12 dicas para obter ideias inovadoras
Algumas sugestões para estimular a sua criatividade e o ajudar a obter e desenvolver novas ideias ou soluções para os seus problemas.
Quantas vezes já perdeu horas e horas em busca de uma boa ideia e… nada!?
Muitas vezes a inspiração atraiçoa-nos e abandona-nos quando mais precisamos dela, para depois regressar quando já não é necessária.
Uma boa ideia é o ponto de partida, o gatilho de tudo o que fazemos, a motivação para a ação e o elemento que caracteriza um trabalho bem-sucedido. Infelizmente, geralmente esta é a parte mais difícil dos nossos projetos.
Às vezes, as melhores ideias surgem quando nos encontramos em novas circunstâncias, fora da nossa zona de conforto, e quando estamos preparados para um momento de epifania.
Aqui estão algumas formas de evitar o “apagão” e ter sempre as melhores ideias e soluções para os nossos problemas, principalmente nos momentos em que realmente precisa delas.
Conteúdo
Leia bastante
Tal como o corpo, também a nossa mente precisa de se exercitar. Uma forma de o fazer é estudar as ideias e obras de pessoas inteligentes. Por exemplo, as biografias de pessoas bem sucedidas são uma excelente fonte de inspiração. Mas até mesmo a leitura de revistas é alimento para o cérebro. Ao ler as ideias dos outros, é mais fácil trazer à superfície as suas próprias ideias.
Mantenha-se sempre bastante curioso em relação a tudo o que o rodeia. Não existindo conhecimento prévio, torna-se mais difícil para o cérebro encontrar soluções.
Tenha um bloco de notas sempre à mão
Seria uma pena ter de repente essa grande ideia que tem procurado durante todo o dia e esquecê-la algumas horas mais tarde. Não confie apenas na sua memória!
A inspiração pode bater-lhe à porta a qualquer momento e em momentos bastante inoportunos, até mesmo quando acorda a meio da noite, enquanto dá uma caminhada ou durante uma conversa aleatória. Assim que as ideias surjam, anote-as de imediato num caderno ou no telemóvel.
Após anotar a sua ideia, tente colocá-la em prática o mais depressa possível. As ideias são como a fruta: quanto mais frescas forem consumidas, melhor. 😀
Encontre um ambiente criativo
Por vezes, uma mudança de cenário é tudo o que se precisa para se inspirar. A mente muda subconscientemente de estado, dependendo do local onde se encontra. Quando está no escritório, que na maioria das vezes é o local mais inapropriado para ter inspiração, é muito provável que a sua mente funcione de uma forma mais limitada.
Dê um passeio, vá ao ginásio, sente-se à beira-mar. Visite um novo local onde pode deixar a sua mente e corpo vaguear livremente.
A maioria das pessoas tem muitas ideias exatamente enquanto executam atividades que não exigem que eles pensem.
Tire partido das ideias e opiniões de outras pessoas
As pessoas têm opiniões, influências e mentalidades diferentes, que fazem as suas mentes funcionar de uma forma única. Ao discutir a sua ideia num grupo, poderá descobrir novas perspetivas para a incorporar e desenvolver. Pode surgir algo que ainda não lhe tinha sequer passado pela cabeça, o que irá desenvolver a sua ideia original.
Nunca despreze as ideias dos outros. Algumas ideias que à partida lhe parecem sem sentido, podem ser “apenas” diamantes em bruto. Além disso, ao manter uma conversa “aberta” e sem julgar as opiniões dos outros, encoraja os seus interlocutores a usar ao máximo a sua imaginação.
Lide com pessoas de todas as idades
As mentes das crianças ainda estão frescas e livres de restrições sociais, e a sua inocência ainda não está limitada pela experiência dos adultos. Converse com crianças e veja as coisas do ponto de vista delas. Peça-lhes opiniões sobre qualquer coisa que esteja a pensar fazer. Poderá ficar surpreendido com as respostas e com o resultado. Afinal, ao contrário dos adultos, as crianças não estão preocupadas em impressionar os outros, por isso são completamente honestas quando partilham a sua opinião.
Por outro lado, também deverá consultar os mais velhos. Eles já viram tanta coisa, já passaram por tantas situações distintas, e a sua sabedoria é muitas vezes subestimada. A perspetiva de uma mente bem treinada irá guiá-lo na direção certa, e mantê-lo-á fora de problemas.
Mantenha-se dentro do seu campo de conhecimento
É importante saber permanecer dentro do seu campo de especialização. Não tente resolver um problema financeiro se for um profissional de saúde. Uma ideia pode ser maravilhosa para uma área e desastrosa para outra. Se tiver de entrar numa área que não lhe é familiar, discuta primeiro as suas ideias com um perito nessa área, e deixe-o ser ele a adaptar as ideias às necessidades dessa área.
Estabeleça limites
Pensar de forma totalmente livre e sem restrições, pode levá-lo a um bloqueio criativo. Isto porque, ao levantar questões bastante generalizadas, como “Como posso melhorar o meu produto?”, ou “Que novos produtos devo lançar no mercado?”, muitas vezes nos oprimem.
A criatividade implica interligar os nossos conhecimentos de uma nova forma, e para ter sucesso nesse processo, o nosso cérebro precisa de procurar as peças do puzzle de uma forma orientada. Portanto, concentre-se no problema e estabeleça limites claros.
Dando um exemplo: quando a Google estava a desenvolver a barra de ferramentas do seu motor de busca, eles estabeleceram logo desde o início que esta teria de ser adequada a todos os browsers e resoluções. Como tal, a barra de ferramentas não deveria exceder um determinado tamanho. Ou seja, não valia a pena perderem tempo a pensar em grandes tecnologias para aquela barra, pois existia aquela limitação.
Faça associações livres
A associação livre é uma abordagem intuitiva e criativa muito popular entre os escritores. Basta pegar no papel e na caneta e escrever tudo o que lhe vier à cabeça. Comece por escrever o problema que pretende resolver e faça associações livres ligadas entre si com setas.
Não importa se inicialmente esses pensamentos espontâneos lhe parecem ilógicos, ou em nada relacionados. O resultado pode não ter nada a ver com a questão original, mas terá dado à sua mente uma injeção de criatividade. Além disso, quem sabe, pode acabar com a resposta que procurava escrita no papel.
Faça “brainswarmings”
Se odeia os populares brainstormings, talvez vá adorar os menos conhecidos brainswarmings!
O brainswarming (que traduzido à letra significa aquecimento do cérebro) é uma técnica de resolução de problemas que começa por questionar todos os intervenientes porque precisamos realmente de conversar sobre aquele tema.
Num brainswarming, os participantes são convidados a escrever individualmente as suas ideias num post-it, para a seguir os afixarem num quadro e estabelecerem ligações entre as ideias.
Aperfeiçoe as suas ideias anteriores
As ideias são como computadores: precisam de ser atualizadas com frequência. Trabalhe as suas ideias anteriores, melhore-as e acrescente-lhes novos detalhes. Fá-lo-á melhor se escrever as suas ideias originais num pedaço de papel e encontrar formas de as desenvolver. Se uma ideia puder ser combinada com outra, nova ou antiga, experimente-a.
Inverta os problemas
Uma técnica que poderá utilizar para ter ideias e encontrar soluções, é inverter completamente o problema e procurar ideias para um resultado não desejado. Ou seja, pense sobre o que é garantido que não vá funcionar!
As pessoas tendem a encontrar com maior facilidade soluções contrárias. Por exemplo, se procura uma ideia para melhorar um serviço, pense em formas de o piorar.
Por mais absurdo que possa parecer, virar o problema de perna para o ar, pode abrir a mente para novas formas de pensar.
Use uma fonte de inspiração
Existe algum objeto, canção, lugar ou pessoa que o inspire? Tire o máximo partido disso. Faça o que for preciso para se aproximar das suas fontes de inspiração e deixe que as suas propriedades “mágicas” lhe tragam novas ideias.
Conhece mais formas de estimular a sua criatividade e ter ideias inovadoras? Partilhe nos comentários. 😉
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- Como a tecnologia o pode ajudar na administração da sua empresa
- Tem uma loja online? Saiba como poupar nos seus envios
- A “regra dos 240 minutos” seguida pelos ricos
- SEO ou PPC? Onde a sua empresa deve investir?