Marketing de Conteúdo: o que é e quais os benefícios para o seu negócio

Conheça as vantagens do marketing de conteúdo e como essa estratégia pode ajudar imenso no crescimento do seu negócio.

Marketing de Conteúdo

Como pode obter a atenção dos motores de busca e, em simultâneo, atrair visitantes interessados nos seus produtos e serviços? O marketing de conteúdo é a solução e o método mais difundido para atrair organicamente audiências através do reforço da sua marca corporativa.

A presença de um negócio de sucesso está dependente, em grande parte, do seu site e das suas ações nas redes sociais. A base do marketing de conteúdo, ou seja, a publicação de posts em blogues sobre o sector empresarial, é uma boa tática para despertar o interesse dos seus atuais e potenciais clientes com resultados imediatos nas vendas.

O marketing de conteúdos é, basicamente, uma estratégia de criar conteúdos de modo a atrair o tipo certo de pessoas para o seu site e convertê-las em clientes. Alguns tipos de conteúdos bem conhecidos são posts em blogs, vídeos, fotos, infografias e muito mais.

Benefícios para o seu negócio

O foco exclusivo em questões do próprio negócio é considerada informação unilateral. Vivendo num mundo com abundância de notícias e desenvolvimentos, todas as empresas modernas são obrigadas a estar atentas e a manter-se atualizadas em relação a todas as últimas notícias. O público vive faminto por informação e análise informada. Os sites das empresas tornaram-se blogues e o seu tráfego aumenta à medida que penetram mais profundamente nas preferências do público consumidor.

O marketing de conteúdo, construído com base na franqueza e honestidade, ajuda os potenciais clientes a tomar uma decisão e a avançar mais rapidamente na compra dos seus produtos e serviços.

O conteúdo apropriado apresenta claramente os benefícios da utilização do produto ou serviço, levando o leitor a tornar-se, passo a passo, seu cliente.

É uma estratégia de custo relativamente baixo para atrair novos clientes. Ao contrário da publicidade que tem de investir constantemente para conseguir novos potenciais clientes, com o marketing de conteúdos cria o seu próprio canal para atrair clientes.

Além disso, é a estratégia mais eficaz para se destacar nos resultados dos motores de busca (SEO), atraindo assim um grande número de visitantes de forma orgânica. O Google, por exemplo, tende a recompensar os sites com bons conteúdos, dando-lhes as primeiras posições nos resultados de pesquisa. Raramente um site com mau conteúdo chegará à primeira página do Google, e se o fizer, em breve cairá para posições mais baixas.

No momento em que começar a criar conteúdos úteis e que forneçam as respostas que os utilizadores procuram, isso ajudará a sua classificação nos motores de busca.

Para além de se destacar nos motores de busca, o conteúdo útil que publicar no seu site atrairá também visitantes diretos. Encontrarão o seu conteúdo não só a partir de motores de busca, mas também através da partilha de um amigo nas redes sociais, links de outros sites, recomendações ou e-mails de colegas que apreciam o seu conteúdo, etc.

No fundo, desde que o mantenha consistentemente de uma forma criativa, o marketing de conteúdo cria um fluxo de clientes que nunca se esgota.

A escolha do tema

A primeira coisa a ter em conta no marketing de conteúdos é a seleção do tipo de conteúdos e tópicos a abordar. Normalmente é preferível selecionar notícias ou tópicos que também afetam o nosso público alvo. É necessário um equilíbrio entre seriedade e humor, passando a informação de forma tão responsável e divertida quanto possível.

O conteúdo pode variar em formato e assunto (artigos, apresentações, inquéritos, vídeos, infografias, áudio, etc.). Deve ser de alta qualidade, relevante para o assunto do negócio e atualizado regularmente.

O conteúdo que produzimos deve ser cuidadosamente trabalhado. A produção de conteúdo descuidado cria uma má impressão na audiência. Isto, definitivamente, não ajudará à visibilidade positiva do negócio, mas, em vez disso, prejudicará a sua reputação.

Público alvo

O tipo de público a que o conteúdo se destina é igualmente importante para o êxito da campanha. É essencialmente o primeiro parâmetro a ser identificado e precede naturalmente a escolha do tipo, formato e canais de visualização. A audiência que a campanha de marketing de conteúdo irá visar deve ser clara para obter resultados com uma elevada taxa de sucesso.

A identificação da audiência ajuda a compreender como e onde chegar aos potenciais clientes. Dados tais como idade, sexo, hábitos de consumo, meios digitais e plataformas que utilizam para informação e entretenimento, são informações-chave que o negócio deve obter sobre os seus clientes.

A publicidade para todos não só não funciona, como pode na realidade prejudicar os seus esforços, irritando pessoas que não estão interessadas nos seus serviços e desperdiçando o seu orçamento desnecessariamente.

Que formatos escolher

Muitas pessoas preferem ler – em poucos minutos podem ler um artigo informativo e obter toda a informação disponível. Outros preferem ver fotografias ou um vídeo do YouTube para se manterem informados.

Uma vez que, está interessado em expandir a sua audiência, não pode excluir ninguém do seu conteúdo. Felizmente, os avanços tecnológicos disponibilizam-nos as ferramentas necessárias para produzir conteúdos de qualidade a um custo bastante acessível. Basta comparar o custo de um spot televisivo no passado com o custo atual da criação de um vídeo promocional para o YouTube!

Hoje em dia, mais do que dinheiro, para criar conteúdos de qualidade é necessário grandes ideias e um bom conhecimento de quem se está a visar e como se pode adaptar esse conteúdo às suas necessidades.

Um bom conteúdo é também um conteúdo partilhável. Quando os visitantes e clientes do seu site virem o seu conteúdo exposto em todo o lado, começarão a reconhecê-lo como um líder de mercado. A sua presença em todo o lado, também ajuda a criar uma maior consciência da marca.

Investigação cuidada

Tudo o que é publicado deve ser baseado em factos e apoiado por fontes respeitáveis. Notícias falsas expõem negativamente e de forma irreparável o seu negócio.

A análise subjetiva sem factos não é, também, recomendável. Se alguém investe na sua presença online, é necessária uma pesquisa exaustiva e recolha de informação valiosa. Depois o processo passa por estabelecer prioridades e apresentar da melhor forma a informação que foi recolhida.

Título e introdução

É essencial que crie um título atraente e interessante que atraia positivamente o leitor e o motive a ler o texto. As manchetes são tão importantes como as manchetes dos jornais. A introdução também precisa de ser atenciosa, abrangente e convincente para estimular o interesse e expandir o público.

O título ideal deve servir as necessidades da comunicação específica e “falar” a língua de cada canal individual.

As imagens

A seleção de boas fotografias e imagens atuais é uma condição necessária para o sucesso. Existem fontes de imagens gratuitas, mas não há nada de errado em comprar por vezes imagens pagas.

O Canva Pro é uma solução bastante acessível que poderá ser um excelente auxiliar na criação de conteúdos gráficos.

O aspeto estético é de extrema importância, pelo que o recurso a pessoas com formação em marketing ou design gráfico poderá ser inevitável ao longo do tempo.

As emoções

Falar constantemente sobre si mesmo é a forma mais rápida de perder os seus amigos! Cada post deve ser construído visando desencadear emoções de forma convincente e subtil. É uma relação bidirecional que se constrói e a comunicação online torna-se um pivô emocional tanto para o negócio como para os leitores.

Coloque-se no lugar dos clientes e descubra as suas necessidades, as perguntas que eles têm e depois dê-lhes as respostas e ideias adequadas. O seu conteúdo deve existir para eles, não para si.

O conteúdo deve fornecer valor à pessoa que o “consome” e ser a motivação para conhecer e confiar o suficiente na empresa para procurar os serviços e produtos que ela oferece.

Uma campanha de conteúdo bem concebida constrói uma relação de confiança com o público, respondendo a todas as suas potenciais preocupações antes mesmo de estas se manifestarem!

Conteúdo “evergreen”

Conteúdo que reporta as últimas notícias da sua indústria é excelente. Mas tem um prazo de validade limitado. As notícias de hoje são notícias antigas amanhã. Em breve, parecerá desatualizado e fará com que o seu site pareça um jornal antigo.

Conteúdo evergreen é conteúdo que pode ser partilhado durante meses ou mesmo anos após a sua publicação. Permite-lhe criar essencialmente um conjunto de conteúdos que pode ser partilhado continuamente, independentemente do tempo decorrido desde que foi publicado.

O outro grande benefício é que também atrai backlinks, já que muitas pessoas vão querer incluir links para os seus conteúdos nos seus próprios blogues. Isto cria um valor acrescentado que melhora a sua estratégia de SEO, porque é bem conhecido que SEO e Marketing de Conteúdo andam de mãos dadas.

Quando o seu conteúdo ajudar a resolver os problemas dos seus clientes, obterá classificações mais elevadas nos motores de busca e entregará mais e melhor tráfego. Portanto, certifique-se de manter o seu conteúdo atualizado, e relevante para o seu público-alvo.

Razão e motivação

Finalmente, todos devem respeitar o tempo como se fosse o dinheiro dos seus clientes. Isto implica destacar porque vale a pena dedicarem tempo a ler o seu artigo e fornecer incentivos para continuarem a segui-lo.

O conteúdo que a empresa cria deve responder a perguntas e preocupações fundamentais dos seus potenciais clientes. Conteúdo que não fornece informações necessárias sobre tópicos de interesse para o público da empresa é apenas uma perda de tempo tanto para o público como para a empresa.

Tudo é dinâmico e decidido em segundos. A batalha das visualizações nunca é definitivamente ganha, mas é construída dia após dia, e a interação diária é a base de uma relação saudável e séria!

O marketing de conteúdo é rentável e mais eficiente na obtenção de resultados do que as formas tradicionais de marketing. Com um pouco de paciência e trabalho árduo, o seu negócio pode disparar através desta ferramenta promocional tão eficaz e acessível.


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