3 dicas essenciais antes de simular o crédito habitação

O simulador de crédito habitação é uma ferramenta que lhe permite testar diferentes cenários para assim tomar uma decisão mais acertada.
Simular crédito habitação

O simulador de crédito habitação, é uma ferramenta fundamental para quem vai comprar casa, já que permite ter uma ideia muito concreta das condições do crédito habitação, como também testar diferentes cenários antes de avançar. Todavia, há alguns pontos que são importantes ter claros para que possa tomar as decisões mais acertadas. Perceba quais neste artigo.

Quanto vai dar de entrada?

Quando começar a utilizar um simulador de crédito habitação é importante que saiba quanto pode dar de entrada. Esta é uma questão que é fundamental porque vai ter um peso muito importante na aprovação do crédito habitação, mas também porque será determinante para as condições financeiras do empréstimo.

Segundo as normas estabelecidas pelo Banco de Portugal, o financiamento do crédito habitação não deve ser superior a 90% do valor de aquisição do imóvel. Já o valor de entrada inicial na compra, deverá ser o máximo que conseguir e há muito boas razões para o fazer.

Antes de mais, quanto maior for a entrada com capital na compra, melhores serão as condições financeiras que conseguirá obter, porque uma operação de financiamento em que o cliente está mais comprometido é considerada pelas instituições de crédito como de menor risco. Por outro lado, quanto maior for a entrada, menor será o valor de crédito solicitado, o que poderá ser uma boa forma de diminuir a sua Taxa de Esforço e garantir que o valor do empréstimo é aprovado.

Qual o prazo do empréstimo?

Quando se pergunta a quem vai comprar casa qual o prazo pretendido para o crédito habitação, a resposta habitual é “o maior possível”. Mas será de facto essa a melhor opção? É verdade que ao ter um prazo maior irá reduzir a prestação mensal do crédito habitação, mas irá também aumentar o valor que irá pagar no total pelo empréstimo, porque estará mais tempo sujeito a juros.

Portanto, no que diz respeito ao prazo, a lógica é a inversa da entrada: quanto menor, melhor. Dentro das suas possibilidades, é claro. Porque dessa forma assegurará que vai pagar o menos possível pelo dinheiro que precisa para comprar a sua casa.

Um bom conselho que lhe podemos dar é: tenha algumas opções de prazo em mente e teste-as num simulador de crédito habitação. Assim poderá ver o impacto que as diferentes opções de prazo podem ter no seu empréstimo.

Que tipo de taxa de juro?

Antes de responder a essa questão e avançar para um simulador de crédito habitação, é importante que defina o que é mais importante para si: segurança acima de tudo? Ou não se importa com alguma incerteza desde que, em alguns momentos, possa pagar menos de prestação? Se a segurança for o mais importante para si, então a Taxa Fixa será a opção que irá mais ao encontro das suas necessidades, porque garantirá que a sua prestação será a mesma da primeira à última prestação do empréstimo.

Se lidar bem com a incerteza, a Taxa Variável pode permitir-lhe ter uma prestação menor em alguns momentos, e mais alta noutros, dependendo das flutuações do mercado. Isto porque na Taxa Variável o seu empréstimo estará associado a um indexante que é a Euribor, que vai variando de acordo com o clima económico e a política do Banco Central Europeu, o que fará flutuar a prestação do empréstimo.

Se estiver indeciso, uma boa opção pode ser a Taxa Mista, que tem um período de Taxa Fixa e outro de Taxa Variável, permitindo assim no mesmo empréstimo tirar partido das vantagens de ambas as taxas.

Com estas questões definidas na sua mente, avance então para um simulador de crédito habitação. Teste cenários, compare indicadores (especialmente o MTIC e a TAEG, que permitem analisar a globalidade de custos com o empréstimo) e esclareça todas as suas dúvidas, para que no final possa optar pela melhor proposta.

Do que está à espera? Faça a sua simulação num simulador de crédito habitação.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.