Ecofont: Poupe tinta ao imprimir documentos

Poupe tinta ao imprimir textos utilizando uma fonte especialmente criada para reduzir a quantidade de tinta necessária para imprimir textos.

ecofont

Quando se fala em prolongar o uso dos tinteiros da impressora, o mais certo é lembrar-se que pode reduzir a qualidade de impressão antes de enviar o documento para a impressora!

Mas existe outro método que nem todos se lembram: utilizar tipos de letra mais económicos.

Algumas fontes consomem mais tinta do que outras. Ao escolher uma fonte que economiza tinta, é possível reduzir a quantidade de tinta utilizada em cada impressão.

Guia Poupe Mais

Veja o exemplo do tipo de letra “Ecofont” – projetada especificamente para ajudar a economizar tinta ao imprimir documentos, permitindo poupar até 20% de tinta na impressão de textos quando comparado com o uso de uma fonte padrão.

Este tipo de letra foi criado por uma agência de comunicação holandesa chamada Spranq, que teve a excelente ideia de reduzir as letras sem que estas se tornassem ilegíveis.

Como? Removendo pequenos círculos no interior dos caracteres!

Veja como fica…

Texto "Poupa e Ganha" usando o tipo de letra Ecofont

Pode fazer download deste tipo de letra aqui: spranq_eco_sans_regular.zip

Depois só terá de descompactar e instalar a fonte. Assim ficará imediatamente disponível para todas as suas aplicações que utilizem tipos de letra (Word, Excel, etc). Na lista de tipos de letra dessas aplicações, a Ecofont surgirá com o nome spranq_eco_sans_regular.ttf.

A Ecofont está disponível para vários idiomas e pode ser usada em qualquer programa de processamento de texto. Além de economizar tinta, a Ecofont também é um modo fácil de reduzir a sua pegada de carbono e contribuir para a proteção do meio ambiente.

Mais tipos de letra que pode usar para poupar tinta

Existem mais fontes de letra criadas especificamente para ajudar a economizar tinta ao imprimir documentos. Alguns exemplos incluem:

  • Ryman Eco: tipo de letra ambientalmente sustentável lançado pela Ryman, retalhista de artigos de papelaria do Reino Unido.
  • Courier: a fonte padrão Courier utiliza letras que são finas, mas não são pequenas, o que significa que não terá de tornar o seu texto maior que o normal para o tornar legível.
  • Century Gothic: concebida com letras finas para uma legibilidade máxima e uma utilização mínima de tinta. O Century Gothic é também uma fonte sans-serif, pelo que poupa mais tinta ao permanecer simples.

Quando se trata de escolher fontes que poupam tinta, o tamanho importa. Quanto menor for a superfície da fonte, menos tinta será necessária para a impressão.

Ao considerar o impacto do uso de um determinado tipo de letra no seu orçamento, é também importante pensar na legibilidade do resultado final. Pois pior do que gastar mais tinta na impressão, é ter de deitar as folhas impressas ao lixo porque o texto ficou ilegível.

Comece já a imprimir de forma mais económica… 😉


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

11 Comentários

  1. Mas como é que nunca ninguém se lembrou de tal coisa? 🙂 Vou já fazer o Download, tenho a certeza que me vai ser muito util 😀

  2. Podem usar também o método de imprimir em rascunho…por vezes compensa bastante 🙂
    Outro metodo de poupar é encher sempre o tinteiro em vez de comprar um novo. Fica mesmo muito mais barato!
    Outra boa opção é comprar tinteiros reciclados ou então optem sempre pelos tinteiros de marca branca.

  3. Pois só vos tenho a dizer que este tipo de fonte é realmente um espetáculo para poupar tinteiro. Estou a fazer um relatório o qual tem de ser apresentado ao orientador periodicamente e realmente noto bastante diferença na durabilidade do tinteiro!

  4. Já tenho do meu computador tanto pessoal como profissional e sempre que possivel uso.
    Acreditem que em tamanhos ditos normais nem se nota a diferença no papel porque os espacinhos vazios não se vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *