Como surgiram os Cartões de Crédito

Alguma vez se perguntou como é que surgiu o cartão de crédito? Conheça a história por detrás desse tão famoso cartão de plástico!
Cartões de Crédito

Usar um cartão de crédito tornou-se num ato banal e bastante simples. Mas alguma vez se perguntou como é que surgiu o cartão de crédito? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Origem do Cartão de Crédito

A ideia de dar crédito aos clientes remonta aos anos 20, sendo que nessa época era só dado aos clientes habituais. No entanto, apenas em 1950 é que o cartão de crédito foi criado nos Estados Unidos.

Segundo dita a história a ideia do cartão de crédito surgiu num restaurante em Nova Iorque. No final do jantar repararam que se tinham esquecido dos talões de cheque e do dinheiro. Na falta de melhor saída, o dono do restaurante aceitou que a conta fosse paga no dia seguinte. De modo a ter alguma garantia, o dono do restaurante pediu que a despesa fosse assinada. Nesse dia foi reconhecido o potencial do cartão de crédito.

Nesse ano foi lançado o primeiro cartão de crédito intitulado de Diners Club Card. Nos primeiros tempos este cartão era aceite em 27 restaurantes do país e cerca de 200 clientes. Numa primeira fase o cartão era feito de cartão. Apenas em 1955 é que passou a ser feito de plástico.

Em 1960 o cartão de crédito já era aceite em mais de 50 países em todo o mundo. Além disso já havia concorrência uma vez que o American Express surgiu em 1958.

Nesse ano foi introduzido o BankAmericard que em 1977 passou a ser denominado de Visa.

Atualmente existem inúmeros cartões de crédito em todo o mundo e muitas são as pessoas que fazem uso deles. Aliás, algumas pessoas têm mais do que um cartão de crédito. A única desvantagem deste cartão é que há quem gaste mais do que aquilo que pode e depois acaba por se endividar. No entanto, se for bem usado não existe problema algum.

Existem até vários cartões de crédito que, quando bem geridos, ajudam a poupar dinheiro! Refiro-me aos cartões de crédito com cashback ou com descontos em parceiros.

E você? Usa cartão de crédito? Qual é a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.