Sabia que o roubo online de dados aumenta no Natal? Saiba como se proteger!

Planeia efetuar compras de Natal online? Saiba como se prevenir contra compras fraudulentas e roubos de identidade e dados privados (phishing).
Segurança informática

A cada vez maior exposição das nossas vidas pessoais na internet e redes sociais tem levado ao aumento dos crimes de burlas informáticas, compras online fraudulentas e roubos de identidade e dados privados (phishing).

A tendência não é apenas exclusiva de Portugal, acontece a nível mundial.

Nesta altura do ano, com a proximidade ao Natal e o aumento exponencial do volume de compras online, em dispositivos móveis e computadores, o número de casos de roubo de dados online é também muito maior. É uma verdadeira ‘época alta’ para criminosos e hackers.

Hacker

Por isso, se planeia efetuar algumas das suas compras de Natal online, deixamos-lhe algumas recomendações que poderão ajudá-lo a prevenir-se contra este tipo de crimes.

  1. Dê ‘folga’ ao seu cartão de crédito e opte por utilizar o sistema MBnet nas suas compras online nesta altura do ano. Diminuirá o risco de que os seus dados sejam ‘apanhados’ por hackers e utilizados depois em operações fraudulentas.
  2. Aposte num bom software de Internet Security para os seus dispositivos e computadores, verifique se inclui proteção anti-phishing.
  3. Utilize sites seguros. Verifique se a URL do site onde está a pensar comprar online começa com ‘HTTPS://' (lembre-se, S = Seguro). E confirme se na barra do motor de busca está um pequeno cadeado fechado (pode clicar nele e verificar também os detalhes de segurança do site).
  4. Evite fazer compras online em dispositivos móveis. Os URL mais curtos adaptados para estes dispositivos podem camuflar o facto de estar a utilizar sites pouco seguros. Se tiver mesmo de o fazer, desligue a rede Wi-Fi e faça a compra tendo apenas ligados os dados móveis do seu dispositivo.
  5. Não utilize a mesma palavra-passe para tudo! Crie palavras-passe fortes e únicas. Misture letras, números e caracteres especiais (* % ! #) e tente que no total a sua palavra-passe tenha pelo menos 15 caracteres.
  6. Não clique em links aleatórios que aparecem em emails de publicidade, principalmente se estiver a consultar o email no seu telemóvel. Se ficar interessado em algum produto ou serviço, que nunca tenha ouvido falar antes, procure-o diretamente no Google, ou entre no website da empresa. Evite sempre entrar através desses links.
  7. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas para as suas compras online. São locais a que os hackers acedem com facilidade, roubando os seus dados sem que dê por isso.

Em caso de dúvida, ou se precisar de proteger o seu computador ou dispositivos aconselhe-se sempre com um profissional da área ou com um técnico de informática.

Nos dias de hoje, tudo o cuidado é pouco!

E o Natal é, sem dúvida, uma das épocas mais lucrativas para os ‘criminosos da net’.

Proteja-se!

Autor: Ana Prata


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.