chavena-cha

Sabe porque é que nos países orientais as chávenas de chá não têm pega?
Porque se não conseguirem pegar com as mãos, significa que a bebida está demasiado quente e imprópria para consumir.

Os chineses e japoneses bebem chá quente no início e no final das refeições de modo a facilitarem a digestão.

Beber líquidos frios durante e após as refeições, solidifica os componentes oleosos dos alimentos ingeridos, o que retarda o processo de digestão.

Comer um gelado após a refeição, tem o mesmo efeito – evite-o como sobremesa.

Chávena de Chá
Beba chá quente antes e depois das refeições.

Também, beber líquidos durante a refeição é de evitar, porque isso provoca a diluição dos ácidos do estômago e cria mais toxinas.

Se adotarmos o hábito de beber um chá ou água morna antes e após as refeições, facilitamos a digestão e amolecemos as gorduras ingeridas para serem expelidas mais rapidamente, o que também nos vai ajudar a emagrecer.

Para além de dissolver as gorduras, esse hábito ajuda a reduzir a formação de gases intestinais.

Poupe na sua saúde!

Comentários:

48 COMENTÁRIOS

  1. Não lhe sei responder à sua questão, pelo menos de uma forma mais técnica, que deverá ser o que pretende.
    Esta é uma sugestão dada por médicos e nutricionistas, poderá talvez obter mais informação junto de algum especialista ou talvez na internet.
    Caso algum dos leitores saiba responder, pode fazê-lo aqui.

  2. Este post é bastante util porque maior parte das pessoas não sabe isto. Hoje em dia dizem que o chá verde faz muito bem para a dieta mas tenho a certeza que existem muitos mais 🙂

  3. No inverno, sou adepta do chá verde. Trago para o trabalho uma termo, e vou bebendo de manhã o chá quentinho. Como vou almoçar a casa, de tarde trago mais chá … Mas atenção, sem pitada de açucar!!! 😛

  4. Canela com gengibre Os dois são alimentos termogênicos – ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

    Chá de oliveira
    Efeito:
    Age nas gordurinhas que insistem em aparecer na região da barriga.

    Como usar:
    Beba 3 ou 4 xícaras por dia. Se for combinado a uma alimentação correta, esse chá garante a perda de até 10% da circunferência do abdómen. Valem três dicas de ouro: não adoce, faça um chá fresco a cada dia e varie o sabor adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Esses alimentos mudam o sabor, mas não alteram os benefícios.

  5. Também é bom para a gordura que teima em não desaparecer beber logo pela manhã em jejum um copo de água morna, com uma colher de chá com mel e o sumo d eum limão inteiro, tudo mistgurado.

  6. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devemos adotar este hábito.

    Líquidos gelados durante e após as refeições SOLIDIFICAM os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá quente depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente. O que também ajuda no EMAGRECIMENTO

  7. Vania Raquel, você pode tomar água gelada sem que prejudique no resultado do emagrecimento, desde que seja 2 horas antes e/ou após cada refeição! Mas não imediatamente antes e/ou após as refeições entendeu??

  8. Eu confirmo, a digestão fica muito mais fácil quando a acompanhamos por um chá durante ou no final da refeição. No verão não sabe tão bem, mas aí também podemos optar por comidas mais leves e menos gordurosas. Se beber uma bebida gelada à refeição fico logo inchada e com dores de estômago.

  9. Olha.. tenho de começar a meter esta em prática até porque Adorooooo chá! não ha dia que não beba um…
    Se bem que ao fim-de-semana ja tenho por habito comer e ir ao café beber não um café, mas um chá. Ver se ganho o mesmo habito durante a semana 🙂

  10. amei ja estou fazendo isso..antes tambem fazia esse processo de tomar cha quente depois das refeições, e emagreci 6kg em 1mes e duas semanas

  11. Já ouvi dizer que beber água fria durante o dia ajuda a emagrecer, visto o corpo utilizar mais energia para manter-se com a temperatura corporal habitual.

  12. Tendo em conta que as gorduras são absorvidas no intestino e que quando o liquido chega lá já esta todo a 37º esta dica é das que me custa a perceber…

  13. Xto um pouco acima do peso e optei por tomar agua quente faco xto desde k me tokei k excedi o meu peso ainda durante refeicoes com calorias como a batata frita peco sempre uma salada sera k xto me vai ajudar a perder peso?

  14. Eu só bebo água, sempre natural, e nunca bebo às refeições 😉 Chás so em dias de muito frio, agora quando o Inverno chegar eles entram na ementa 😉

  15. Também não bebo às refeições, só antes ou depois,e normalmente água natural que não gosto de coisas muito frias, o chã é de manhã, ao lanche e à noite.

  16. Eu bebo meio litro de água quando acordo, beber só antes das refeições, depois não porque parece que me fermenta no estômago, tenho de deixar passar pelo menos 2 horas. O chá é à ceia 😀 Ajuda a aquecer e a ficar pronta para dormir 😉

    • Um copinho de vinho tinto todos os dias põe o sangue a circular que é uma maravilha 😀 E não há melhor anti oxidante 😛

  17. Eu bebo sempre um chazinho mal acordo e ao deitar tambem. No verao costumo fazer oo cha e deixa lo arrefecer e coloca lo numa garrafa para levar para onde eu for. Prefiro cha bastante fresco do que agua .. digamos q sou assim uma *viciada* em chá.

  18. Eu de manhã prefiro beber meio litro de água natural, antes do pequeno almoço, para colocar o meu organismo a funcionar 😉

  19. Tal e qual eu tenho aqui uma vizinha que me da sempre mel caseiro e muito melhor do que o acucar,
    eu prefiro. Tambem desde pequena que fui habituada assim e agora olha

  20. Eu tenho amigos japoneses e já conhecia esse hábito e também sei dos benefícios, mas não sou muito fã de chá quente. Mas ajuda imenso à digestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here