Como viajar mais por menos em companhias low-cost
O low-cost esconde segredos e aspetos que deve conhecer ainda antes de marcar a viagem: perceba como é que pode poupar ainda mais na marcação da sua viagem!
Chegado o mês de dezembro, são muitas as pessoas que começam a pensar em fazer viagens durante o período festivo. As companhias low-cost viabilizaram as viagens regulares, pois é cada vez mais barato viajar de avião.
No entanto, o low-cost esconde alguns segredos e aspetos que devem ser conhecidos ainda antes de marcar a viagem: perceba como é que pode poupar ainda mais na marcação da sua viagem!
Conteúdo
Analise bem as campanhas promocionais de “viagens a 1€”
São cada vez mais comuns as campanhas promocionais que anunciam bilhetes de avião a preços baixos. No entanto, é preciso analisar com cautela o preço real dessa viagem. Nem sempre o valor anunciado na campanha é o preço final, então não hesite em aproveitar as promoções… comparando sempre o preço final com outras companhias!
Os preços dessas campanhas são normalmente para um trajeto e não incluem taxas de serviço e de reserva. Mesmo antes de clicar em “reservar”, compare esse preço com outras companhias.
Pode usar o Google Flights para comparar diferentes companhias, preços e datas durante o seu processo de reserva. Faça todas as comparações possíveis (alterando datas, horas de partida, aeroportos de proximidade, companhias…) para ter a certeza que encontra o preço realmente mais barato!
Antecipe para fazer economias (e evite as datas concorridas)
Nem sempre é possível, mas quanto mais cedo fizer a sua reserva, mais barato ficam. As low-cost seguem muito a técnica do Yield Management, que consiste em colocar um número limitado de bilhetes a preços baixos e ir aumentando o preço por lotes, sendo que os comprados em cima da data são, normalmente, o preço final mais caro.
As viagens de avião não fogem também à regra comum de que “quanto maior a procura, maior é o custo”. Evite viajar em datas concorridas como feriados ou fins-de-semana. Uma exceção em altura natalícia é o dia de Natal: se não faz questão de passar esse dia com a sua família ou próximos, pode aproveitar este dia para viajar, pois é um dos dias mais baratos do mês de dezembro.
Viaje só com o básico: esqueça a mala de porão
Nas companhias low-costs, pode levar gratuitamente uma pequena mala de cabine. Adicionar uma mala de porão envolve pagar valores que podem ir até €40 por trajeto: poupe esse valor levando consigo somente o necessário.
Dica Poupe e Ganhe: na mala de cabine é proibido levar líquidos com mais de 100ml. Compre pequenas unidades dos seus produtos de higiene ou adquira esse tipo de produto no destino: não ceda à reserva da mala de porão só por isso!
Evite adquirir as opções e funcionalidades adicionais
As companhias low-cost conseguem fazer os preços que fazem porque tudo o que não é essencial (a viagem em si e a mala de mão/cabine) são opções pagas.
Para evitar qualquer custo adicional, durante toda a sua reserva esteja atento a qualquer opção que possa estar pré-marcada como mala de porão, escolha de lugar, embarque prioritário ou ainda possibilidade de alteração de reserva.
Não compre comida: leve!
Poupe dinheiro levando a sua própria comida. As companhias low-cost têm todas um menu de comida a bordo com preços bem elevados! Evite ter que sucumbir à única alternativa durante a sua viagem, levando consigo alguns snacks como sandes, fruta, biscoitos ou outro tipo de comida prática.
Dica Poupe e Ganhe: Visto que não pode passar a segurança do aeroporto com garrafas de água, uma dica é levar uma garrafa vazia e encher num chafariz ou bebedouro já ao pé da porta de embarque. Isso evita que gaste mais de dois euros numa garrafa de água a bordo!
Se viajar durante a época festiva, siga as nossas dicas para poupar ainda mais durante a sua viagem low-cost. Viaje mais por menos e aproveite melhor o seu destino final!
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- 28 dicas para poupar (muito) dinheiro nas suas férias
- Pruvo – Reserve o mesmo Hotel por um preço mais baixo!
- A minha primeira experiência com a Airbnb
- Manual para alugar carros na sua viagem ao Brasil