9 Dicas para Poupar Gás ao Cozinhar

Diversas sugestões que lhe permitirão poupar gás enquanto cozinha.
fogao-gas

Atualmente é recomendável a utilização de placas de indução pela sua facilidade de utilização, segurança e claro, pelo facto de ser mais eficiente do ponto de vista energético. Mas ainda há quem utilize gás para cozinhar.

Se tiver um fogão ou placa a gás, poderá tentar reduzir ao máximo o seu consumo pondo em prática as seguintes sugestões:

  1. Acenda a chama do bico do fogão com a panela lá colocada e garanta que todos os ingredientes já estão preparados para iniciar a sua confeção.
  2. Mantenha as panelas sempre bem tapadas.
  3. Utilize sempre que possível uma panela de pressão. Cozinhará os alimentos em menos tempo.
  4. Utilize panelas com o tamanho adequado à quantidade de alimentos.
  5. Assim que inicie a fervura, reduza a chama. Ao ferver, o conteúdo da panela já atingiu a sua temperatura máxima, logo, não será possível aumentar ainda mais essa temperatura na esperança de acelerar a cozedura.
  6. Utilize o bico de fogão adequado ao tamanho da panela de modo a que a chama não ultrapasse o tamanho da base da panela. Seria um desperdício de calor.
  7. Mantenha os bicos do fogão sempre limpos e com os orifícios desobstruídos. Se reparar que a chama se encontra pouco uniforme e com cor amarelada ou alaranjada, provavelmente os orifícios estão obstruídos com gordura e necessitam de limpeza.
  8. Apague a chama antes de retirar a panela.
  9. Sempre que possível, reduza o tamanho do alimento ou faça pequenos rasgos para acelerar a sua confeção. Exemplos: corte as batatas em quadradinhos mais pequenos, faça uns cortes na carne, etc. No caso das batatas, se não quiser reduzir-lhes o tamanho pode simplesmente picá-la várias vezes com um garfo ou espeto.

Quem se lembrar de mais algumas oportunidades de poupança para quem utiliza fogão a gás, partilhe por favor!

E se está a ponderar comprar uma placa de indução, saiba que não precisa de se livrar do seu antigo trem de cozinha. Existem adaptadores para placa de indução que permitem utilizar todo o tipo de tachos, panelas e frigideiras numa placa de indução.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

10 respostas

  1. Os tachos que têm aquela base mais alta e que normalmente se utilizam para as placas de indução permitem acumular calor nos fogões a gás, pelo que habitualmente eu desligo o lume uns minutos antes da refeição estar feita, pois o calor residual em cima do bico que esteve a funcionar é mais do que suficiente!

  2. Eu gostava de ter uma placa de indução, mas infelizmente não posso… Na minha zona falta muito a luz, o que já me faz ficar sem forno nem microondas, por isso tive mesmo que optar por uma placa a gás… Mas gostava, até para limpar devem ser muito mais fáceis.

  3. Eu acho que um dos aspectos mais importantes é ver se o chama não passa o fundo do tacho, às vezes até tem que ser mesmo naquele bico, mas a chama é tão forte que passa por fora, neste caso baixa-se um bocadinho, o suficiente para a chama não ficar tão visível, quando a conseguimos ver bem, é mau sinal, quer dizer que está a mandar mais calor para os lados do que para o fundo do tacho.
    Cortar os alimentos em pedaços mais pequenos, como as batatas funciona muito bem, o tempo de cozedura reduz quase para metade.

  4. Para poupar gás, costumo usar uma dica que aprendi em casa, e via a fazerem isto desde pequenina. Quando faço arroz seco, e o arroz tiver quase cozido, desligo o gás, e embrulho a panela em folhas de jornal. O calor vai permitir que o arroz fique cozido e sequinho, sem que tenha de gastar mais gás!

  5. Dicas muito úteis! Desconhecia a maioria delas (como p.ex. “Utilize o bico de fogão adequado ao tamanho da panela de modo a que a chama não ultrapasse o tamanho da base da panela. Seria um desperdício de calor.”) tenho bicos a gás e mesmo assim uma bilha de gás a mim que vivo sozinha dura-me 3 meses. E tomo banho todos os dias!

  6. EU NÃO ACREDITAVA MAS EXPERIMENTE DESLIGAR O GAS QUANDO ACABAR DE CONSUMIR , PARECE MENTIRA MAS A BILHA DO GAS DURA MUITO MAIS . ACABA DE UTILIZAR DESLIGUE ACREDITE E VAI NOTAR DIFERENÇA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.