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Muitos fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais, veem na internet uma excelente oportunidade de ganhar um dinheiro extra.

Todos, desde grandes corporações a pequenas e médias empresas, web-designers, publicitários, editores e até mesmo bloggers, estão constantemente a comprar e utilizar fotos online.

Fotografia é, sem dúvida, um hobby caro, mas felizmente não é necessário ter equipamento de qualidade profissional para o rentabilizar. Há até quem ganhe dinheiro vendendo fotos tiradas com a câmara do telemóvel!

Se gosta de fotografar e até tem publicado as suas fotos no Instagram ou no Facebook, então provavelmente tem o disco do computador “recheado” de fotos que podem ser do interesse de outras pessoas e uma fonte de rendimento para si.

Sabia que existem muitos sites que estão dispostos a pagar, e bem, pelas suas fotos? 🙂

Venda as suas fotos em bancos de imagens

Os bancos de imagens são plataformas online que compram e vendem fotos digitais para serem depois utilizadas em diversos locais, tais como sites, livros, produtos e até mesmo em anúncios.

A venda de fotos em bancos de imagens é uma das principais formas de rentabilizar as suas fotos. Não é seguramente a mais bem paga, mas é a que mais facilita o processo de venda. Nesses sites, você pode fazer upload de uma foto e vendê-la várias vezes por tempo indeterminado.

No entanto, como a oferta é enorme, nem sempre é fácil agradar! É natural que ao inicio muitas das suas fotos sejam rejeitadas, mas assim que se aperceber dos critérios de conteúdo e qualidade mais solicitados, as suas vendas começam a disparar.

Alguns exemplos de bancos de imagens onde pode começar desde já a vender as suas fotos:

Shutterstock: este site já pagou mais de 500 milhões de dólares aos seus colaboradores. Pagam até 30% do valor de venda das suas fotos.

Alamy: paga uma comissão de 50% por cada imagem vendida e não obriga a um contrato de exclusividade.

DreamsTime: paga-lhe até 60% de comissão pela venda de imagens exclusivas. Também é possível ganhar com imagens não exclusivas, mas nesse caso o lucro é menor.

Fotolia: este banco de imagens, que agora pertence à famosa marca Adobe, oferece entre 20% e 60% em royalities. As imagens que enviar para o Fotolia são automaticamente encaminhadas para o Adobe Stock e disponibilizadas através do Photoshop, InDesign e Illustrator. Desta forma, as suas fotos são expostas para um maior número de potenciais compradores!

Estes são apenas alguns exemplos. Existem imensas plataformas onde se pode registar para vender as suas fotos. Basta uma simples busca no Google para se deparar com dezenas ou até mesmo centenas de sites desse género.

Que tipo de fotos são mais procuradas

Qualquer fotografia pode ser inesperadamente bem sucedida, mas existem aquelas que são tidas como mais populares nos bancos de imagens e que se vão mantendo no top das mais vendidas. Exemplos:

  • Fotos de todo o tipo de pessoas, como crianças, adultos e pessoas de diversas culturas.
  • Fotos de pessoas a trabalhar são muito solicitadas pelas empresas. Por exemplo, pessoas a trabalhar no computador, a falar numa reunião ou a exercer uma profissão.
  • Fotos de ferramentas, como martelos, parafusos, alicates, etc.
  • Fotos de alimentos, tais como um prato com boa apresentação e com péssima apresentação também, frutas em bom estado ou mesmo frutas podres. Acho que deu para entender! 😉
  • Fotos urbanas, como fotos tiradas do topo de um edifício, transportes públicos, pessoas e trânsito nas ruas.
  • Fotos da natureza, paisagens naturais, animais, jardins, etc.
  • Fotos de viagens…

Uma forma de descobrir quais as fotos que estão mais na moda para esse mercado é pesquisando pelas imagens mais populares dos bancos de imagens.

Algumas notas importantes

Ganhar dinheiro desta forma pode-lhe trazer um retorno considerável, no entanto tenha presente os seguintes pontos:

  • Prepare-se para algumas frustrações. Nem sempre aquela foto que você considera “espetacular” é a mais solicitada. Uma foto de uma cadeira ou de uma mesa, de um fruto ou até de um inseto, pode muitas vezes ter mais sucesso do que a imponente foto que tirou ao Grand Canyon! O ideal é fazer upload a uma grande quantidade de fotos para aumentar a probabilidade de vender.
  • Nunca faça upload de fotos onde apareçam outras pessoas, sem que estas deem o seu consentimento por escrito. A lei é bem clara: O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no nº 2 do artº 71º, segundo a ordem nele indicada.
  • Recomenda-se que leia sempre os termos e condições de cada site e apenas avance com o registo se concordar a 100%. Procure, por exemplo, saber como será pago e o que acontece com suas fotos se você quiser cancelar sua conta mais tarde
  • De um modo geral, você nunca sabe o que os seus clientes pretendem fazer com as suas fotos. Por isso, se não quer que as suas selfies apareçam em anúncios de pomadas para hemorroidas ou num blog sobre algum tema que o incomode, não as coloque à venda! 😛
  • Utilize muitas palavras chave ao fazer upload das suas fotos. Isso ajuda as pessoas a encontrarem-nas mais facilmente, aumentando a probabilidade de as vender.
  • É possível ganhar dinheiro com fotos tiradas com um smartphone ou uma câmara fotográfica compacta, mas se tiver a possibilidade de usar uma câmara DSLR ou qualquer outro equipamento mais “profissional”, é provável que venha a ter mais sucesso.

Já conhecia esta forma de ganhar dinheiro com este hobby? Partilhe a sua opinião e experiências nos comentários. 😉

12 COMENTÁRIOS

  1. Será que isto funciona mesmo? Para quem faz upload das fotos, torna-se depois complicado controlar quem faz downloads delas… E com certeza que haverá alguém a ganhar uns trocos à nossa custa!

  2. Claro que sim Cristina, mas isso não acontece só nestes sites. Por exemplo, os sites nos quais respondemos a inqueritos e recebemos uns prémios de vez em quandeo. Eles são bem pagos para fornecer depois as estatísticas, ou seja, nós basicamente estamos a trabalhar para eles ao respondermos aos inquéritos.
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  3. Se isto funciona-se bem, eu que tiro em média mais de 500 fotos/mês, era um luxo.
    Mas não acredito muito nestes truques, quem é que vai pagar nesta altura por uma fotografia por muito boa que seja?!

  4. Tenho um amigo que vendia fotos a sites deste género e deixou-se de o fazer por não render. Qto ao Dreams Time ele não conhece mas parece que não está com muita vontade de repetir a experiência.

  5. Tens toda a razão Maria! Com tanto fotógrafo free lancer que há porque é que eles não se “atiram ” todos á venda das suas fotos a este tipo de sites? Como eu já referi num comentário anterior um amigo meu ficou farto ou pagavam-lhe tarde ou não lhe pagavam de todo

  6. Isto não é assim tão simples de fazer…

    Primeiro porque as fotos têm de ter uma qualidade perfeita e um tamanho e resolucão aceitável. Logo a maior parte das máquinas fotográficas compactas ficam um pouco de fora deste grupo.

    Depois, as fotografias passam por um processo de aprovacão e aqui vem a parte frustrante porque as fotografias que são desejadas por sites deste género não são as fotos do gatinho da vizinha nem um pôr-do-sol na Póvoa do Varzim. As fotos têm de expressar um sentimento, uma ideia, etc, etc… normalmente, basta ver a listagem das fotos mais vendidas para perceber isto.

    E com a existência do Photoshop, para conseguir uma foto que sobressaia no meio de milhentas, temos mesmo de saber o que estamos a fazer…

    Ora então, não contando com o tempo investido, se quisermos mesmo fazer algum dinheiro que se veja nestes sites temos de investir algum dinheiro em equipamento e software e claro, ter algum sentido de arte gráfica para perceber o que é que os criativos de agências de publicidade ou até agências noticiosas precisam.

    Logo, este tipo de negócio vale a pena para profissionais de fotografia que podem garantir mais uma fonte de rendimento com pouco investimento propositado para esta actividade.

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