Pequenas Dicas para Grandes Poupanças

EDP Distribuição e a Quercus lançaram o “Projeto EcoFamílias”

Candidatei-me à iniciativa da Quercus - EcoFamílias - para aprender mais sobre racionalizar o consumo de energia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
ecofamilias

A EDP Distribuição e a Quercus juntaram-se para promover um projeto de nome EcoFamílias com o objetivo de sensibilizar os cidadãos portugueses para questões ligadas ao consumo de energia.

Mil famílias portuguesas receberão a visita de um técnico em suas casas para que seja feita a avaliação de hábitos de consumo, medição de consumos em standby e off-mode, análise de consumos e levantamento dos aspetos construtivos da habitação.

É uma excelente forma de conhecermos aprendermos a racionalizar o nosso consumo de energia, visto que após a visita, os técnicos elaborarão uma ficha de recomendação específica para a nossa família.

Esta não é a primeira iniciativa da Quercus com este objetivo. Já em anos anteriores esta “brigada anti-desperdício” andou pelas casas dos portugueses.

Veja este pequeno vídeo onde é dada a palavra a uma auditora do projeto EcoFamílias:

Qualquer um se pode candidatar a esta medida e eu já me inscrevi!

Atualização: Já recebi a visita dos técnicos do Projeto EcoFamílias!

Numa visita que teve a duração de cerca de duas horas, os técnicos (muito simpáticos) recolheram diversos dados relacionados com os meus hábitos de consumo de energia, verificaram o consumo dos meus equipamentos em standby e off-mode, anotaram dados relativos às áreas da casa e materiais de construção, etc.

Mas o que mais me agradou, foi aperceber-me que já adoto várias medidas recomendadas por eles no que diz respeito à racionalização do consumo de energia. O que é muito motivante!

De qualquer forma, foram identificadas algumas oportunidades de melhoria. Dando um exemplo, sempre que abandono o computador por alguns minutos, tenho por hábito desligar sempre o monitor (TFT) pensando que dessa forma o seu consumo energético passaria a ser nulo… estava enganado!

Após análise por parte dos técnicos, fiquei a saber que o meu monitor mesmo estando em off-mode ainda consome alguma energia, assim como outros periféricos.

Solução: liguei todos os periféricos que consomem energia mesmo em off-mode, a uma extensão com interruptor. Agora, sempre que abandono o computador nem que seja por um minuto, desligo o interruptor da extensão.

Já agora, essa extensão com interruptor foi uma oferta dos técnicos do Ecofamílias. 🙂

Os dados que recolheram em minha casa serão analisados e a partir dessa análise será elaborada uma ficha de recomendação ajustada à minha situação. Segundo me informaram, devo receber essa ficha dentro de dois meses.


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Talvez lhe interesse:

10 respostas

  1. Passei por cá para lhe agradecer este post, pois foi-me bastante útil. As técnicas da Quercos já vieram cá em casa e fiquei a saber que um dos meus televisores, mesmo desligado no botão, continuava a consumir energia. Agora desligo-o sempre na tomada. Tomei também conhecimento que alguns dos electrodomésticos, que eu desligava na tomada, não consomem qualquer energia desde que não estejam a ser utilizados. Foi o caso da máquina de café e do microondas.
    Também me ofereceram um tomada corta/corrente que já estou a utilizar. Agora aguardo que me enviem o relatório final com os ajustes que terei de fazer. Já agora, demora muito tempo a chegar a casa?
    Muito obrigado pela ajuda que me prestou.

    1. Olá Manuel, ainda bem que essa visita foi proveitosa. 😉
      No entanto, e respondendo à sua pergunta, ainda não recebi esse relatório! É de estranhar pois já passaram 3 meses! 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.