T-Invest: Conheça os apoios concedidos pelos municípios

Isenção do IMI, apoio ao arrendamento, material escolar grátis, etc. Tem a certeza que conhece todos os benefícios oferecidos pelo seu município?

Porto

Quer conhecer todos os incentivos e apoios que o município onde reside lhe concede? Gostava de se mudar para um município que ofereça os benefícios mais adequados a si? Ou é empreendedor e gostaria de saber qual o melhor município para exercer o seu negócio?

Por norma, os municípios portugueses oferecem diversos tipos de benefícios aos seus munícipes, especialmente aos mais carenciados. Incentivos à natalidade, bolsas de mérito, redução do IMI, refeições e transporte escolar gratuito, descontos nas tarifas de água, tratamentos de saúde gratuitos, e muitos mais apoios são prestados pelas autarquias portuguesas.

No entanto, até agora, era muito difícil ter acesso a toda essa informação, levando a que nem todos os cidadãos ou empresas usufruíssem dos benefícios a que têm direito.

Foi com o objetivo de ajudar as famílias, assim como os empreendedores, a conhecerem todos os incentivos e apoios concedidos pelos municípios e a tomarem decisões com base nessa informação, que o governo lançou o portal T-Invest.

O que é o T-Invest

A T-Invest é uma plataforma que reúne todos os apoios disponibilizados pelas autarquias para empreendedores e famílias.

Decidir onde viver, trabalhar ou investir deve ser uma decisão informada e esta plataforma ajudará a tomar decisões acertadas.

Ana Abrunhosa – Ministra da Coesão Territorial

De facto, a plataforma assume-se como uma ferramenta que pode ajudar as famílias portuguesas a encontrarem o lugar ideal para viverem e trabalharem, da mesma forma que permitem às empresas e aos empreendedores conhecerem a realidade empresarial de cada região.

A informação é disponibilizada e atualizada pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e pelas Câmaras Municipais de todo o país.

O lançamento desse portal foi transmitido em direto a 23 de setembro de 2022 no canal de Youtube da República Portuguesa. Caso pretenda, poderá assistir aqui a essa sessão de apresentação da plataforma T-Invest:

Que informação é disponibilizada às famílias

A plataforma T-Invest está muito bem estruturada e o seu uso é bastante intuitivo. Com apenas alguns cliques podemos verificar quais os benefícios que um determinado município concede às famílias no que se refere a:

  • Incentivos fiscais, como reduções de IRS, IMI e IMT
  • Bolsas escolares
  • Equipamento escolar
  • Apoio à habitação
  • Arrendamento
  • Natalidade
  • Recuperação de habitação
  • Saúde
  • Entre outros incentivos e apoios…

Por exemplo, de uma forma muito rápida, sem necessidade de deslocação à Câmara Municipal ou a outras entidades, consegui verificar todos os apoios e incentivos disponíveis no município de Vila do Conde.

Alguns benefícios já conhecia, como é o caso da “Atribuição de prémios de mérito no valor de 500,00€/ano letivo, aos alunos indicados pelos agrupamentos de escolas do concelho”, mas muitos outros nem fazia ideia que existiam. É o caso do Projeto Sorrisos Bonitos (que oferece tratamentos médico-dentários gratuitos, a pessoas com precariedade económica) e o Projeto Shamir Solidária (que oferece óculos graduados a pessoas com precariedade económica).

Verifique agora mesmo que apoios o seu município coloca à sua disposição! 😉

Que informação é disponibilizada às empresas

A plataforma T-Invest estava inicialmente pensada apenas para as empresas. Segundo Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, o objetivo inicial passava por disponibilizar, “em qualquer ponto do território, em qualquer município do país, que áreas de localização empresarial existem, quais são os lotes livres e que áreas têm, qual é a infraestruturação existente, se há escolas de formação profissional naquela zona, a que distância ficam de nós rodoviários, aeroportos e portos”. Entretanto, foi decidido incluir informação útil para o cidadão comum.

Assim, no que se refere às empresas, este portal compila informação sobre os municípios que as apoiam através da cedência de espaços e outros benefícios, tais como:

  • Cedência, a preços bonificados, de imóveis nas zonas industriais
  • Cedência, a preços bonificados, de terrenos agrícolas
  • Cedência, a preços bonificados, de imóveis para comércio e turismo
  • Apoios financeiros diretos à instalação e manutenção de empresas
  • Bolsas para empreendedores
  • Apoios à empregabilidade
  • Apoios à modernização
  • Entre outros apoios…

Comparador de municípios

Uma das funcionalidades muito interessantes do portal T-Invest é o comparador de municípios. Esse comparador permite-nos selecionar vários municípios do nosso interesse e ter acesso imediato e de simples interpretação aos diferentes incentivos e apoios de cada município.

Imagine que está indeciso entre ir morar para a Maia, Matosinhos, Porto, Vila do Conde ou Póvoa de Varzim. Através desta ferramenta poderá comparar esses 5 benefícios no que respeita a apoios disponibilizados.

T-Invest - Comparação de Municípios
Resultado da comparação de municípios

Na página de resultados, pode ainda clicar em “Detalhes” para ter acesso a uma lista detalhada de todos os apoios e incentivos de cada município.


Já conhecia esta plataforma disponibilizada pelo governo?

Quem sabe, tal como se lê em nota de rodapé do T-Invest, este portal o possa ajudar a “começar uma nova vida”. 😉


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Um comentário

  1. Venho por este meio pedir APOIO A QUE TENHO DIREITO COMO EMPRESA DE FABRICO DE ARTESANATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *