EDP Distribuição e a Quercus lançaram o “Projeto EcoFamílias”

Candidatei-me à iniciativa da Quercus - EcoFamílias - para aprender mais sobre racionalizar o consumo de energia.
ecofamilias

A EDP Distribuição e a Quercus juntaram-se para promover um projeto de nome EcoFamílias com o objetivo de sensibilizar os cidadãos portugueses para questões ligadas ao consumo de energia.

Mil famílias portuguesas receberão a visita de um técnico em suas casas para que seja feita a avaliação de hábitos de consumo, medição de consumos em standby e off-mode, análise de consumos e levantamento dos aspetos construtivos da habitação.

É uma excelente forma de conhecermos aprendermos a racionalizar o nosso consumo de energia, visto que após a visita, os técnicos elaborarão uma ficha de recomendação específica para a nossa família.

Esta não é a primeira iniciativa da Quercus com este objetivo. Já em anos anteriores esta “brigada anti-desperdício” andou pelas casas dos portugueses.

Veja este pequeno vídeo onde é dada a palavra a uma auditora do projeto EcoFamílias:

Qualquer um se pode candidatar a esta medida e eu já me inscrevi!

Atualização: Já recebi a visita dos técnicos do Projeto EcoFamílias!

Numa visita que teve a duração de cerca de duas horas, os técnicos (muito simpáticos) recolheram diversos dados relacionados com os meus hábitos de consumo de energia, verificaram o consumo dos meus equipamentos em standby e off-mode, anotaram dados relativos às áreas da casa e materiais de construção, etc.

Mas o que mais me agradou, foi aperceber-me que já adoto várias medidas recomendadas por eles no que diz respeito à racionalização do consumo de energia. O que é muito motivante!

De qualquer forma, foram identificadas algumas oportunidades de melhoria. Dando um exemplo, sempre que abandono o computador por alguns minutos, tenho por hábito desligar sempre o monitor (TFT) pensando que dessa forma o seu consumo energético passaria a ser nulo… estava enganado!

Após análise por parte dos técnicos, fiquei a saber que o meu monitor mesmo estando em off-mode ainda consome alguma energia, assim como outros periféricos.

Solução: liguei todos os periféricos que consomem energia mesmo em off-mode, a uma extensão com interruptor. Agora, sempre que abandono o computador nem que seja por um minuto, desligo o interruptor da extensão.

Já agora, essa extensão com interruptor foi uma oferta dos técnicos do Ecofamílias. 🙂

Os dados que recolheram em minha casa serão analisados e a partir dessa análise será elaborada uma ficha de recomendação ajustada à minha situação. Segundo me informaram, devo receber essa ficha dentro de dois meses.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

10 respostas

  1. Passei por cá para lhe agradecer este post, pois foi-me bastante útil. As técnicas da Quercos já vieram cá em casa e fiquei a saber que um dos meus televisores, mesmo desligado no botão, continuava a consumir energia. Agora desligo-o sempre na tomada. Tomei também conhecimento que alguns dos electrodomésticos, que eu desligava na tomada, não consomem qualquer energia desde que não estejam a ser utilizados. Foi o caso da máquina de café e do microondas.
    Também me ofereceram um tomada corta/corrente que já estou a utilizar. Agora aguardo que me enviem o relatório final com os ajustes que terei de fazer. Já agora, demora muito tempo a chegar a casa?
    Muito obrigado pela ajuda que me prestou.

    1. Olá Manuel, ainda bem que essa visita foi proveitosa. 😉
      No entanto, e respondendo à sua pergunta, ainda não recebi esse relatório! É de estranhar pois já passaram 3 meses! 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.