Como poupar água e energia ao usar a máquina de lavar loiça

Conheça algumas dicas simples para poupar água e energia elétrica ao usar a máquina de lavar loiça.

maquina-lavar-loica

Se está sempre à procura de novas formas de poupança em casa, comece já pela lavagem da loiça! Uma coisa é certa: ao lavar à mão gasta mais água do que se colocar a loiça na máquina. Segundo um estudo da Universidade de Bonn, a máquina de lavar loiça poupa cerca de 85% de água em comparação com a lavagem manual – que chega a gastar mais de 100 litros.

A máquina de lavar loiça, além de ser mais prática e agilizar a sua vida doméstica, também pode ajudar na poupança, desde que saiba como utilizá-la de modo eficiente. É verdade que também gasta energia, mas esta pode ser reduzida se souber escolher o programa de lavagem correto e seguir algumas dicas. À procura de estratégias? Continue a ler e veja também como poupar água no site da Cleanipedia.

Escolha bem a máquina de lavar loiça

Opte por comprar uma máquina com eficiência hídrica e com a melhor classe energética. O consumo de água e energia varia de máquina para máquina, por isso é importante comparar modelos e marcas para fazer uma escolha consciente. Uma máquina de lavar loiça eficiente consegue lavar 130 peças com 7 litros de água – tenha isso em conta quando analisar os ciclos de lavagem.

Subscrever a Newsletter do Poupa e Ganha

Utilize a máquina de forma ecológica

A poupança está na forma como usamos os nossos eletrodomésticos. Com a máquina de lavar loiça consegue poupar água e energia se usar apenas o ciclo económico – a poupança pode ser até metade dos gastos comuns de um ciclo normal ou automático. E se prescindir da pré-lavagem ainda consegue poupar mais: limpe a loiça com uma esponja húmida antes de a colocar a lavar. Também pode aliar a esta dica uma tarifa de eletricidade bi-horária, ligando a máquina apenas à noite e/ou ao fim de semana para o custo do kWh ser mais baixo.

Aproveite a capacidade da máquina de forma eficiente

Use a sua máquina de lavar loiça sempre com a carga completa. Aproveite bem a capacidade da sua máquina e evite recorrer a ciclos de meia carga que, mesmo gastando menos água que um ciclo de carga completa, acabam por não compensar a longo prazo. Lave menos vezes, mas sempre com a máquina cheia!

Escolha o detergente certo e siga as recomendações do fabricante

Se quer saber como poupar água com a sua máquina de lavar loiça também precisa de ter atenção ao detergente que usa. Espuma excessiva pode levar ao aumento do consumo de água. Lembre-se de seguir as instruções e nunca exceder a quantidade de detergente recomendada – a loiça não vai ficar melhor lavada.

Aposte na manutenção regular da máquina

Não é só comprar e usar, também é preciso manter a máquina de lavar loiça, para garantir a constante qualidade da sua performance, o que também ajuda a economizar. Limpe o filtro semanalmente, passe um pano húmido no vedante à volta da porta da máquina, reponha o sal e o abrilhantador mensalmente e retire também os aspersores a cada seis meses para remover quaisquer vestígios de comida.


Com estas dicas vai ver como poupar água e eletricidade com a máquina de lavar loiça é simples e vale a pena! E economiza também nas discussões para ver quem lava a loiça depois do jantar.

De facto, apesar da minha máquina de lavar loiça ter vários programas de lavagem disponíveis, até há não muito tempo atrás eu estava a utilizar aquele que aparentemente seria mais eficaz. Optei por ir escolhendo um programa de lavagem cada vez mais económico, até chegar a um em que a loiça já não ficava tão limpa. Desta forma descobri qual o programa de lavagem mais económico e mesmo assim eficaz (o imediatamente a seguir ao que deixou a loiça menos limpa).

Outro truque que adotei, foi o de interromper o programa da máquina assim que entra na fase de secagem. Depois é só deixar a porta da máquina aberta para permitir uma boa ventilação.

Existem modelos de máquinas de lavar que permitem “saltar” esse programa de lavagem sem a nossa intervenção. No meu caso, tenho mesmo de estar atento ao programa de lavagem para ir lá desligar… às vezes escapa, claro!

Conhece mais dicas para poupar água e energia elétrica ao utilizar a máquina de lavar loiça? Partilhe os seus “truques” nos comentários. 😉

Também poderá gostar:

27 Comentários

  1. Gostei muito do teu blogue. Fiquei a conhecer através de uma análise feita na revista exame informática deste mês. Parabéns.
    Quanto ao que sugeriste, vou passar a fazer isso de desligar a máquina ao iniciar a secagem.

  2. Parece-me uma excelente ideia porque normalmente tomamos como certo o programa que nos é aconselhado… 🙂

    Vou testar!

    Abraço

  3. Devemos poupar imenso dinheiro com esta ideia, uam vez que a secagem gasta sempre uma quantidade elevada de energia 🙁 Pena não ter uma máquina dessas novas que dá para saltar este procedimento, mas tenho a certeza que vou estar mais atento á maquina e vou para-la no momento da secagem! Mais uma excelente ideia que só podia vir do nosso “poupadinho” Miguel 😀

  4. Ainda não me tinha lembrado de para o programa de lavagem quando começasse a secagem… a minha máquina também só dá para fazer isto desligando o botão.

  5. Como não tenho máquina, lavo a loiça á mão, mas mesmo assim tento lavar de forma eficiente e económica.

    -Quando vou almoçar a casa, nunca lavo a loiça, junto-a no lava loiças e depois lavo tudo depois do jantar.

    – Primeiro ensaboo tudo (com a torneira fechada, cláro) e depois deito um pouco de água no lava loiças, pra passar aí a loiça e retirar a espuma.

  6. olá bom dia ,eu tenho maquina da loiça e junto a loiça das 3 refeiçoes e no final do dia ponho a lavar no horario mais economico pois tenho quadro bi-horario. Agora tenho uma duvida que é o seguinte , fica mais economico lavar no programa mais longo com menos temperatura ou num programa ligeiramente mais curto com mais temperatura ?? estamos a falar de uma diferença de 15 / 20 minutos de diferença entre programas.

    1. Olá Florbela,

      Segundo o manual do fabricante da minha máquina de lavar loiça:
      – Uma lavagem a 50ºC com a duração de 128 minutos, tem um consumo energético de 1,24kWh.
      – Uma lavagem a 65ºC com a duração de 90 minutos, tem um consumo energético de 1,45kWh.

      Concluo portanto, que o programa mais longo mas com menor temperatura é o mais económico.

  7. Isso de interromper o ciclo da maquina não estraga a mesma?
    Isto porque quando a comprei sempre me disseram que nunca deveria abrir a portinha da maquina quando esta estivesse em funcionamento.

  8. Outra dica:
    Quem tem painel solar para aquecer a água, deve fazer a ligação da máquina da loiça diretamente à torneira da água quente, pois assim reduz bastante na parte do aquecimento da água.
    Além disto, ainda uso o horário económico da minha tarifa de eletricidade (logo às 23h ponho a loiça a lavar… o painel ainda tem água quente e a eletricidade também me está a sair mais barata).

  9. Muito verdade 😉 O simples facto de muitas pessoas lavarem a loiça à mão sem fechar a água uma única vez já justifica a poupança 😉

    1. Também uso 😉 Se aproveitarmos os guardanapos para passar na loiça antes de colocar na máquina, a sujidade que fica é muito menos.

  10. Se não têm máquina a dica é limpar bem a loiça com os guardanapos das refeições, para tirar a maior da gordura, depois enchem um alguidar com água quente e detergente e tiram o resto, e depois passam por água 😉 Os taxos precisam sempre ser areados claro, e os copos são sempre os primeiros a ser lavados 😉

  11. Investir em boas cápsulas para a marca tb é uma boa dica. Eu compro sempre em promoção, as de marca branca não têm a mesma eficácia. E depois poupa-se porque a loiça fica bem lavada e bem tratada, porque certas marcas não deixam a loiça no seu melhor aspecto, e acabm por degradá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.