o preço desses aparelhos seja mais elevado, por isso, pode optar pelos de classe energética D ou E.

O ideal é evitar os de classe F e G, uma vez que o seu consumo de energia será mais alto.

Lembre-se que desde 2021 houve uma reclassificação das categorias energéticas.

Atualmente, as etiquetas vão de A a G, em que A corresponde à melhor eficiência energética.

Veja um exemplo da nova etiqueta dos eletrodomésticos:

“Pensar sobre economia de energia elétrica é mais do que uma análise estritamente financeira, mas também ecológica e social. Altos consumos de energia elétrica em massa pela população tendem a aumentar o custo unitário para todos, prejudicando os mais pobres”, alerta Grossi.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *