AirHelp: Como obter indemnizações por voos cancelados ou atrasados

Se esteve num voo em atraso, cancelado ou lhe foi recusado o embarque nos últimos 3 anos, poderá receber até 600€ da companhia aérea.

Aeroporto

Marcou a sua viagem, hotel e tem todas as suas férias planeadas. No entanto nem sempre as viagens correm como planeado. Atrasos e cancelamentos têm marcado a vida dos portugueses e a TAP tem tido um papel preponderante.

Infelizmente, ainda que obrigadas, as companhias aéreas continuam a guardar em segredo os direitos dos passageiros. Sem conhecer os seus direitos, os passageiros ficam entregues à boa vontade da companhia aérea que, existindo, entregará vouchers e algumas milhas como compensação pelo incómodo causado. É então importante que todos os passageiros conheçam os seus direitos quando viajam, e é aí que entra a AirHelp! 😉

O regulamento CE 261/2004 é a regulação da União Europeia (UE) sobre os direitos dos passageiros aéreos, à qual os diferentes Estados Membros devem obedecer. Este regulamento declara que os passageiros aéreos devem ser indemnizados financeiramente em caso de cancelamento, atraso do voo ou overbooking.

Os passageiros podem ser recompensados pelos atuais atrasos e cancelamentos de voos nas companhias aéreas e aeroportos que não conseguem recrutar pessoal a tempo para o pico do verão, bem como greves de pessoal.

Segundo a AirHelp, ao abrigo do regulamento CE 261, as faltas e greves de pessoal das companhias aéreas não se enquadram em circunstâncias extraordinárias, no caso de atrasos de voos superiores a 3 horas ou cancelamentos de voos a menos de 2 semanas da data de partida. Isto significa que, mesmo nessas situações, os passageiros poderão ser elegíveis para indemnização.

Esta indemnização varia entre os 125€ e 600€ e depende do tempo de atraso no destino final e a distância até ao mesmo.

Relembre-se que a esta indemnização é acrescida o apoio ao passageiro enquanto espera no aeroporto. Este apoio deverá incluir: Bebidas, comida, alojamento (se reagendado para o dia seguinte), transporte para o alojamento e algumas chamadas telefónicas.

A AirHelp deixa alguns conselhos para quando se encontrar numa situação de atraso ou cancelamento do voo ou mesmo se for impedido de embarcar (situação de overbooking):

  1. Guarde sempre o seu bilhete electrónico e cartão de embarque;
  2. Se existir um incidente, recolha a documentação da companhia aérea no mesmo dia;
  3. Guarde todas as SMS e e-mails que receber da companhia aérea;
  4. Questione sobre a razão de atraso e aponte-a para uso futuro;
  5. Verifique se os voos com o mesmo destino de estão também a ser afetados. Tire uma fotografia ao ecrã de partidas e chegadas.

Segundo a AirHelp, o número de atrasos da TAP tem sido extremamente elevado. “Quando olhamos para as companhias aéreas de que recebemos reclamações, a TAP tem vindo a criar uma posição de destaque, sendo inclusive a transportadora com mais reclamações na nossa base de dados nas últimas semanas” – afirma Maria Tavares, representante da AirHelp em Portugal. Isto acontece não só pelo rápido crescimento da empresa em Portugal mas também pela experiência com a TAP que os passageiros de todo o mundo têm tido no Brasil e no resto da Europa.

Sobre a AirHelp

Fundada no início de 2013, a AirHelp lida com reclamações de passageiros aéreos respeitantes a indemnizações por atrasos, cancelamento ou overbooking.

A AirHelp apresenta-se como a maior empresa do mundo de compensação por problemas com voos e a que está presente em mais países, pelo que acredita poders ajudar em mais situações do que qualquer outra empresa.

Esta startup internacional que brilhou em Silicon Valley no programa Y Combinator, está já presente em vários países europeus e nos Estados Unidos da América, com serviço de apoio ao cliente em inglês, dinamarquês, italiano, alemão, sueco, polaco, holandês, espanhol, russo, grego e português.

Veja este excerto da reportagem “Finalmente em casa” que passou no telejornal da RTP1 em que são referidos os direitos dos passageiros aéreos e onde é dada a conhecer a AirHelp:

Para submeter uma reclamação basta que o passageiro afetado preencha rapidamente o formulário on-line (gratuito) ou use a aplicação móvel AirHelp.

Através da AirHelp, os passageiros a viajar em território europeu (ou a viajar para dentro, ou desde a Europa) podem obter uma indemnização junto das companhias aéreas sempre que os seus voos estejam atrasados, cancelados ou em overbooking. Trabalhando com uma rede global de advogados e especialistas do tema, o passageiro poderá ter a certeza que nunca mais ficará sem a justa compensação.

Pelos seus serviços, a Airhelp cobra ao cliente uma comissão de 25% (incluindo IVA) apenas se o pedido for bem sucedido. Isto permite que os passageiros evitem um processo burocrático complicado, moroso e muitas vezes sem sucesso.


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