É Seguro Pedir um Crédito Online?

Nos dias que correm, sabemos que é cada vez mais fácil pedir um crédito online, bastando apenas um smartphone com acesso à internet. No entanto, esta facilidade vem acrescida de maiores riscos.
Pedir crédito online

A pandemia causou grandes impactos na situação financeira de muitas famílias portuguesas, e é bem possível que se enquadre neste cenário.

Se realmente está a passar por momentos complicados, é normal pensar em pedir um crédito para suavizar a sua situação. Para muitos esta pode ser a melhor forma de garantir algum alívio financeiro, mas quando o assunto é dinheiro, toda a cautela é pouca.

Certamente já deve ter pesquisado quais as melhores ofertas de crédito que estão disponíveis na internet, e muitas delas devem ter chamado a sua atenção pelas “excelentes condições” oferecidas. Talvez até boas demais para ser verdade.

Mesmo que conheça todo o processo de solicitação de um crédito, existem certos cuidados a ter quando este é um pedido de crédito online, já que os perigos podem não ser tão percetíveis.

Lembre-se que “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”, e este é um ditado popular que se encaixa perfeitamente nas ofertas que lhe possam parecer boas demais. Tome todas as precauções e fique sempre em alerta quando sentir que algo não está certo.

Quais os cuidados que deve ter num pedido de crédito online?

Contratar Crédito Online pelo telemóvel

Embora um pedido de crédito 100% online lhe consiga poupar imenso tempo em filas no banco e no preenchimento de vários papéis, existe sempre o perigo de ser vítima das famosas “letras pequeninas”. 

Sim, é mesmo verdade, ao contrário do que acontece num pedido presencial, as entidades financeiras que trabalham com créditos online nem sempre explicam bem todos os detalhes da proposta apresentada. 

Reunimos um conjunto de informações que deverá ter em conta na hora de contratar um crédito online, mas fica o alerta: nunca deixe de ler as letras pequeninas do contrato, todo o cuidado é pouco!

Sabe a quem está a pedir o seu crédito?

Em Portugal, apenas as entidades bancárias e os intermediários registados no Banco de Portugal estão autorizados a conceder pedidos de crédito.

Este é o principal cuidado a ter num pedido de crédito online. Caso verifique em algum momento que este parâmetro não é cumprido, deve desistir do seu pedido imediatamente, de modo a evitar a partilha de informações e dados pessoais.

A verdade é que as entidades financeiras precisam de garantir que reúne as condições necessárias para ter acesso ao seu empréstimo, e será inevitável enviar alguns documentos pessoais para dar seguimento ao seu processo. 

Não terá de se preocupar caso recorra a entidades ou intermediários de crédito regulados, já que os seus dados irão permanecer confidenciais e nunca serão usados nem partilhados, já que a sua utilização ficará restrita ao seu pedido de crédito.

Devo comparar para garantir melhores condições?

Mesmo numa situação de urgência em que é preciso procurar um crédito online na hora, deve evitar ao máximo aceitar a primeira proposta que lhe seja apresentada. Porquê?

Bem, ao aceitar a primeira proposta de crédito online nunca saberá se tomou ou não uma boa decisão financeira, já que não terá qualquer termo de comparação. Pelo contrário, ao realizar várias simulações de crédito, poderá comparar os valores apresentados e escolher a proposta que apresenta o valor a reembolsar mais reduzido. Poderá verificar facilmente este valor através do Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC).

Como sabe existem no mercado várias entidades financeiras, e mesmo que faça simulações com o mesmo montante de financiamento e mesmo prazo de pagamento, irá concluir que os valores que irá obter serão diferentes em todas elas. 

Isto acontece porque cada entidade tem as suas próprias taxas e comissões e, para o bem da sua carteira, deverá escolher sempre aquela que apresentar os custos mais reduzidos.

Nos pedidos de créditos pessoais urgentes online, é recorrente existir uma maior discrepância de valores, já que as simulações podem muitas vezes esconder custos adicionais. 

Além disso, outro fator que pode afetar a precisão das simulações é o facto destas não incluírem o seu risco financeiro, algo que a entidade terá de avaliar durante o processo. 

É importante que leia cuidadosamente todos os pontos do seu contrato. lembre-se que, embora existam perigos, não há que ter receios se tomar as devidas precauções. 

Os créditos online vieram para ficar e para facilitar a vida dos consumidores, e a prova disso é a quantidade de modalidades específicas que os bancos já oferecem aos seus clientes através das suas aplicações de homebanking

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Amostra Grátis

Receba alertas de novas amostras grátis e outras dicas interessantes no seu e-mail:

Ou CLIQUE AQUI para subscrever com a sua conta de Facebook