Segurança informática

A cada vez maior exposição das nossas vidas pessoais na internet e redes sociais tem levado ao aumento dos crimes de burlas informáticas, compras online fraudulentas e roubos de identidade e dados privados (phishing).

A tendência não é apenas exclusiva de Portugal, acontece a nível mundial.

Nesta altura do ano, com a proximidade ao Natal e o aumento exponencial do volume de compras online, em dispositivos móveis e computadores, o número de casos de roubo de dados online é também muito maior. É uma verdadeira ‘época alta’ para criminosos e hackers.

Hacker

Por isso, se planeia efetuar algumas das suas compras de Natal online, deixamos-lhe algumas recomendações que poderão ajudá-lo a prevenir-se contra este tipo de crimes.

  1. Dê ‘folga’ ao seu cartão de crédito e opte por utilizar o sistema MBnet nas suas compras online nesta altura do ano. Diminuirá o risco de que os seus dados sejam ‘apanhados’ por hackers e utilizados depois em operações fraudulentas.
  2. Aposte num bom software de Internet Security para os seus dispositivos e computadores, verifique se inclui proteção anti-phishing.
  3. Utilize sites seguros. Verifique se a URL do site onde está a pensar comprar online começa com ‘HTTPS://’ (lembre-se, S = Seguro). E confirme se na barra do motor de busca está um pequeno cadeado fechado (pode clicar nele e verificar também os detalhes de segurança do site).
  4. Evite fazer compras online em dispositivos móveis. Os URL mais curtos adaptados para estes dispositivos podem camuflar o facto de estar a utilizar sites pouco seguros. Se tiver mesmo de o fazer, desligue a rede Wi-Fi e faça a compra tendo apenas ligados os dados móveis do seu dispositivo.
  5. Não utilize a mesma palavra-passe para tudo! Crie palavras-passe fortes e únicas. Misture letras, números e caracteres especiais (* % ! #) e tente que no total a sua palavra-passe tenha pelo menos 15 caracteres.
  6. Não clique em links aleatórios que aparecem em emails de publicidade, principalmente se estiver a consultar o email no seu telemóvel. Se ficar interessado em algum produto ou serviço, que nunca tenha ouvido falar antes, procure-o diretamente no Google, ou entre no website da empresa. Evite sempre entrar através desses links.
  7. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas para as suas compras online. São locais a que os hackers acedem com facilidade, roubando os seus dados sem que dê por isso.

Em caso de dúvida, ou se precisar de proteger o seu computador ou dispositivos aconselhe-se sempre com um profissional da área ou com um técnico de informática.

Nos dias de hoje, tudo o cuidado é pouco!

E o Natal é, sem dúvida, uma das épocas mais lucrativas para os ‘criminosos da net’.

Proteja-se!

Autor: Ana Prata

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here