Dormir

Dormir com total conforto é um dos fatores que mais influencia um sono de qualidade e reparador. Ter em atenção que se dorme regularmente num bom colchão é importante, mas a almofada é também um elemento a não ser descurado. Escolher uma boa almofada para dormir ajuda em muito a dormir melhor.

Escolher uma almofada é algo a que pouca gente dá a devida atenção. De entre tantas escolhas, muitos são aqueles que escolhem a primeira que veem, sem prestar a devida atenção e análise. A almofada é, durante todo o sono, o suporte da sua cabeça e um elemento essencial para um sono descansado e de qualidade. Perceba os elementos que deve ter em conta para escolher uma boa almofada para dormir!

A cada pessoa, uma boa almofada para dormir

A estrutura corporal de cada pessoa e a posição na qual se dorme influencia a escolha de uma boa almofada para dormir. Uma boa almofada deve estar no prolongamento da coluna vertebral, para não existir nenhum esforço ou tensão cervical ou dorsal. Assim, essa escolha deve depender do corpo de cada um!

  • Se é uma pessoa que tem os ombros largos, escolha uma almofada espessa (entre 12 a 13 cm de espessura), pois assim evitará esforços e tensões dos ombros, pois o espaço entre a nuca e o resto do corpo será suportado pela almofada.
  • Para pessoas com ombros mais estreitos, uma almofada menos espessa é o ideal para não elevar em demasia o corpo durante o sono.

A posição em que dorme com mais regularidade influencia, também, a escolha da almofada:

  • Se dorme de barriga para baixo, é preferível escolher uma almofada plana e bastante fina para não elevar em demasia a cabeça comparativamente ao resto do corpo.
  • Se dorme de lado, uma almofada mais espessa é o ideal para respeitar o alinhamento da coluna.
  • Se dorme de barriga para cima, a espessura da almofada tem pouca importância.

Almofada dura ou mole: tem alguma importância?

Nem por isso! A escolha entre uma almofada dura ou mole depende única e exclusivamente da sua preferência de conforto. No entanto, as almofadas mais firmes e compactas são, normalmente, as mais aconselhadas para oferecer conforto total, sobretudo a nível cervical.

Formato e tamanho: como escolher?

Cada vez mais são os diferentes formatos de almofadas à venda. O formato retangular é o melhor modelo e formato para a sua almofada: uma almofada mais longa permite que, ao mexer-se durante a noite, o conforto não seja afetado, pois para onde quer que vá durante o seu sono, tem sempre almofada onde se deitar.

As almofadas quadradas e mais pequenas fazem com que, sobretudo aqueles que se mexem muito durante a noite, se encontrem desconfortáveis, pois por vezes não encontram a almofada durante os movimentos noturnos.

Almofadas de poliéster, penas e penugem ou mousse?

Cada material tem as suas vantagens e desvantagens. Analise cada escolha consoante as suas necessidades e exigências e escolha a almofada perfeita para dormir!

Almofadas de poliéster: as almofadas de poliéster são o tipo de almofada mais comum e que se encontram com mais facilidade no mercado.

  • Têm a vantagem de ser, por isso, o tipo de almofada mais barato!
  • Podem ir à máquina de lavar sem problemas, sendo fáceis de lavar.
  • No entanto, são almofadas que atraem muitos ácaros (não são, portanto, aconselháveis a pessoas com alergias).
  • Favorecem a transpiração, não sendo também aconselháveis a pessoas que transpiram muito durante a noite.
  • Devem ser idealmente substituídas todos os anos ou dois anos, para não perderem as suas qualidades e estrutura.

Almofadas de penas e penugem: hoje já é possível encontrar almofadas de penas e penugem com mais facilidade.

  • São almofadas bastante leves e fáceis de transportar.
  • São almofadas que duram entre cinco a oito anos.
  • Não são aconselháveis a pessoas que sofrem de alergias, pois as penas podem facilmente sair da estrutura da almofada.

Almofadas de mousse: seja de mousse em poliéster ou de mousse memory, as almofadas de mousse são muito confortáveis e reagrupam diversas vantagens.

  • A espuma memory responde à temperatura corporal e molda-se facilmente à forma da cabeça e da nuca, permitindo uma posição e conforto total.
  • Não se deforma com o uso.
  • São almofadas que duram entre sete a dez anos.
  • Favorece a transpiração.

Conclusão

Tal como na escolha de um bom colchão para dormir, é importante que a escolha de uma boa almofada para dormir passe, antes de mais, por uma análise precisa das suas exigências e necessidades pessoais. Analise como dorme, qual é o tipo de utilização regular que dará à almofada e escolha a melhor almofada para dormir com qualidade e ter uma boa noite de sono!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here