Reciclar Garrafas - Vales de Desconto

Reciclar garrafas de plástico pode vir a dar direito a vales de desconto para usar no supermercado! 🙂

Com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem em Portugal, o governo propôs a implementação de máquinas que em troca de garrafas de plástico, nos dão talões de desconto.

Esta medida amiga do ambiente deverá avançar até 2021. Ao depositar as suas garrafas de plástico, elas são automaticamente pesadas e em troca recebe um vale de desconto com um valor proporcional ao peso das garrafas que colocou.

Se bem que podemos aplaudir esta medida, estamos longe de ser pioneiros nesta prática. Em países como a Alemanha, a Holanda e o Brasil, essas máquinas que trocam garrafas plásticas por talões já existem à entrada dos supermercados há algum tempo!

Veja no vídeo seguinte como funciona esse sistema de reciclagem de garrafas PET na Alemanha:

Garrafas de plástico com tara recuperável

A partir de 2022 o governo pretende que as garrafas de plástico de águas minerais e refrigerantes tenham tara recuperável, tal como acontece atualmente com algumas garrafas de cerveja. Desse modo, ao devolvermos uma embalagem de plástico, será nos devolvido o valor que pagamos por ela.

A meta imposta por Bruxelas é chegar a 2025 com 90% das embalagens recicladas.

Para já estas medidas ainda estão apenas em cima da mesa, sendo que ainda será estudada a forma como serão implementadas. Ou seja, não está ainda nada definido, nem data, nem forma de recolha, nem o que será oferecido em troca.

O que acha destas medidas de incentivo à reciclagem? Deixe a sua opinião nos comentários.

6 COMENTÁRIOS

  1. Uma medida para aplaudir. A medida já existe em alguns paises e foi bem recebida. Na Alemanha, sei por experiencia própria, uma percentagem elevada do sistema está junto a super mercados e os vales são descontados na hora. Parece-me longo o tempo para implementar a medida em Portugal. Um ano chegaria, julgo eu, para por em prática o sistema. Espero para ver.

  2. Acho uma ideia muito boa, mas será isso possível em Portugal? Um país em que o governo só pensa em colocar mais impostos para pagarmos.

  3. Seria uma boa forma de incentivar as pessoas a reciclar…O que é que o Português não faz para ganhar uns tostões!!!….

  4. É uma medida a aplaudir, mas que poderia demorar menos tempo a ser implementada.
    Por experiência própria, conheço esse sistema na Alemanha. Penso até que algumas dessas máquinas trocavam latas de refrigerante por dinheiro diretamente… Pessoas com menos posses e à procura de um dinheiro extra, vasculhavam os lixos da cidade em busca dessas latas que muitos preguiçosos colocavam em local de lixo comum…
    Espero que essas máquinas comecem a trabalhar em todo o Portugal o mais rapidamente possível!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.