Como viajar mais por menos em companhias low-cost

O low-cost esconde segredos e aspetos que deve conhecer ainda antes de marcar a viagem: perceba como é que pode poupar ainda mais na marcação da sua viagem!
aviao

Chegado o mês de dezembro, são muitas as pessoas que começam a pensar em fazer viagens durante o período festivo. As companhias low-cost viabilizaram as viagens regulares, pois é cada vez mais barato viajar de avião.

No entanto, o low-cost esconde alguns segredos e aspetos que devem ser conhecidos ainda antes de marcar a viagem: perceba como é que pode poupar ainda mais na marcação da sua viagem!

Analise bem as campanhas promocionais de “viagens a 1€”

São cada vez mais comuns as campanhas promocionais que anunciam bilhetes de avião a preços baixos. No entanto, é preciso analisar com cautela o preço real dessa viagem. Nem sempre o valor anunciado na campanha é o preço final, então não hesite em aproveitar as promoções… comparando sempre o preço final com outras companhias!

Os preços dessas campanhas são normalmente para um trajeto e não incluem taxas de serviço e de reserva. Mesmo antes de clicar em “reservar”, compare esse preço com outras companhias.

Pode usar o Google Flights para comparar diferentes companhias, preços e datas durante o seu processo de reserva. Faça todas as comparações possíveis (alterando datas, horas de partida, aeroportos de proximidade, companhias…) para ter a certeza que encontra o preço realmente mais barato!

Google Flights
O Google Flights ajuda-nos a comparar os preços dos voos entre todas as companhias aéreas.

Antecipe para fazer economias (e evite as datas concorridas)

Nem sempre é possível, mas quanto mais cedo fizer a sua reserva, mais barato ficam. As low-cost seguem muito a técnica do Yield Management, que consiste em colocar um número limitado de bilhetes a preços baixos e ir aumentando o preço por lotes, sendo que os comprados em cima da data são, normalmente, o preço final mais caro.

As viagens de avião não fogem também à regra comum de que “quanto maior a procura, maior é o custo”. Evite viajar em datas concorridas como feriados ou fins-de-semana. Uma exceção em altura natalícia é o dia de Natal: se não faz questão de passar esse dia com a sua família ou próximos, pode aproveitar este dia para viajar, pois é um dos dias mais baratos do mês de dezembro.

Viaje só com o básico: esqueça a mala de porão

Nas companhias low-costs, pode levar gratuitamente uma pequena mala de cabine. Adicionar uma mala de porão envolve pagar valores que podem ir até €40 por trajeto: poupe esse valor levando consigo somente o necessário.

Dica Poupe e Ganhe: na mala de cabine é proibido levar líquidos com mais de 100ml. Compre pequenas unidades dos seus produtos de higiene ou adquira esse tipo de produto no destino: não ceda à reserva da mala de porão só por isso!

Evite adquirir as opções e funcionalidades adicionais

As companhias low-cost conseguem fazer os preços que fazem porque tudo o que não é essencial (a viagem em si e a mala de mão/cabine) são opções pagas.

Para evitar qualquer custo adicional, durante toda a sua reserva esteja atento a qualquer opção que possa estar pré-marcada como mala de porão, escolha de lugar, embarque prioritário ou ainda possibilidade de alteração de reserva.

Não compre comida: leve!

Poupe dinheiro levando a sua própria comida. As companhias low-cost têm todas um menu de comida a bordo com preços bem elevados! Evite ter que sucumbir à única alternativa durante a sua viagem, levando consigo alguns snacks como sandes, fruta, biscoitos ou outro tipo de comida prática.

Dica Poupe e Ganhe: Visto que não pode passar a segurança do aeroporto com garrafas de água, uma dica é levar uma garrafa vazia e encher num chafariz ou bebedouro já ao pé da porta de embarque. Isso evita que gaste mais de dois euros numa garrafa de água a bordo!

Se viajar durante a época festiva, siga as nossas dicas para poupar ainda mais durante a sua viagem low-cost. Viaje mais por menos e aproveite melhor o seu destino final!


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.