Investimentos: como começar e quais são as melhores opções?

Por onde começar os seus investimentos? Confira dicas importantes.

Moedas

Começar a fazer investimentos é uma maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor. Afinal, dinheiro parado somente desvaloriza. Assim, é necessário investi-lo.

Com isso, pode ter rendimentos que decorrem do seu próprio dinheiro. Eles podem ser excelentes para conquistar sonhos — como aquela viagem ou o carro novo — bem como para assegurar o seu futuro.

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao buscar um investimento, saiba que ele pode ser ótimo para a sua vida financeira. Contudo, para que possa realmente trazer benefícios, investir requer alguns cuidados.

Continue a ler e veja quais são eles. Depois, na sequência, confira algumas opções para começar os seus investimentos! Assim, veja o seu dinheiro crescer e os seus sonhos se tornarem realidade.

Saiba o valor disponível para investir

O primeiro passo antes de sair atrás de um investimento é saber o quanto realmente pode investir. Aqui devem ser considerados alguns fatores importantes, tais como:

Jamais use a sua reserva de emergência em investimentos. Como o nome dela já indica, ela serve justamente para momentos que fujam à normalidade. 

Por exemplo, para aquela reparação na estrutura da casa após uma tempestade ou para emergências médicas.

Assim, o valor para investir deve superar as despesas e a reserva de emergência. Porém, caso não sobre muito, não desespere. Como veremos abaixo, existem opções para todos os bolsos.

Descubra o seu perfil de investidor

Outra questão importante para iniciar investimentos é saber o seu perfil de investidor. Esses perfis indicam se você é mais conservador ou liberal ao investir. Isto é, se está disposto ou não a assumir riscos.

Hoje vários bancos e plataformas financeiras oferecem, nos seus sites, testes rápidos que o ajudam a entender o seu perfil. Por isso, não deixe de utilizá-los.

Conte com profissionais de qualidade

Contar com profissionais da área financeira também o ajuda a começar a fazer investimentos. Afinal, nada melhor do que ter ao seu lado quem trabalha e entende do assunto, certo?!

Nesse caso, pode conseguir orientações de melhores alternativas de acordo com o seu perfil e também saber como variar investimentos e torná-los mais seguros. Por outro lado, isso também lhe custará comissões, mas elas podem valer a pena.

Conheça opções de investimento

Por fim, para começar a fazer investimentos precisa, obviamente, conhecer as opções deles! Como dito anteriormente, são vários que estão disponíveis no mercado. Cada um se volta para um tipo de investidor. Eles variam quanto ao prazo de retorno, taxa de rendimento e outras questões.

Continue a ler, então, e conheça algumas das principais alternativas na hora de investir. Desse modo, reúna informações para direcionar o seu dinheiro da melhor maneira possível!

Quais são as opções para começar os seus investimentos? Confira algumas das principais

Veja algumas das alternativas que reunimos para si! Assim, saiba algumas das tantas opções disponíveis no mercado!

Depósito a prazo

O depósito a prazo é uma boa alternativa para quem tem pouco dinheiro disponível para investir. Igualmente, para quem não quer assumir riscos quando o assunto é finanças. Contudo, também costuma ter pouca rentabilidade e possui taxa de juros fixas.

Certificados do Tesouro

Esses são investimentos que decorrem da dívida pública. O valor de investimento mínimo é de mil Euros e o máximo é de 100 mil Euros. As taxas de rendimento sobre o investimento crescem de acordo com a “idade” dele.

Isto é, no primeiro ano há um rendimento (0,75%), enquanto no 3° ele passa a ser de 1,05%, podendo chegar até 2,25% no 7° ano. Existe ainda um prémio que se aplica sobre esses valores. 

Portanto, é o tipo de investimento para se começar tendo como objetivo o resgate após anos. Afinal, as possibilidades de rendimento sobem anualmente, de forma que ele renderá o máximo após certo prazo.

Certificados de Aforro

Também correspondem a títulos de dívida pública. Geralmente o valor deles é de apenas 1 Euro. Por isso, pode começar a fazer investimentos mesmo com pouco dinheiro disponível. Apesar disso, o valor mínimo de compra é de 100 Euros e o máximo é de 250 mil Euros.

Ao contrário da opção anterior, aqui há uma taxa de juros fixas. Já o prazo do certificado é de 10 anos a partir da compra.

Bolsa de Valores

As ações sempre são opções para começar investimentos. Não há necessidade de muito dinheiro envolvido para investir aqui. Existem ações em valores para todos os gostos. Atualmente, são 54 companhias listadas na Bolsa e que podem comercializar ações ali.

Aqui há necessidade de ter um bom corretor de ações para ajudá-lo a fazer as melhores escolhas e entender os valores envolvidos. Os rendimentos de ações podem ser bem altos, mas também há maior risco. Contudo, saiba que há ações mais seguras e outras menos.

Criptomoedas

A forma mais jovem de investimento dentre todas as que listamos aqui se revela na criptomoeda. Embora já exista há uma década, o conceito de criptomoeda e sem lastro nacional atingiu o seu auge nos últimos anos. Ela é uma boa opção para investidores que queiram assumir mais riscos.

Existem várias moedas disponíveis. Enquanto algumas já encontraram o seu auge, outras já nem existem mais. Aqui é preciso atenção, especialmente diante da grande quantidade de oferta desse tipo de produto, hoje. Algumas não passam de fraudes.

Vale a pena começar a ter investimentos?

Sim, e muito! Afinal, ao deixar o seu dinheiro parado na conta ele somente tende a desvalorizar. Para evitar isso e fazer com que ele lhe renda, é necessário investi-lo.

Começar pode parecer um desafio, mas com os cuidados certos pode garantir o seu futuro e fazer boas escolhas financeiras.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *