Reciclar garrafas de plástico vai dar direito a vales de desconto!
Para incentivar à reciclagem, o governo português pretende implementar a troca de garrafas de plástico por vales de desconto no supermercado.
Reciclar garrafas de plástico pode vir a dar direito a vales de desconto para usar no supermercado! 🙂
Com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem em Portugal, o governo propôs a implementação de máquinas que em troca de garrafas de plástico, nos dão talões de desconto.
Esta medida amiga do ambiente deverá avançar até 2021. Ao depositar as suas garrafas de plástico, elas são automaticamente pesadas e em troca recebe um vale de desconto com um valor proporcional ao peso das garrafas que colocou.
Se bem que podemos aplaudir esta medida, estamos longe de ser pioneiros nesta prática. Em países como a Alemanha, a Holanda e o Brasil, essas máquinas que trocam garrafas plásticas por talões já existem à entrada dos supermercados há algum tempo!
Veja no vídeo seguinte como funciona esse sistema de reciclagem de garrafas PET na Alemanha:
Garrafas de plástico com tara recuperável
A partir de 2022 o governo pretende que as garrafas de plástico de águas minerais e refrigerantes tenham tara recuperável, tal como acontece atualmente com algumas garrafas de cerveja. Desse modo, ao devolvermos uma embalagem de plástico, será nos devolvido o valor que pagamos por ela.
A meta imposta por Bruxelas é chegar a 2025 com 90% das embalagens recicladas.
Para já estas medidas ainda estão apenas em cima da mesa, sendo que ainda será estudada a forma como serão implementadas. Ou seja, não está ainda nada definido, nem data, nem forma de recolha, nem o que será oferecido em troca.
O que acha destas medidas de incentivo à reciclagem? Deixe a sua opinião nos comentários.
Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:
Veja também:
- ClubeFashion – o maior site de vendas online do país!
- 10 dicas para não esbanjar dinheiro em compras online
- Como Fazer Tintas Não-Tóxicas para Entreter Miúdos e Graúdos
- 9 ideias para presentes de Natal feitos por si
Uma medida para aplaudir. A medida já existe em alguns paises e foi bem recebida. Na Alemanha, sei por experiencia própria, uma percentagem elevada do sistema está junto a super mercados e os vales são descontados na hora. Parece-me longo o tempo para implementar a medida em Portugal. Um ano chegaria, julgo eu, para por em prática o sistema. Espero para ver.
Obrigado Humberto pelo seu comentário. Também concordo e estou ansioso por ver esse sistema implementado cá em Portugal. 🙂
Acho uma ideia muito boa, mas será isso possível em Portugal? Um país em que o governo só pensa em colocar mais impostos para pagarmos.
É como se diz, “vamos indo, vamos vendo”! 🙂
Seria uma boa forma de incentivar as pessoas a reciclar…O que é que o Português não faz para ganhar uns tostões!!!….
É uma medida a aplaudir, mas que poderia demorar menos tempo a ser implementada.
Por experiência própria, conheço esse sistema na Alemanha. Penso até que algumas dessas máquinas trocavam latas de refrigerante por dinheiro diretamente… Pessoas com menos posses e à procura de um dinheiro extra, vasculhavam os lixos da cidade em busca dessas latas que muitos preguiçosos colocavam em local de lixo comum…
Espero que essas máquinas comecem a trabalhar em todo o Portugal o mais rapidamente possível!
Ideia excelente. Só peca por tardia.