O que se passa com a Gearbest? Faliu!?

A loja online da Gearbest está offline, os clientes têm encomendas em atraso e não estão a obter resposta do apoio ao cliente! O que se passa com a Gearbest?
Gearbest - Falência?

Há alguns dias que tenho acompanhado a situação da Gearbest, uma das lojas chinesas mais popular e já por diversas vezes divulgada aqui no Poupa e Ganha. E aparentemente as notícias não são boas!

Infelizmente ainda não encontrei respostas para o facto do site estar offline há alguns dias, para a ausência de feedback por parte do apoio ao cliente e para a falta de atualizações no feed do Facebook. Será que se trata de uma simples falha técnica ou será algo mais grave? 🙁

Se tentar neste momento aceder ao site da Gearbest, irá se deparar com o erro: “The requested URL “[no URL]”, is invalid.”

Fazendo algumas pesquisas no Google, conseguimos ir montando o puzzle, mas claro, sem certezas por enquanto:

  • A 10 de junho, o portal GizmoChina publicou uma notícia anunciando que a Globalegrow Ecommerce, empresa-mãe da Gearbest, enfrenta falência. No entanto, um relatório menciona que a declaração de falência da empresa-mãe não significa necessariamente o encerramento da GearBest. Seja como for, os acionistas já fizeram cortes nos fundos que dão à empresa, o que teve impacto na queda do preço das ações, provocando uma suposta redução do orçamento da loja online e dificultando assim a sua manutenção operacional.
  • As mais recentes reviews publicadas no Trustpilot acerca da Gearbest, são bastante negativas, com imensos compradores se queixando da ausência de tracking numbers das encomendas que realizaram, da ausência de resposta do staff, alguns inclusive já estão a considerar terem sido vítimas de um scam, ou seja, alegam terem sido burlados pela Gearbest.
  • Basta pesquisar no Google por “gearbest bancarrota”, “gearbest falência”, “gearbest insolvência”, etc, para que encontremos diversos rumores das mais variadas fontes.

No entanto e curiosamente, há 3 dias atrás alguém do apoio ao cliente da Gearbest, andou a responder às más reviews publicadas no Trustpilot, como pode ver na imagem seguinte:

Também de notar que outras lojas online pertencentes à Globalegrow E-commerce, como é o caso da Zaful e da Rosegal, ainda se mantêm online.

Tal como aconteceu com imensos Youtubers, bloggers e sites de tecnologia, a Gearbest também chegou a apoiar por diversas vezes este blog, enviando produtos para review. A relação que mantive com a equipa de marketing da Gearbest foi sempre impecável, mas entretanto (talvez por falta de disponibilidade da minha parte) essa relação foi desvanecendo.

Podíamos acreditar que o site da Gearbest está realmente com problemas técnicos, mas é obviamente de estranhar não ter sido lançado nenhum comunicado nas redes sociais ou enviado um email para os clientes a explicar a situação.

Será o fim da Gearbest?

Quem deve estar contente com esta notícia é o pessoal da Aliexpress e de outras lojas chinesas online, já que muitos dos clientes da Gearbest e fãs de gadgets “made in China” em geral, devem estar agora a optar por essas lojas.

Na minha opinião, sempre que possível opto pela a Amazon de Espanha para comprar tanto produtos tecnológicos (o meu PC foi todo montado com hardware comprado na Amazon) como até mesmo produtos alimentares, sempre que o preço justifique.


Tem mais alguma informação relativamente à situação da Gearbest? Partilhe nos comentários. 😉

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.