cartão de crédito

cartao-creditoUsar um cartão de crédito tornou-se num ato banal e bastante simples. Mas alguma vez se perguntou como é que surgiu o cartão de crédito? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

ORIGEM DO CARTÃO DE CRÉDITO

A ideia de dar crédito aos clientes remonta aos anos 20, sendo que nessa época era só dado aos clientes habituais. No entanto, apenas em 1950 é que o cartão de crédito foi criado nos Estados Unidos.

Segundo dita a história a ideia do cartão de crédito surgiu num restaurante em Nova Iorque. No final do jantar repararam que se tinham esquecido dos talões de cheque e do dinheiro. Na falta de melhor saída, o dono do restaurante aceitou que a conta fosse paga no dia seguinte. De modo a ter alguma garantia, o dono do restaurante pediu que a despesa fosse assinada. Nesse dia foi reconhecido o potencial do cartão de crédito.

Nesse ano foi lançado o primeiro cartão de crédito intitulado de Diners Club Card. Nos primeiros tempos este cartão era aceite em 27 restaurantes do país e cerca de 200 clientes. Numa primeira fase o cartão era feito de cartão. Apenas em 1955 é que passou a ser feito de plástico.

Em 1960 o cartão de crédito já era aceite em mais de 50 países em todo o mundo. Além disso já havia concorrência uma vez que o American Express surgiu em 1958.

Leia também:  5 Ideias Práticas para Combater o Inverno

Nesse ano foi introduzido o BankAmericard que em 1977 passou a ser denominado de Visa.

Actualmente existem inúmeros cartões de crédito em todo o mundo e muitas são as pessoas que fazem uso deles. Aliás, algumas pessoas têm mais do que um cartão de crédito. A única desvantagem deste cartão é que há quem gaste mais do que aquilo que pode e depois acaba por se endividar. No entanto, se for bem usado não existe problema algum.

E você? Usa cartão de crédito? Qual é a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here