Banho de imersão ou duche? Nem sempre o duche é a opção mais económica!
Sempre ouvimos dizer que o banho de imersão é a melhor opção no que se refere à poupança de água. Será mesmo?
Quando se trata de escolher o tipo de banho preferido, muitas pessoas ficam indecisas entre a opção de banho de imersão ou duche. Embora ambos tenham as suas próprias vantagens e desvantagens, uma questão importante a considerar é a economia. Qual das duas opções é mais económica em termos de consumo de água e energia?
Dependendo do tempo que demora a tomar banho e da forma como o faz, ao contrário do que se julga, o duche pode até nem ser a opção mais económica no seu caso.
Conteúdo
Compensa mais o duche ou o banho de imersão?
Quando se trata de consumo de água e energia, o duche geralmente é a opção mais económica. Em termos de consumo de água, um banho de imersão pode gastar até oito vezes mais do que um duche. Mas poderão existir exceções.
Para descobrir qual dos tipos de banho é mais económico para si, da próxima vez que tomar um duche, faça-o na banheira e com o ralo tapado. No final do duche verifique a quantidade de água que ficou na banheira e compare com a quantidade que necessitaria para tomar um banho de imersão. Esta é uma boa forma de se aperceber do que pode corrigir para diminuir o consumo de água enquanto toma banho.
Dicas para poupar água e energia no banho
- Duração do Duche: Um duche curto, de 5 a 10 minutos, consome significativamente menos água do que um banho de imersão. Utilize um temporizador para controlar o tempo.
- Redutores de Caudal: Instalar redutores de caudal nos chuveiros pode diminuir a quantidade de água usada sem comprometer a pressão do duche.
- Chuveiros Eficientes: Opte por chuveiros eficientes em termos de água e energia. Estes dispositivos utilizam menos água por minuto e podem reduzir os custos a longo prazo.
- Aproveitamento da Água: Utilize a água do duche para outras tarefas domésticas. Por exemplo, a água que sai enquanto espera que aqueça pode ser recolhida num balde e usada para regar plantas ou lavar o chão.
Benefícios adicionais do banho de imersão
Embora um banho de imersão consuma mais água, existem situações onde os benefícios podem compensar o custo extra:
- Relaxamento e Bem-Estar: Um banho quente pode ajudar a relaxar os músculos, aliviar o stress e proporcionar uma experiência de spa em casa.
- Terapêutico: Para pessoas com condições médicas, como artrite ou dores musculares, um banho de imersão pode oferecer alívio significativo.
Comparação de Custos
Para ajudar a visualizar a diferença, considere os seguintes dados aproximados:
- Duche (10 minutos): Consome entre 50 a 100 litros de água.
- Banho de Imersão: Consome entre 150 a 200 litros de água.
Conclusão
A escolha entre duche e banho de imersão depende das suas necessidades e preferências pessoais. Para a maioria das pessoas, um duche curto é a opção mais económica e sustentável. No entanto, um banho de imersão ocasional pode ser uma indulgência benéfica para o bem-estar físico e mental. Experimente medir a sua utilização de água e faça ajustes conforme necessário para encontrar o equilíbrio perfeito entre economia e conforto.
Caso chegue à conclusão que deve optar pelo duche, poderá ainda poupar mais água com esta dica: Como reaproveitar a água do banho.
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Poupe bastante água utilizando redutores de caudal
- Como aproveitar a água da chuva
- Como poupar água ao descarregar o autoclismo
- Conheça o seu perfil de consumidor de água
Tomo o meu duche pelas manhãs e enqto me ensaboo tenho a água desligada, por isso acredito que gaste menos água do que se tomasse banho de imersão. Só testando para ver se tenho razãoou não
No meu caso compensa mais tomar duche uma vez que eu passo a maior parte do tempo com a água desligada e tomo sempre duches rápidos. Mas acredito que para quem gosta de saborear a água quente, principalmente depois de um dia cansativo, o banho de imersão seja a opção mais relaxante e económica.
Eu normalmente tomo o meu duche de manhã, tal como maior parte das pessoas, pois torna-se mais rápido e no meu caso económico, pois enquanto passo o châmpo e gel duche mantenho a torneira fechada. Porém há outros dias que ao sair do trabalho sabe bem aquele reconfortante banho de imersão para recarregar energias para o trabalho que ainda resta fazer em casa, assim de vez em quando quebro um pouco as regras da poupança e sabe tão bem!!!
Eu tomo quase sempre banho de duche, e faço-o sempre com o ralo tapado, assim tenho a noção da água que estou a gastar, e sei que se ultrapassar aquele limite já estou a gastar demais. Mas no final, não deixo a água ir pelo cano abaixo, aproveito pra lavar alguma peça de roupa que seja só passar por água, ou então, uso essa água pra limpar o chão.
Maria,
Lavar uma peça de roupa na água que fica eu até vejo jeitos, mas como consegues passar a água da banheira ou poliban para o balde para lavar o chão? Provavelmente após um duche a banheira não ficará com água pelo meio da perna (no caso de umpoliban este reaproveitamento julgo ser ainda mais complicado)….. se fica mais valer tomar banho de imersão.
Fico à espera que me ensines a passar a água da banheira para o balde.
Na Alemanha sei que há casa já equipadas com um sistema de armazenamento de águas dos banhos para serem aproveitadas nos autocolismos, por exemplo.
Teresa,
È cláro que se tomasse banho num poliban, não dava para utilizar essa técnica, mas também, nunca no meu comentário fiz referência a nenhum poliban. Eu tomo sempre banho na banheira, e como normalmente, não sobra muita água aproveito para lavar alguma peça de roupa. Mas nem todos os dias são iguais, há dias em que se vem mais cansada do trabalho ou do ginásio, e nestes dias um bom banho é tão relaxante, que acaba-se por gastar mais água que o costume. Nestes casos, é muito fácil tirar a água, basta pegar num balde e encher. 😛 Teresa, espero k a minha explicação tenha sido esclarecedora!!!
Maria,
Obrigada pela resposta. Como falaste em duche pois não estava a ver jeitos de se encher o balde…. pois com uma banhinho de imersão o balde é facílimo de encher 😛 Sabes, habitualmente costumo aproveitar a água de lavar hortaliças para lavar o chão, mas isto não acontece todos os dias. Como a malta toma duche todos os dias era uma boa oportunidade para reaproveitar essa água, mas assim está fora de questão!
Eu demoro cerca de 20 minutos no duche.. 😀 😀
Acho que secalhar o de imersão compensava, ehehhe
Se a água não tiver detergentes, shampos e afins, custumo por no aquário. 😀
Tb podes depois aproveitar a água do aquário qdo a mudares e regares as planats. elas vão adorar! É que essa água tem sais muito bons para as plantas!!
20 minutos no duche???????
Tanto tempo, eu demoro no máximo 5 minutos 🙂
Esta é uma questão que ja me assolou muitas vezes. Lá me casa tomo sempre duche. até porque não temos banheira, só poliban! Portanto é-me impossivel ver que quantidade de agua gasto, se bem que tento sempre gastar o minimo possivel.
Imersão só mesmo de vez em quando… Duche é a melhor solução, mas agora com o frio custa tanto a sair!