Como melhorar a sua situação profissional sem risco

O que valoriza mais: salário ou flexibilidade? Descubra como negociar ambos e melhorar a sua vida profissional, sem perder nada pelo caminho.

Melhorar situação profissional

A procura constante por melhores condições de trabalho é uma prática comum no meio laboral, sendo muito enfática nos trabalhadores mais jovens. Segundo dados do Grupo Adecco e da Multipessoal, fenómenos globais como o “job hopping” levam a que cada vez mais pessoas de áreas como o marketing, as vendas, a comunicação e o design troquem muitas vezes de trabalho em busca de melhores salários e maior flexibilidade entre a vida pessoal e profissional.

O tempo de ficar uma vida inteira na mesma empresa com aumentos salariais episódicos e algumas palmadinhas laudatórias da entidade patronal é hoje letra-morta. Os trabalhadores modernos dão prioridade à saúde da mente e a um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Valorizam também o chamado “salário emocional”, que os faz sentir bem numa organização. O salário argentário (o do dinheiro) continua a ser o dínamo das decisões profissionais, mas já não é dono e senhor das negociações.

De seguida vemos algumas formas de melhorar a sua situação profissional sem abdicar de nada.

Negociar as suas condições contratuais

Solicite uma reunião com a pessoa responsável e abra o jogo sobre os aspetos que o deixariam mais satisfeito em termos profissionais. Pode ser um aumento, uma formação ou curso que gostaria de fazer, perspetivas de progressão para um novo cargo ou qualquer outra coisa que considere adequada. Como se costuma dizer, o “não” é garantido. Na eventualidade de não conseguir ver nenhuma das suas solicitações garantida, fica exatamente na mesma posição em que estava e pode explorar outras soluções.

💡
Descubra as melhores oportunidades para poupar e ganhar dinheiro!
Clique aqui para saber mais.

Ao abordar os assuntos que gostaria de ver melhorados na sua situação contratual, mostre-se preparado com argumentos válidos e persuasivos. O seu desempenho extraordinário ou a discrepância entre a sua remuneração e os padrões do mercado são alguns possíveis exemplos. Ao abordar estes temas estará a demonstrar interesse em manter uma relação próspera com o seu empregador. A sua satisfação terá certamente um impacto positivo na sua produtividade.

Procurar um novo trabalho

Procurar uma nova aventura profissional enquanto mantém o seu emprego não representa qualquer tipo de risco. Se não conseguir encontrar algo interessante ou se na hora H preferir permanecer onde está, ficou… exatamente na mesma. Para encontrar boas oportunidades de emprego, pode utilizar redes sociais como o LinkedIn, o Xing ou o Hired. Estas plataformas são muito úteis para fazer networking e estar a par das notícias e tendências do seu setor de atividade. Ao interagir com os seus congéneres poderá tirar partido das suas relações profissionais para ter acesso a boas oportunidades de trabalho. 

Para ter mais hipóteses de ser o eleito num processo de recrutamento, mantenha o seu CV sempre atualizado e adeque certas secções à vaga a que se candidata. Mesmo que não seja pedido, envie uma carta de apresentação para destacar as suas principais qualidades e falar de forma sucinta do seu percurso profissional, realçando sempre as suas conquistas e como estas fundamentam que seja selecionado. Existem plataformas online onde pode encontrar modelos de carta de apresentação concebidos por especialistas e que vão ao encontro daquilo que os recrutadores procuram no mercado. Uma boa carta de apresentação deve ser adaptada à vaga anunciada e aos valores da empresa. Tenha atenção a erros ortográficos, seja cordial e demonstre entusiasmo pela oportunidade sem se alongar em demasia.

Pedir para trabalhar remotamente

Se trabalhar a partir de onde quiser não coloca em causa a sua produtividade, pode pedir à sua entidade patronal para o passar a fazer. Existem custos que deve sempre considerar, mas as vantagens normalmente batem os inconvenientes aos pontos. Se valoriza o contacto com os seus colegas e os almoços de equipa, pode optar por um modelo híbrido. Algumas vantagens do trabalho remoto são:

  • Redução do stress;
  • Poupança de tempo e dinheiro com deslocações;
  • Flexibilidade de horários;
  • Mais energia para dedicar à família e amigos;

A exigência em relação às condições de trabalho subiu e hoje vai muito além de um bom salário. As gerações mais jovens olham para os seus empregos como algo a prazo e não hesitam em procurar melhorar a sua situação profissional quando possível. As melhores empresas do mundo estão cientes desta nova realidade e sabem que têm de preencher as necessidades dos seus trabalhadores, sob pena de ver fugir os melhores talentos.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *