Novas Empresas em Portugal: que negócio escolher?

Nunca como hoje se falou tanto de empreendedorismo. Palavras como “startup” e “empreendedor” já fazem parte do léxico dos portugueses. O Observatório Infotrust analisou a informação relativa a empresas no nosso país e refere que em 2018 foram criadas 45.031 novas empresas em Portugal, mais 4.480 mil do que em 2017.

O maior número de empresas criadas foi nos setores dos Serviços, Imobiliário e Restauração e Turismo. Estes números traduzem o ambiente de confiança que se vive – esta pode mesmo ser a conjetura certa para levar o seu sonho por diante.

Infográfico InfotrustGo
Infográfico InfotrustGo

Tendo estes números em mente, para começar tem que haver uma ideia diferenciadora. Já pensou em ter uma Loja Virtual? Sabe que o Cannabis Medicinal pode ser um negócio? Novas Empresas em Portugal nascem todos os dias – queremos ajudá-lo a encontrar a sua com esta lista.

5 Ideias de Negócios Lucrativos

1. Loja Virtual

A área do comércio online está em expansão, sendo uma das áreas onde as Novas Empresas em Portugal têm margem para crescer. A grande vantagem é não necessitar de um espaço físico com os custos que lhe são inerentes.

Ter uma Loja Virtual significa que o seu mercado é global, visto que a sua plataforma é a internet – sinónimo de oportunidades globais. A começar pelos canais de promoção, que dispensam os custos de publicidade física, até ao consumidor final, que pode estar em qualquer ponto do mundo.

É necessário ter um stock e capacidade de entrega que corresponda às expectativas e exigências do cliente, sabendo de antemão que há custos em expedir o seu produto para uma localização distante.

A criação de uma Loja Virtual é um processo exigente. O ideal é desenvolver um site de raiz para que o sistema seja implementado à medida de cada negócio.

2.   Agência de Produção de Conteúdos

A internet é o principal meio de comunicação global e apresenta uma oportunidade para profissionais na área da comunicação e informática.

Desde o desenvolvimento de sites, à criação de conteúdo que espelhe de forma atraente os valores da empresa e a sua identidade visual, até à sua disseminação estratégica pelos mais diversos canais de social media. Podem ainda ser produzidos conteúdos multimédia para estas plataformas e para aplicações móveis, tendo como objetivo criar uma comunidade, criar engagement com uma audiência e atrair cada vez mais clientes.

O número de agências de produção de conteúdos constituídas como Novas Empresas em Portugal tem subido exponencialmente.

3.   Cultivo de Ervas Medicinais

Ervas medicinais

O uso de ervas medicinais no tratamento de doenças já vem de tempos ancestrais, sendo que o seu contributo tem sido eficiente na cura de algumas maleitas. Amplificado pela cada vez maior consciência verde global, o tema tem estado na ordem do dia.

O cultivo de ervas medicinais pode ser explorado como ideia de negócio, valendo-se de técnicas agrícolas que ajudam a preservar o Ambiente, tendo sempre o cuidado de respeitar as normas de Saúde em vigor. Um dos casos mais atuais e paradigmáticos é o da Cannabis Medicinal, cujo cultivo pode beneficiar das condições únicas do clima português, tendo ainda o potencial de revitalizar a agricultura portuguesa. A utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base de canábis foi aprovada pelo Parlamento no ano passado. A regulamentação da lei do seu uso para fins medicinais ficará concluída brevemente.

4.   EdTech Soluções Tecnológicas para a Educação

Se smartphones, internet e redes sociais já são elementos presentes nas vidas adultas, que dizer dos mais novos que já cresceram completamente absorvidos pelo ambiente digital e pela tecnologia que dominam de forma exímia?  É possível dirigir esse à-vontade para o campo da educação, usando essa relação na aprendizagem diária.

Imaginemos, por exemplo, trazer a realidade virtual dos videojogos para o ensino de disciplinas teóricas como a Física e a História, aplicando a dinâmica do gaming ao ensino de conceitos e conteúdos. Há várias possibilidades; desde desenvolver soluções tecnológicas com fins educacionais ao nível de softwares de aprendizagem e criação de jogos, até à criação de portais que reúnam trabalhos académicos para consulta e uso de vídeo-aulas.

5.   Guia Turístico Privado

O turismo está em alta em Portugal, mas a massificação do setor não significa que não hajam oportunidades novas.

O guia turístico privado pode organizar, de forma exclusiva, os roteiros de cada cliente, partilhando o melhor que Portugal tem para oferecer com comprovado conhecimento local e garantido uma experiência inesquecível.

Com um itinerário pensado à medida de cada turista, este pode beneficiar de um contato próximo e personalizado, que garante uma experiência diferente dos demais.

Seja na cidade, na praia, ou no campo, nas áreas da cultura, atividades outdoor ou gastronomia, o potencial do país é enorme para se poder pensar em roteiros que vão, seguramente, deixar marca a quem os vive.

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