Xiaomi Redmi S2

A Xiaomi é uma marca que dispensa apresentações. Hoje em dia já facilmente a associamos a produtos de qualidade, da mesma forma que o fazemos com Samsungs e Apples, mas com um enorme pormenor que a distingue dessas grandes marcas: o preço é muito mais acessível!

Já tive a oportunidade de comprovar a qualidade dos telemóveis da Xiaomi através de amigos que os compraram, mas agora que “chegou a minha vez” de ter um smartphone dessa tão conceituada marca, posso afirmar que fiquei de queixo caído com a performance e a relação qualidade/preço deste equipamento. 🙂

Portanto, esta é a primeira vez que partilho aqui no blog a minha opinião acerca de um smartphone Xiaomi, mais propriamente do Xiaomi Redmi S2.

Smartphone Xiaomi Redmi S2

Antes de mais, começo por descrever um pouco este equipamento, as suas especificações e características que merecem maior destaque.

O Xiaomi Redmi S2 tem um generoso ecrã de 5.99” com uma resolução HD+ de 1440×720 Pixels e proporção 18:9.

Está equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 625 de 2.0GHz, 3GB de RAM e armazenamento interno de 32GB que pode ser expandido até mais 256GB usando um cartão microSD.

Corre o sistema operativo Android 8.1 Oreo, tem dupla câmara traseira de 12MP + 5MP com flash LED e uma câmara frontal de 16MP também com flash e função AI para embelezamento das fotos.

Este smartphone vem desbloqueado, é dual-SIM (pode utilizar 2 cartões Nano SIM) e tem 4G LTE, bluetooth 4.2, GPS, uma bateria de 3080mAh não removível, leitor de impressão digital e infravermelhos.

Os acessórios que o acompanham são um cabo USB e respetivo carregador de 2A. Traz ainda uma capa de silicone, manual e um clip para remoção da slot dos cartões SIM.

Xiaomi Redmi S2 - Acessórios

A minha experiência com o Xiaomi Redmi S2

Depois de cerca de 1 mês a utilizar este smartphone, a minha opinião geral sobre o Xiaomi Redmi S2 é bastante positiva. De tal forma que decidi, ao fim de 2 anos, abandonar o meu “velhinho” Elephone P9000 (que ainda funciona na perfeição) e adotar este novo equipamento como o meu telemóvel do dia-a-dia.

Algo que não agrada a todos mas que para mim não faz qualquer diferença, é o facto da construção do Xiaomi Redmi S2 ser em plástico e não em metal.

O ecrã não é full HD mas sim HD+, mas sinceramente nem noto a diferença. Para mim a qualidade da imagem é top!

O sistema operativo é o Android 8.1 com interface MIUI 9.5, estando já disponível para download no site oficial da Xiaomi a versão beta do MIUI 10. Eu ainda não fiz essa atualização. Prefiro esperar pela versão final que acredito que venha a ser disponibilizada através das atualizações automáticas.

Xiaomi Redmi S2 - MIUI

Em relação às câmaras, considero que a qualidade das fotos é excelente tendo em conta o custo deste equipamento. Acho que por este preço não se podia pedir melhor!

A câmara frontal de 16MP eleva a qualidade das selfies para um nível muito bom nesta faixa de preços! Gostei também do pormenor de ter flash nessa câmara e das funcionalidades de AI (inteligência artificial). Para ter uma ideia do objetivo desse tal “AI”, assista ao seguinte vídeo da Xiaomi:

Pois, talvez este vídeo da Xiaomi seja demasiado sensacionalista e meramente promocional, mas na realidade essa funcionalidade melhora imenso as fotos e permite até dar uns pequenos retoques faciais, tais como aumentar o tamanho dos olhos ou tornar o rosto mais delgado.

A câmara dupla traseira está um pouco saída, aparentando ser vulnerável a riscos, mas a capa de silicone que vem incluída na embalagem consegue protegê-la completamente. Só que como eu sou muito cauteloso, decidi encomendar do ebay esta película para proteger a câmara.

Relativamente ao leitor de impressão digital, este é dos mais rápidos que já vi. O ecrã desbloqueia instantaneamente assim que se toca com o dedo no sensor.

Outra novidade que não estava à espera é o sensor de infravermelhos e a sua função de controlo remoto universal. Permite-nos, por exemplo, usar o telemóvel como comando de TV, do ar condicionado, etc. Testei com as TVs lá de casa e funcionou na perfeição. Não sei é se lhe vou dar muito uso! 😛

Em relação ao GPS, a fixação de satélites é extremamente rápida! Até mesmo dentro de casa consigo uma precisão de poucos metros.

A bateria, apesar de ter apenas 3080mAh, consegue durar mais de um dia de utilização moderada.

Mas nem todas as características deste smartphone são do meu agrado! Por estar acostumado a um telemóvel com entrada USB tipo C, custou-me um pouco a habituar-me novamente à entrada micro USB do Xiaomi Redmi S2.

Xiaomi Redmi S2 - USB

Também preferia que os botões de navegação (home, menu e retroceder) não fossem onscreen, já que acabam por roubar espaço ao ecrã. Existe uma opção nas definições do “Ecrã infinito” chamada de “Gestos de ecrã inteiro” que permite aumentar o espaço útil do ecrã removendo esses botões, mas exige uma reaprendizagem na forma como se manuseia o telemóvel. De qualquer forma, esses botões escondem-se automaticamente ao abrir algumas aplicações, tais como jogos, pelo que não os podemos acusar de roubarem espaço ao ecrã nessas situações. Para que esses botões voltem a aparecer, basta deslizar o dedo de baixo para cima.

Convido-o agora a assistir a um pequeno vídeo que fiz a demonstrar o Xiaomi Redmi S2 e onde poderá se aperceber melhor de algumas características que não mencionei aqui:

Quanto custa o Xiaomi Redmi S2?

No momento em que escrevo este artigo, o Xiaomi Redmi S2 está disponível na GearBest por 137.60€ com portes gratuitos e com método de envio “Priority Line” (o tal método que evita a alfândega).

Xiaomi Redmi S2 - Gearbest

O que achou deste smartphone? Deixe a sua opinião ou dúvidas nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.