be creative

São inúmeros os exemplos de pequenas grandes ideias que, ao longo da história, revolucionaram para sempre a vida de cada um de nós.

Não se lembra de nenhuma?

A roda, a lâmpada, o motor de combustão, o telefone ou a penicilina são apenas alguns exemplos, mas a lista é quase infindável!

Nas últimas décadas, porém, e principalmente após a invenção do computador e da world wide web, somos diariamente confrontados com uma infindável avalanche de informação que veio alterar por completo o ritmo de aparecimento e divulgação das novas ideias, e a velocidade com que elas impactam o nosso dia-a-dia!

O ritmo de desenvolvimento de novas startups é, por estes dias, verdadeiramente frenético! E é absolutamente fantástico como, por vezes, ideias tão simples têm um impacto tão vasto,  acabando por transformar o modo como todos nós resolvemos o mesmo problema!

Vamos a alguns exemplos.

Em 2007, Joe Gebbia e Brian Chesky estavam com dificuldade em pagar a renda do apartamento que partilhavam. Por sorte, ia decorrer uma conferência em São Francisco (Califórnia) e os hotéis estavam lotados. Ideia milionária: E se conseguíssemos alugar a nossa sala por algumas noites a umas 3 pessoas e lhes preparássemos o pequeno almoço? Não só solucionaram rapidamente o problema da renda, como revolucionaram a forma como o mundo inteiro passa férias! Estava criado o conceito do Airbnb!

No mesmo ano, 2007, outra ideia estava prestes a mudar o modo como partilhávamos ficheiros. Já parou para pensar como fazia antes para sincronizar ficheiros entre os seus vários dispositivos, computador de casa, computador do escritório, smartphone ou tablet? Quantas versões diferentes chegou a ter do mesmo documento sem saber já qual era a que tinha os dados mais recentes? Ou quantas vezes se deparou com a dificuldade de enviar um simples ficheiro de 25Mb para um amigo? Pois… Drew Houston deparou-se com todos esses problemas e com a DropBox criou uma solução genial para todos esses dramas!

Sincronizar ficheiros entre dispositivos
O Dropbox permite sincronizar ficheiros entre vários dispositivos.

Em 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp ao saírem à noite em Paris, depararam-se com a dificuldade em chamar um táxi. E tiveram uma verdadeira ideia milionária! Não seria mais simples tocar num botão no smartphone e conseguir transporte? Bem mais simples e prático mesmo! E, num ápice, Uber revolucionou mundialmente a ideia de ‘chamar um táxi’!

Fast forward a few years. Estávamos em 2011, e um familiar de Lucas Lambertini estava a precisar de aparar uma árvore no quintal que estava perigosamente próxima de um cabo da rede eléctrica. Depois de perder tempo com vários telefonemas infrutíferos para anúncios nas páginas amarelas e de ter contratado um profissional que, em vez de aparar a árvore, arranjou forma de aparar também o próprio cabo elétrico, surgia a ideia milionária: E se bastasse solicitar ajuda profissional, uma única vez, para tipo de serviço e vários profissionais credenciados me enviassem orçamentos e preços, em vez de ser eu a procurar por eles? Prático e super útil, não? Depois de juntar forças com Toni Paignant e Mael Leclair, estava criado o conceito da StarOfService!

Estes são apenas alguns exemplos, claro. Há muitas mais ideias milionárias a revolucionar a vida de todos nós, todos os dias!

Às vezes, a simplicidade e obviedade das ideias é tanta que dá mesmo vontade de dizer: “Porque raio não pensei eu nisto antes?!” Verdade? 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here